Allfabetização

Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)

Escrevivendo e Photoandando

No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.

.

Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.

.

Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.

VN

domingo, 29 de junho de 2014

de quantas pétalas é tecido o sol



* Victor Nogueira

de quantas pétalas é tecido o o sol
e de quantas escamas o mar?
quais as malhas que entretelam o lençol
e de que notas se  veste o luar?

é difícil a rima,
verso branco que arrima
e anima
oco louco
muito ou pouco ?

e a seara cerealífera
na esfera da espera

na concha do sentido
caracol
pelíicula a película (des)folheada
quantos sentidos se encerram ou libertam ?

de quantos caracteres, signos e palavras
se retiram duma só?
sol rissol solidão metanol briol
solário vário
refrigério
quente ou frio
etc & tal

ou assim e assim
afinal
sem pós de perlimpimpim ?

Paço de Arcos 2014.06.29

Foto Victor Nogueira - Lisboa Expo 98 (1998)

sábado, 28 de junho de 2014

entre eros e afrodite 23 - cartas a Penélope 09

28 de Junho de 2014 às 2:06


Foto Victor Nogueira

* Victor Nogueira

Tanto mar e tanta sede !

Alguém escreveu e leio: “Hoje pensei em ti e subi ao sol e às nuvens, enchendo o ar de estrelas e poalha dourada. Hoje fui ao teu encontro e nada tinha para te dar.”

O arado a custo solta os torrões, cava sulcos, abre regos para que as águas embebam o terreno ... A custo se faz a sementeira e a custo nasce o tecido das palavras, inábeis, rugosas, paupérrimas de arte e engenho! Morrerei sem ver a cor dos teus olhos? Com malha larga, embora, ainda lanço a rede, mas tu usas uma malha impenetrável. "Faltam-me as palavras, a alma marejada de lágrimas para lá das quais mal entrevejo a luz do sol ! E uma profunda comoção entra em mim, fica em mim presa. Cai neve na natureza e, neste verão, cai neve no meu coração! " Quem me ouve, quem me lê, quem verdadeiramente me entende? Ah! amor com humor se paga e … se pega !?

Pego na estrada da vida, galáxia com seus cruzamentos, atalhos, becos, estradas largas ou sinuosas, soalheiras ou sombreadas constelações. Desdobro sobre a mesa como se acordeão fosse o mapa da vida cartografada e são esplanadas ou esquinas no vivenciar, pedaços esfarelados, esfiapados, de mil sonoridades, de infindas cores, de múltiplos sabores, odores e amores. São pedaços ou restos ou rastos de pessoas, clareiras ou clarões, clarins que do passado se projectam no futuro, uma voz, um olhar, uma fala, um gesto, muitas vozes, muitos olhares, muitas falas, muitos gestos ...  Com o (es)correr das horas e na voragem dos tempos as crianças transformadas pela velhice, os idosos dormindo o sono eterno, vagas memórias silenciados verbos, gestos nem sempre desassombrados, esparsos sentimentos, brumosos sentires, numa girândola em caleidoscópico e multifacetado jogo de espelhos irisados. Mil riachos para ti confluindo, a síntese !

Quanta esperanças tecidas na dobadoira do temporal, quantos sonhos e (des)ilusões, quantas vivências (des)feitas, quantos destinos e vidas, estas e não aqueles, por ter seguido ou escolhido este e não aquele caminho? Que malhas e teias foram entretecidas? Que rumores e águas nos despertaram ou separaram? Tantas sinfonias, as que brilharam no horizonte e no quotidiano, na plenitude do sermos e do estarmos, (in)finitos !

Todas as pessoas que conheci e amei, todas as pedras e calçadas que pisei e calcorreei ou sítios por onde deambulei, sem ti, são um peso e uma âncora em cadeia, um remoinho em poço infundo. São flashes em photos debotadas, caixas de pandora!

O alvoroço na estação ferroviária, a subida a pulso pelas muralhas do velho castelo, para contemplar o sol na campina alentejana ou na serra do Gerês, o encanto no rossio da aldeia, o deslumbramento à beira-mar, as deambulações ao longo da estrada ou das ruas na cidade aberta, o cheiro a maresia, a tua casa acolhedora e a tua generosidade, a tua mão na minha, no cinema, no café, no restaurante, a brisa ao amanhecer, o sim no muro do jardim, o 1º beijo – há sempre muitos 1ºs beijos na vida de cada um de nós, a frescura da cisterna e o portulano do desejo, sempre novidade eternamente renovada ...

~~~~~~~~~~~~


Foto Victor Nogueira (Beringel)


1. - 

                  


2. -

Neste jogo de palavras

Neste jogo de palavras
e de gestos comedidos
Aqui
neste canto da cidade
preso à roda do leme
em sonhos
que sonho em ti
busco o passado que não fui
no futuro que não serei
.
suspenso do teu andar
.

Arde-me o sangue nas veias
neste fogo vento suão
murmúrio do teu sorriso
verde brisa na planura
fresca do teu olhar

 Setúbal 1985.07.23  


João Baptista Cansado da Guerra



Foto Victor Nogueira (Linda-a-Pastora)

vem de entre eros e afrodite 22 - cartas a Penélope 08


Foto Victor Nogueira (Palmela)


Foto Victor Nogueira (Setúbal)




Foto Victor Nogueira (Oeiras)


Foto Victor Nogueira (Mindelo)



Foto Victor Nogueira (Setúbal)

sexta-feira, 27 de junho de 2014

entre eros e afrodite 22 - cartas a Penélope 08


27 de Junho de 2014 às 12:43

* Victor Nogueira

Pantanosos, sem história ou grandes emoções, estes dias de verão sucedem-se, com o sol, a lua, as nuvens, as estrelas, límpidos ou sombrios na nebulosa sem cometas no horizonte. Olhando à minha direita, pelo canto do olho e para lá da janela, seja de noite ou de dia, vejo passar o “elefante branco” que é a minúscula carruagem que em cadência regular liga o centro da vila e a estação ferroviária da Linha do Estoril ao Oeiras Parque, um aborto paisagístico que ensombra torres e vivendas. De um andar de cima e desde há dias, de tarde pela noite dentro, chega o som ora grave ora suavemente cristalino mas balbuciante dum piano, teclado por quem parece ser aprendiz de pianista, ainda sem grandes voos e variações, meros exercícios, aprendizando o encadear das notas e tonalidades, para exibições a solo, para a família ou para orquestras de tímbales e trombones.

Prosseguem as grandes manobras e as sagas de entretenimento. Com salerosos e estonteantes passes de coelho por lebre à costa e contra o patinho feio surge na arena (mais) um candidato a salvador da Pátria e sobretudo das ma$$a$, em pífios duelos em que vale tudo, com especial realce para as nuvens de poeira e fumaça, enquanto os banqueiros do Espírito Santo se degladiam e colapsou a marcha triunfal e mundial do pé  na bola na Praça da Alegria. O pagode deslumbrado com estas telenovelas de faca e alguidar e de sócretinas narrativas das aventuras e desventuras do príncipe Rolnado Bento de La Coste e da Princesa de Ricciardi Salgad’eau in Securitas y in Vino Veritas, entretido com festas e touradas de arromba, papas e bolos, descuida a bolsa enquanto lhe esvaziam os bolsos e embolsam os suspeitos nos sítios do costume,

Se a Santíssima Trindade protege a Confraria e as Irmandades, para que tudo fique na mesma, algum peixe miúdo fica enleado na rede, em cavacos e com fanicos, com limas rombas no jardim das oliveiras e dos loureiros com flores de laranjeira e licores de amêndoa amarga  ou de ginjas com elas e pastéis de nata em Belém. Em liberdade condicional, sem pulseira electrónica e com liberdade de movimentos pelo Continente, seja ou não pelo Oeiras Park, I-Soltinho com murais é de soltura, elegante, bronzeado, ar saudável por todos os poros, com barba branca de neve, bem aparada, arrastando o seu espólio prisional em negro saco daqueles em que se transportam resíduos sólidos a caminho dos ecopontos e da reciclagem.

Hereticamente e lá em baixo na vila comento o porquê daquela encenação, porque não usou ele um saco ou mala, ele um homem que prezava a sua imagem “populista” acenando a meio mundo pelas ruas, cafés, festividades e feiras dos povoados. Como afavelmente me acenava, apesar de nos conhecermos em parte alguma. E logo a senhora idosa dona da pequena loja de comércio me replica que lhe tiraram tudo quando entrou na prisão. Treplico que não entrou com saco preto do lixo ou dos resíduos sólidos, mas com sacos ou mala, que lhe seriam devolvidos à saída. Que não, que tiraram tudo quando entrou na prisão, que não deixavam que nada entrasse, até a comida cortavam aos pedacinhos. Eis pois o “Homem”, mais outro Ecce Homo, mais outro em narrativas de "injustiçados" que deu à costa ribeirinha, que, com ou sem véstias, é benevolentemente elogiado, Pois  'Vox populi, vox Dei", isto é, "a voz do Povo é a voz de Deus", dizem, sobretudo se for em primárias directas, números circenses de farsolas, equilibristas de alto gabarito, e não nas tortuosas veredas da democracia, da res publica. Malandros são os outros, os comunistas, os funcionários públicos, os médicos, os professores, as cabeleireiras, os biscateiros de vão-de-escada,os doentes, os desempregados, os pequenos merceeiros, os juízes, sejam ou não os do Tribunal Constitucional.

Ecce Homo, "eis o Homem", de quem as esclarecidas massas dizem “Roubou mas fez obra”, “deu-me uma casinha”, “deu-me um cartão de idoso/a, com descontos na farmácia”, ”fez o SADU”.  “Especulação imobiliária?” Que é isso? perguntar-me-iam se prosseguisse a conversa contra a narrativa dominante: “Roubou, mas fez obra”.  Na Tríade do Espírito Santo, Pais & Filhos, há também padrinhos, enteados e ... desvalidos.

Sei que pareço um ladrão...
Mas há muitos que eu conheço
Que não parecendo o que são,
São aquilo que eu pareço. (António Aleixo)

~~~~~~~~~~

BREVE CRÓNICA DAS VENTURAS, DESVENTURAS E AVENTURAS QUE ENVOLVEM JOÃO DO MAU TROVEJAR E A SENHORA RAINHA D.URRACA DA PERDIÇÃO OU DE COMO AS APARUDÊNCIAS PODEM (DES)ILUDIR COMO SE VERÁ SE PACIÊNCIA E JEITO HOUVER.


E a primeira aparudência, disse o contador de histórias, é mesmo esta, pois trata-se dum relato que envolve outras personagens que são o João Bimbelo também conhecido por João Baptista Cansado da Guerra e a Sedutoramente Inominável Princesa do Meio Caminho (Des)Andado Com Sabor a Cravo e Canela, da Pele Doce e Mais Repousante Que Mil Calmantes, Mais Bela e Sedutora Que Mil Sóis Para Lá das Luas. E o contador de histórias fez uma vénia ao público que enchia a praça, o barrete varrendo o chão antes de se atirar ao ar para dar cinco rápidas piruetas, até que ficou nova mente em pé prosseguindo sentado no fosso da orquestra:

A peça que hoje ides ver conta-vos sobre dois complicadinhos, que andam por aqui às voltas, às voltas, deixando correr o tempo como a água por uma vasilha furada. E dizendo isto o nar­rador de histórias sumiu-se, dando lugar a uma cena toda imaginada.

Ao centro, uma mesa com toalha rendada e baixela de prata, iluminada por um candelabro de mil-velas; em surdina uma envolvente e suave música. O ar estava parado, suspenso, e nem uma agulha bulia na quieta melancolia dos pinheiros do caminho, ao longo dos quais (ou do qual?) se avistam dois personagens, um de passada larga e blusão atirado pelosombros, a boca cerrada como lâmina, e outro de passinho lento, com vestes de outro tempo, oscilando entre a seriedade e o riso. De súbito, oh! céus, o ar ficou ainda mais parado quando o olhar de ambos se cruzou, tão parado que ambos levaram a mão ao respectivo pescoço exclamando em uníssono: Oh! minha (oh! meu) que é isto que me trespassa o coração, me cria esta afobação, me provoca esta sufocação, me enche de transpiração, me tira a quietação?!!!

Inquietos e deslumbrados, os nossos personagens entraram numa dança do ora avanço eu, ora recuas tu, ora rio, ora choras, ora apareces tu, ora desapareço eu, enchendo o ar de poeira e levantamento que obscureceram a cena, não obstante a claridade do dia e a beleza da praça.

Vai daí o narrador voltou ao proscénio com um enorme espanejador para pôr tudo nos assentos e os is nas pontas, permi­tindo o regresso da calmaria, que veio encontrar os nossos personagens sentados no chão, lado a lado ou frente a frente, as pernas cruzadas como os índios quando se sentam em círculo aspirando a fumaça do cachimbo da paz.

Mas não havia paz pois havia demasiada gente à volta, cada um com sua faladura ou com sua ouvidura pelo que os nossos personagens voltaram à cena inicial, em busca da hora bela e serena, à volta da mesa com toalha de linho rendada e baixela de prata. E João Bimbelo acercou-se de Joana Ratinho, inebriado pelo seu perfume. João trazia em suas mãos um alaúde e Joana dedilhava a cítara que havia pertencido a Circe e Vénus, ambos entoando uma cantiga de amigo serena e calma, intitulada PORQUÊ TANTO SILÊNCIO E PALA­VRAS?,  cujo mote era o seguinte:

Se o ar é tão belo e calmo
E o mar tão verde e sereno
Porquê esconder que te amo
Seduzido girassol moreno?

Era uma canção bela, como belo é o canto da sereia que chama os marinheiros que ousam desbravar os caminhos do mar; era uma canção suave e delicada como delicado é o vento que acaricia o rosto dos viandantes. Era uma canção bela, porque a pergunta, era um casulo, uma crisálida que encerrava em si mil águias como borboletas esvoaçando em torno do arco-íris num campo descoberto. De súbito João e Joana suspenderam o seu canto e fitaram-se como quem descobre a fragilidade do nascer do sol, porque haviam desco­berto, nas voltas por vezes ensombrantes, que eram simultaneamente amador e coisa amada.

Deste modo foi desvendado o mistério da princesa, andado que fora o meio caminho que possibilitou que João e Joana saltassem a frágil barreira que os separava na imensidão dos dias, enquanto a música se desenvolvia num crescendo arrebatador que polvilhava o ar de estrelas e o céu de aves onde finalmente a brisa e os regatos corriam livremente.

Para lá do silêncio inominável de Joana, o narrador che­gou ao proscénio porque talvez não fosse ainda o tempo dos nossos personagens juntarem sua porta e panela, embora fosse esse o desejo de João. E chegando à boca da cena, narrou João que era chegado o tempo de ambos, ele e ela, se beijarem livremente, porque já era chegado o tempo de juntar a corte de cada um e de, gomo a gomo, desfolharem o cetim aveludado que os envolvia, de procurarem a sombra fulva, ardente e fresca do sol, de buscarem o sabor agridoce e almiscarado da cisterna, de traçarem em seus corpos o mapa do dese­jo, de encherem o ar com o perfume inebriante do mosto.

E assim modo se apartaram as sombras que ensombravam o caminho e a claridade encheu o mundo na ventura da aventura por eles talhada, porque João e Joana se haviam finalmente encontrado para lá da fragilidade dos seus receios e das suas mágoas, tornando-se cavaleiro e dama um do outro.

Deste modo havia João enviado suas mensagens à Sedutoramente Inominável Princesa e na volta soubera que também ela estava enamorada dele, que era tempo de finalmente descansarem um no outro, pondo termo a uma guerra que durava desde o seu achamento numa cur­va da estrada, quatro luas atrás.

Por isso o viageiro pegou nas suas histórias e fechou o desencanto porque finalmente João e Joana se haviam encontrado e em si o porto e a maré que cada um deles buscara no outro, enterrando definitivamente o senhorito do Mau Trovagir e a senhora Rainha D. Urraca, personagens embirrantes sem razão de ser.


1989.09.30
SETUBAL

e para animar o baile:


vem de entre eros e afrodite 21 - cartas a Penélope 07

continua em entre eros e afrodite 23 - cartas a Penélope 09


Quentin Metsys--Ecce Homo.1515

Quentin Metsys--Ecce Homo.1515

Quentin Metsys--Matched Lovers.1520-25

Quentin Metsys--Matched Lovers.1520-25

Quentin Metsys--A Grotesque old woman (The Ugly Duchess).1513

Quentin Metsys--A Grotesque old woman (The Ugly Duchess).1513
quentin-metsys-the-money-lender-and-his-wife-1514
quentin-metsys-the-money-lender-and-his-wife-1514

Paula Rego - O AnjoPaula Rego - O Anjo

Botero - O Baile

Botero - O Baile
Gosto
Gosto ·  ·