Allfabetização

Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)

Escrevivendo e Photoandando

No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.

.

Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.

.

Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.

VN

quarta-feira, 3 de agosto de 2016

A IMAGINAÇÃO AO PODER ?


* Victor Nogueira


MAIO DE 1968 OU A IMAGINAÇÃO AO PODER ? - Será um orifício circular numa negra superfície ? Será o negativo fotográfico dum eclipse total do sol ? Será noite de lua cheia ? Que mais poderá ser ? Quem se candidata com uma resposta ? 



23 comentários
Comentários
Maria Miranda Uma bela pintura kkkkkk no Universo Amigo Victor ou num quadro inventado por si não sei. Eu Atrevi-me. Vamos lá ! Quero a resposta certa. Bom resto de fim de dia beijos 
Victor Barroso Nogueira espeto repostas doutras pessoas para depois dizer o que representa esta foto  Bjos
GostoResponder23/8 às 19:23
Victor Barroso Nogueira
Escreve uma resposta...
Viriato Soares Bem amigo Victor estou indeciso, pode bem ser uma pintura ou uma foto, será?
Victor Barroso Nogueira
Escreve uma resposta...
Milu Vizinho Penso que é noite de lua cheia 
Victor Barroso Nogueira sim, é a representação da lua na fase de cheia.
Victor Barroso Nogueira
Escreve uma resposta...
Carlos Rodrigues É o puxador de uma porta oculta...
Victor Barroso Nogueira sim, poderia representar mas não é LOL
Victor Barroso Nogueira
Escreve uma resposta...
Graca Maria Antunes Na solidão de nós, a Lua do nosso encanto...
Victor Barroso Nogueira
Escreve uma resposta...
João Carreira Não faço a mínima ! ...
Victor Barroso Nogueira
Escreve uma resposta...
Arminda Griff Negativo de foto,antigo.Por acaso restou essa bolinha amarela! 
Victor Barroso Nogueira
Escreve uma resposta...
Victor Barroso Nogueira
Escreve uma resposta...
Manuela Vieira da Silva Na realidade, mais parece película de um negativo, cuja imagem central será o sol, talvez utilizando um filtro na máquina fotográfica? kkk ou então é velhice do negativo. Poeticamente, vejo um portal de calor no negro silêncio do desespero.
Manuela Vieira da Silva Vou acender a luz antes que se apague. kkk
Manuela Vieira da Silva A esperança nunca morre 
Manuela Vieira da Silva Buraco de espião 
Manuela Vieira da Silva Ai! se eu pudesse entrar num canudo, ia para onde quisesse num fuso!
Manuela Vieira da Silva Se eu coubesse naquele buraco, dava um salto para o espaço.
Manuela Vieira da Silva E eu aqui e o universo do outro lado... mesmo ali.
Victor Barroso Nogueira que poética e metafórica 
Manuela Vieira da Silva  
GostoResponder7 h
Victor Barroso Nogueira
Escreve uma resposta...
Deolinda Figueiredo Mesquita Fotografia do Eclipse total do Sol ..... 
Victor Barroso Nogueiraaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaahhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh catrapum
Victor Barroso Nogueira
Escreve uma resposta...
Elisa Fardilha Foto tirada do buraco da fechadura...
Victor Barroso Nogueira
Escreve uma resposta...
Paula Brito A luz ao fundo do túnel  . Linda, a foto. Grata 
Victor Barroso Nogueira Não tinha pensado nessa hipótese igualmente credível 
Victor Barroso Nogueira
Escreve uma resposta...
Manuela Vieira da Silva Ah!! Afinal não é! Mas poderia ser. Ou seja, é o o que cada um quiser que seja. Bom domingo! Bjo. 
Não gostoResponder17 h
Victor Barroso Nogueira
Escreve uma resposta...
Carlos Rodrigues E sobretudo " ça n'est pas une pipe " , como diria uma surrealista conhecida...
Maria Miranda Obrigada 😀
Não gostoResponder121 h
Judite Faquinha Obrigada amigo e camarada...a noite está um pouco confusa...agora a lua está bem definida...gostei beoijokas amigo Victor!!!
Não gostoResponder11 h

Sem comentários: