Allfabetização

Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)

Escrevivendo e Photoandando

No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.

.

Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.

.

Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.

VN

quinta-feira, 24 de novembro de 2016

em torno das rabanadas como se fossem cerejas


Victor Barroso Nogueira Rabanadas em cacete ? E eu a pensar que toda a vida as comi molhadinhas com pão de forma ! Tal como o chá com torradas em pão de forma, mas não panrico, mas agora tb em pão saloio. A tradição já não é o que era. Pedes um chá, e chá é de chazeiro, e trazem-te uma infusão doutra folha qualquer e ficam ofendidos/as se dizemos que aquilo não é chá. Ou se pedimos chá preto, olham para nós espantados/as LOL Mas ... rabanadas em cacete ?
Carlos Barradas Rabanadas a sério sempre foram em pão de cacete! Em que raio de planeta é que habitavas tu?!
Victor Barroso Nogueira Não me lembro de em Luanda se comer pão cacete como o da gravura. Comia-se sim em Pointe Noire onde passei as féria grandes por duas vezes. Eram feitas em pão de forma, em Luanda e em Portugal. 

Para além do pão de forma, em Luanda só me lembro daquele que em certas zonas de Portugal se chamam "papo-secos" e noutras "carcaças" que lá tinham uma "maminha" em cada ponta e uma "abertura" ou racha ao meio LOL

João Carreira Disconcordo contigo , Carlinhos . A minha Mãe fazia-as com pão normal e em Luanda , lembro-me bem ,utilizava o pão da "Sópão " ( quem não se lembra ?! ) ....Mais : no Alentejo e Algarve (Nordeste Algarvio ) faziam-se com pão normal ( muita gente tinha forno e cozia pão próprio ,para seu exclusivo uso ...) e chamava-lhe "Fatias de ovo " ... e eram ofertadas às parturientes ,juntamente com uma belíssima canja ( feita com galinha caseira e que se matava para o efeito , na hora ...) ... A moda das "rabanadas " com Pão -de-forma " é coisa bem mais recente ... Carlos , não leves a mal , talvez seja "confusão " minha mas , onde é que compravas esse pão de cacete em ... Angola ?!...
João Carreira Victor Barroso Nogueira Li , após o que eu escrevi , o teu comentário e concordo em absoluto com o que dizes ... e daí a minha pergunta ao Carlos acerca do ...pão de cacete ! ... Algo não bate certo , sem dúvida ... QUEM ESCLARECE EM DEFINITIVO ? Dão-se alvíssaras ! Abraço aos dois : Victor e Carlos .
Victor Barroso Nogueira João Carreira Não me lembro do que era e como era o Sopao. Mas em Luanda não me lembro das rabanadas serem feitas doutro pão que não fosse o de forma. Mas em "papo-seco ou "cahrcaça" não eram de certeza. (não me lembro se este tipo de pão tinha nome específico em Luanda)

Pensando bem, admito que em Portugal as rabanadas fossem tas do que se chama pão alentejano, pão saloio ou pão caseiro, conforme as regiões

João Carreira Pois a minha Mãe fazia-as de papo-seco , ou pão normal fatiado na hora ...
GostoResponder2 h
Victor Barroso Nogueira João Carreira Como era o sopão ? Como tenho vivido repartido entre o Minho e Alentejo, com a Grande Lisboa pelo meio, muitas coisas têm nomes diferentes conforme a região. Às rabanadas nalguns lados chamam "fatias douradas"
João Carreira A "Sópão " era a fábrica que fazia e comercializava pão ... e os papo-secos eram como que ..."encerados" , todos muito iguais , como que ... "robotizados " ...
Victor Barroso Nogueira E os papo-secos ou carcaças tinham algum nome específico em Luanda? Refiro-me áqueles com as "maminhas" nas pontas que a miudagem "arrancava" e comia de imediato para "desespero" das mães.
Carlos Barradas Pão cacete em Luanda normalmente só havia na época do Natal exatamente por causa das rabanadas ! Perguntei agira mesmo à minha mãe e a memória de 93 anos está bem afinada, ela diz que comprava muitas vezes na Pastelaria Paris e também numa padaria na António Barroso mesmo defronte do prédio da Paparoca onde morámos Toma que é para aprenderem!!
Victor Barroso Nogueira Mas ainda não me esclarecerm qual nome do pão que normalmente comíamos ao mata-bicho e ao lanche e que em Portugl se chama papo-seco ou carcaça
Carlos Barradas Acho que se chamava carcaça ou papo seco como cá !
Victor Barroso Nogueira Não antigamente não se usavam os dois nomes simultâneamente. . Cá os nomes variam cf as regiões. Pequeno almoço ou matabicho, camioneta ou autocarro, pingo ou café com leite, miúdos ou canalha, pregadeira ou broche, pedreiro ou trolha, canalizador ou picheleiro e por aí fora

E havia nomes que se usaam em Luanda mas não em Lisboa. Nos meus primeiros tempos se perguntava pelo matabicho ou pelo maximbombo ou pela geleira ou pelo baleizão tinha logo de seguida de traduzir para me perceberem LOL

Carlos Barradas As vezes eu ainda digo geleira!!
Victor Barroso Nogueira Carlos Barradas No Alentejo o mata-bicho é um cálice de aguardente logo ao levantar, p ex. Lá dizia-se carrinha e camionteta o que cá é a camineta e o camião. Isto deris um nunca mais acabar de citar diferenças de nomes para o mesmo
Carlos Barradas Mas um broche é um broche em qualquer parte do mundo!! Claro, excepto os franceses com aquelas poses de mete nojo que dizem "faire une pipe"!!
Victor Barroso Nogueira Carlos Barradas Em Luanda usavam~se termos franceses, para além desse, tb se dizis chófer e não motorista, por exemplo. Ou ingleses, como pick em vez de giradiscos
Carlos Barradas E os moçambicanos também armados em finos diziam flat em vez de apartamento! Lol
Victor Barroso Nogueira Carlos Barradas Mas com isto tudo fico sem saber qual era o nome dos papo-secos LOL Ó João Carreira dá aqui uma ajuda
João Carreira Carlos Barradas Ó Carlinhos , vamos lá a ver se nos entendemos : se só faziam os tais cacetes na época do Natal e para fazer as rabanadas / fatias de ovo /fatias douradas ou como se chamam em diferentes e diversos sítios ... como é que dizes que as rabanadas " sempre foram feitas de pão - cacete "? ! ... Uma porra , Amigo ! Não está aqui em causa se a tua Mãe as fazia com esmero e acredito ,piamente , que sim, mas o normal e corriqueiro fosse em África fosse por cá no ..."puto " , era o papo seco ou o pão normal que eram a matéria prima p'rá confecção das ditas cujas ... VICTOR , o pão de que falas é tão só e simplesmente papo-seco como referes ... Eu falei na Sópão como fabricante dos mesmos e nada mais : não tinham nenhum nome especial .... Continuação !
Victor Barroso Nogueira João Carreira Continuação ? De quê ?
Victor Barroso Nogueira Ó Carlos Barradas Como publicaste a notícia das rabanadas e do cacete há 19 horas, segundo o imFaceLock, significa que esse acontecimento se verificou cerca da 1 da madrugada desta 5ª feira, 24 de Novembro ? É que ia perguntar pela continuação da história LOL
Carlos Barradas A receita da minha mãe é do Norte e mais para cima! Desde criança que como rabanadas em pão de cacete ! Se fores ao Porto comes rabanadas em pão cacete! Pão de forma são modernices!!
Victor Barroso Nogueira Carlos Barradas Já rectifiquei que seria em pão que em Portugal chamam saloio, alentejano ou caseiro Como já não posso perguntar à minha mãe, hei-de perguntar às minhas tias, que são Porto e nele vivem, como eram feitas na casa delas e do meu avô paterno.
Carlos Barradas Durante o ano não encontras por cá pão cacete, só na quadra do Natal!! Até no Pingo Doce ja têm mas o pão do Pingo Doce é todo uma porcaria, verdadeiro lixo! O melhor pão e as melhores bolas de Berlim são da Sacolinha que são umas pastelarias que só existem por aqui na Linha do Estoril!
Victor Barroso Nogueira Carlos Barradas eh pá, aqui no Mindelo e em Vila do Conde há muitas padarias que vendem pão cacete
João Carreira .Carlos , a discussão vai longa e não há "luz ao fundo do tunel " . Uma coisa te posso garantir : Na Beira Alta , no Alentejo e Algarve (profundos ...) essa coisa do pão de cacete só à .... cacetada . Mesmo no Norte (zona entre Espinho e Porto ) não me dou conta de rabanadas com esse tipo de pão .... Corroboro o que diz o Victor sobre as "espécies " de pão que se usavam e usam ! para confeccionar as saborosas rabanadas . Já agora tenham muitas na mesa e comam-nas ,com gosto ,no próximo ...Natal ! ... Abraço .

Sem comentários: