Allfabetização

Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)

Escrevivendo e Photoandando

No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.

.

Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.

.

Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.

VN

sexta-feira, 19 de agosto de 2016

9 de agosto - dia mundial da fotografia



google - 19 de agosto - dia mundial da fotografia, que teria sido "descoberta" há 177 anos. Hoje ir "tirar o retrato" - na altura acto solene reservado à aristocracia ou à burguesia - já não tem a solenidade de outrora, da foto para a posteridade, mais ou menos hirta e com as melhores fatiotas, de "ver-a-Deus". E já não se tem de estar parado, sem nos mexermos, à espera do "passarinho", com ar grave e sério ou sorridente. 

As máquinas hoje são de bolso, digitais, embora a maioria de quem fotografa desconheça os princípios básicos para obter boas ou apenas razoáveis fotos.Hoje também sem morosos ou dispendiosos processos de revelação e cópia.

A celebração do Dia Mundial da Fotografia tem origem na apresentação oficial do daguerreótipo, a 19 de agosto de 1839, dois anos depois de inventado pelo francês Louis Daguerre.


Divirtam-se e fotografem e se quiserem vejam "Vida e Morte duma Cosina 1000 S (reflex)" em  http://kantophotomatico.blogspot.pt/…/vida-e-morte-duma-cos…





Silvia Mendonça Bela explanação. Antigamente acreditavam que a fotografia "roubava" a alma da pessoa. Hoje, a fotografia banalizou -se com os milhões de selfies via celular. Uma boa foto, trabalhada, com uma câmera profissional, só para quem vive de fotografia. Que faz parte da Sétima Arte, e sempre fará. Bom dia! Beijos de mim!  ... 

Maria Miranda Victor Amigo isto tudo fez-me recordar as máquinas antigas em que o fotógrafo dizia olha o " o passarinho " como tu dizes em cima e as objectivas grandes que se tinha mandar revelar , e as fotos a preto e branco. Eu ainda andei andei a aprender fotografia preto e branco antes de trabalhar em 1988 só que não acabei. Agora é selfs no telemóvel é tudo mais moderno, mas eu não deixo de gostar das fotos antigas. Obrigada Amigo tu estás sempre em cima do acontecimento fizeste-me ir atrás uns anos (fiquei mais nova por minutos) beijinhos Felicidades

Milu Vizinho Boa noite. Obrigada camarada Victor por teres partilhado estas magnificas lembranças, o fotografo dizia, olhe para o lado, olhe o passarinho, etc, etc etc, tenho várias fotos tiradas a preto e branco, fizeste-me recordar uns bons anos atrás...Bj

Sem comentários: