Allfabetização

Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)

Escrevivendo e Photoandando

No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.

.

Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.

.

Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.

VN

quarta-feira, 12 de outubro de 2016

Personagens contrastantes na BD

* Victor Nogueira

Muitos se lembrarão dos filmes do Bucha e Estica, (Laurel & Hardy ou o Gordo & o Magro), do Palhaço Rico & Palhaço Pobre, de D. Quixote e Sancho Pança, de Sherlock Holmes e Dr. Watson. Na BD também muitas vezes há duplas de personagens que em contraponto contrastam quer pelo aspecto físico, quer pelo temperamento e personalidade, quer pela filosofia ou modo de estar na vida, sendo por vezes um factor de comicidade.



Mortimer e Capitão Blake, de E. P. Jacobs

Philip Mortimer, impulsivo, aventureiro, emotivo e corajoso cientista é um especialista em física nuclear e tecnologia aero-espacial. O capitão Edward Blake, oficial dos serviços secretos, é o seu contraponto: britanicamente fleumático, poliglota, perspicaz, perseverante, ponderado, 


 Bernard Prince e Barny Jordan, de Greg e Hermann

Bernard Prince é um aventureiro intrépido e corajoso, dono de si próprio, realista e pronto a ajudar os oprimidos, correndo o Mundo. É auxiliado nas manobras do seu iate Comoran por um rude, desajeitado, destemido, irascível marinheiro, Barney Jordan, alcoolizado e desordeiro, mas prestável e com bom coração. A Natureza ocupa na série um importante lugar.


Cisco Kid e Pancho, de José Luis Salinas

Cisco Kid  é, nos finais do séc. XIX, um mexicano adversário do mal, usando um enorme «sombrero», elegante e simpático, por quem as mulheres se apaixonam. É seu companheiro de aventuras outro mexicano, um roliço Pancho,  pouco destemido, contraponto à seriedade e sentido cívico de Cisco.


Asterix e Obelix, de Goscinny (argumento) e Uderzzo (desenho)

Ambos impulsivos, fazem parte da irredutível aldeia de gauleses que resiste às legiões de Júlio César e é o terror destas. Asterixé minorca de estatura, mas ladino, corajoso e sempre pronto para desancar nos romanos, tal como Obelixo entregador de menires. Este é um latagão, com uma energia e força sobre-humanas e permanentes, resultado de ter em pequeno caído no caldeirão da poção mágica do druída Panoramix. Tímido, sobretudo com Falbata por quem está apaixonado, rezingão e susceptível, com reacções não poucas vezes infantis, a inteligência de Obelix é inversamente proporcional à sua enorme corpulência.


Red Dust e  Ten Gallons, na série Comanche, de Greg (texto) e Hermann (desenho)

Red Dust, cow-boy solitário, com um passado turbulento como temível pistoleiro, torna-se o capataz do rancho 666.  Ten Gallons, é um bebedolas e como que um pai para com a patroa, Comanche


Tintim o Capitão Haddock, e Tournesol, de Hergé

Tintim é um jovem repórter, "globetrotter", aventureiro e curioso, constantemente envolvido em casos de investigação criminal ou em conspirações políticas, com uma personalidade nobre, audaciosa e perspicaz. Haddock é um antigo capitão da marinha mercante francesa, trapalhão, de bondoso e generoso coração, duma coragem por vezes irreflectida, mal-humorado e quezilento, dono duma apreciável e quantidade de impropérios. Grande apreciador de álcool, principalmente de uísque,  é o presidente da L.M.A, a Liga dos Marinheiros Anti-Alcoólicos.  Tournesol é um cientista, inventor, surdo que nem uma porta, obstinado, susceptível, desajeitado e muito distraído, sempre metido em embrulhadas de que se não apercebe, de que geralmente escapa incólume. 


Blueberry e Jimmy McClure, de Jean-Michel Charlier (argumento) e Jean Giraud (desenho)

Blueberry (Michael Steven Donovan) foi um insubordinado tenente da Cavalaria dos EUA no início da Guerra Civil Americana, que depois abandona, passando a Marshall ou jogador de cartas pelos saloons. do Oeste. Não é o género de cowboy elegante, bem vestido e bonitão,  que chega à cidade, salva o rancho, torna-se sheriif e casa com a professorinha da escola. Jimmy McClure, seu parceiro em 17 dos álbuns da série, é um garimpeiro idoso e, sobretudo, um grande beberrão. Ambos se tornam grandes amigos. Jimmy várias vezes salva a vida a Blueberry mas noutras ocasiões coloca-o em perigo, devido ao vício da bebida.


Lucky Luke e Jolly Jumper, de Morris

Lucky Luke é um solitário cowboy, cumpridor da Lei, fleumático, sempre muito longe de casa, galanteador e sedutor, não violento, prestável para com os mais fracos, destemido, com nervos de aço, desinteressado pelo prémio das recompensas dos criminosos que entrega à Justiça.  Jolly Jumper é o seu cavalo, filósofo, veloz,relativamente fleumático, por vezes crítico das acções de Luke, Sobredotado, Jolly Jumper é equilibrista no arame, imbatível parceiro nos jogos de cartas e ao xadrez, sempre pronto a salvar Luke no último instante, ocupando-se por vezes das lides domésticas: lava e estende a roupa, limpa e arruma a casa, cozinha .... Muito susceptível, por vezes reage mal às observações de Luke. 


sargento Chesterfield, cabo Blutch e cavalo Arabesco em Os Túnicas Azuis, de Willy Lambil (desenho) e Raoul Cauvin (texto)

Ambos foram  recrutados para servir no  22º de Cavalaria dos exércitos da União, durante a Guerra Civil Americana. O Sargento Cornelius Chesterfield, fisicamente bem constituído, é um militar simplório, mas orgulhoso de sua farda e ambicionando por cicatrizes e condecorações ganhas nos campos de batalha, Por seu turno o Cabo Blutch, baixo, franzino, meio-careca, sarcástico e anti-militarista, não se conforma com a sua incorporação forçada, procurando sempre desertar mesmo no campo de batalha. A sua divisa poderia ser "Mais vale um cobarde vivo que um herói morto." Contudo é capaz de atravessar as linhas de fogo para salvar o seu  cavalo Arabesco ou o próprio Sargento. Arabesco é um animal inteligente, compreende a fala humana. com horror aos campos de batalha e, tal como Blutch, aprendeu a "desmaiar" no fragor dos combates, para salvar a pele,para grande escândalo e desespero de Chesterfield..


Jerry Spring e Pancho, de Jijé (Joseph Gillain) 

Jerry Spring é um jovem cowboy esbelto, corajoso, hábil no gatilho, defensor dos oprimidos, moralmente irrepreensível, que ao longo da vida é também e sucessivamente sherife-adjunto, enviado especial dum grande jornal nova-iorquino e marshal federal  (US Deputy Marshal).  Torna-se amigo inseparável dum mexicano mestiço e gorducho, Pancho, (El Panchito ou El Gordito), que adora as sestas, a tequila e as señoritas. Corajoso, é um irredutível combatente e optimo pisteiro. 


Lucas Torelli "Torpedo" e Rascal, de Enrique Sánchez Abulí (texto) e Jordi Bernet (desenhos) 

Na Nova Iorque da Grande Depressão e dos anos '30, Torpedo, de origem italiana, é um assassino profissional mafioso, amoral, cínico, sem piedade, coração ou escrúpulos, com tiradas pretensamente intelectuais, preocupado com a sua apresentação e indumentária, secundado pelo seu fiel braço direito, Rascal, um pouco bronco proto a dar a vida pelo "patrão".  Machão, na vida de Torpedo as mulheres são seres desprezíveis e ocupam um papel quase sempre submisso ou são por ele constantemente humilhadas.




Laurel & Hardy



Edward Hardwick como Dr. Watson e Jeremy Brett como Sherlock Holmes, do escritor Arthur Conan Doyle
D. Quixote, por Picasso (1955)


Obelix e Asterix, de Uderzo


Cisco Kid e Pancho, de Jose Luis Salinas


Djinn, Barney Jordan e Bernard Prince, de Greg e Hermann


Mortimer e Capitão Blake, de E. P. Jacobs




Tengallons e Red Dust, na série Comanche, de Greg e Hermann


sargento Chesterfield e cabo Blutch em Os Túnicas Azuis, de Willy Lambil (desenho) e Raoul Cauvin (texto)


Luky Luke e Joly Jumper, de Morris


Jerry Spring e Panchito, de Jijé 


Blueberry e Jimmy McClure, de Charlier


Lucas Torelli "Torpedo" e Rascal, de Enrique Sánchez Abulí (texto) e Jordi Bernet (desenhos)


um dos Dupont/d, Milou, Tintim, Capitão Haddock e Tournesol, de Hergé

Sem comentários: