Allfabetização

Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)

Escrevivendo e Photoandando

No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.

.

Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.

.

Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.

VN

quarta-feira, 16 de julho de 2014

fbazer upload das fotos - luanda e praia do bispo -




Victor Nogueira partilhou a sua foto.
foto jjcf - luanda e praia do bispo - houve uma altura em que ruinas de barcos de pesca apodreciam nas areias, ao bater das ondas, entre os anos 50 e 60, destroços que eram a delícia para a miudagem, como eu e o meu irmão.
Gosto
Gosto ·  · 
  • Rui Silva gosta disto.
  • Victor Nogueira foto jjcf - luanda e praia do bispo -
  • Victor Nogueira foto jjcf - luanda e praia do bispo -
  • Victor Nogueira foto jjcf - luanda e praia do bispo - ao fundo a fortaleza de s.miguel
  • Victor Nogueira foto joão seabra - luanda e praia do bispo - eu e o Fernando, empregado doméstico
  • Victor Nogueira foto de família - luanda e praia do bispo ~a malta na praia, na ilha dos pescadores, em frente - a Leonor, o Eduardo, eu, o Zé Luís, a Inês e o Pedro
  • Victor Nogueira luanda e praia do bispo - a travessia de canoa ou de piroga - eu,o Pedro e os pescadores
  • Victor Nogueira luanda e praia do bispo - preparando a travessia
  • Victor Nogueira luanda e praia do bispo - a travessia de piroga
  • Victor Nogueira luanda - praia do bispo - este foi o último barco construído no quintal pelo meu pai, a partir de plantas da revista "Popular Mechanics" Eu tinha a carta de marinheiro amador, que me autorizava a governar embarcações com deslocamento até 3 toneladas na área da capitania do porto de luanda. Gostava imenso de de sentir a água e o vento a baterem-me no rosto, com o barco conduzido por mim. Este creio que se chamava "Rascasso", um peixe saboroso, existente no Oceanário de Lisboa, de que retirei a seguinte informação:


    " rascasso-vermelho é um peixe solitário e de hábitos nocturnos, que passa o dia praticamente imóvel, disfarçado entre rochas e algas. À noite alimenta-se de outros peixes, crustáceos e moluscos, que não o detectam devido à sua camuflagem elaborada. Quando perturbado, ergue a barbatana dorsal, de modo a exibir os seus fortes e ameaçadores espinhos venenosos. Estes provocam ferimentos bastante dolorosos, mas que se aliviam ao imergir a zona afectada em água quente. Desta maneira, o veneno é alterado e deixa de fazer efeito."

  • Victor Nogueira Luanda - 1964 - Foto MENS
  • Victor Nogueira luanda . a casa na praia do bispo - à esquerda, fora da foto, moravam as famílias Bragança e sucessivamente os Coimbra (Estrela e João). e os Fardilha (Lisa, Mªa José e irmãos) à direita, sucessivamente as famílas Balsa (Eduardo) e Sidónio (Rosarito, Zé Luís e mais irmãos) e encoberta à esquerda os Paninho Birrento (Renata e Quim) e à direita os Andrade Ferreira (Pedro, Leonor e Inês). Entre parêntises o nome da miudagem, malta circum-vizinha.
  • Victor Nogueira luanda - praia do bispo - a ilha e a aldeia dos pescadores vistas de nossa casa

Sem comentários: