Allfabetização

Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)

Escrevivendo e Photoandando

No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.

.

Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.

.

Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.

VN

domingo, 4 de dezembro de 2016

Sobre o XX Congresso do PCP


* Victor Nogueira

SOBRE O CONGRESSO DO PCP O que para esta gente [da comunicação social] é importante não são as análises e as propostas do PCP, questionando-as, eventualmente. O que é importante é a picardia, a cizânia, a truncagem, os "grandes" e bombásticos títulos ou a fulanização como "De quem se fala para substituir Jerónimo de Sousa", "Vergonha ou falta de sinceridade?", "Novo líder?", "Em busca de um secretário-geral do PCP: um problema adiado-", "Não me posso pronunciar porque não estava cá” "O PCP resiste ou está condenado a definhar?". 

A Central de intoxicação e desinformação é a mesma ! 

in Pontos nos is - Distracção ou coisa pior ? http://otempodascerejas2.blogspot.pt/2016/12/pontos-nos-is.html

Alguém comenta uma notícia por mim partilhada

Acho K o PCP é muito hermético.

E eu informo:

Pois... Também há famílias herméticas, que não discutem na Praça Pública os seus problemas e afectos, mal comparado, para alimentar as revistas cor-de-rosa e as comadres e compadres e a calhandrice nas redes sociais. Há anúncios que dizem ou diziam "É bom, é verdade, porque foi anunciado na TV".mas nem sempre o que parece é.

Mas quem ler o Avante e o Militante ou visitar o site do PCP tem lá tudo escarrapachado, com notícias e documentos, excepto telenovelas, e seria útil comparar o Avante e o site do PCP com os "jornais" oficiais do PS (Acção Socialista) e do PSD (Povo Livre) e os sites desses partidos e do CDS (que me parece nem jornal para militantes terá). 

As Teses dos Congressos e das Assembleias Distritais, Concelhias ou de Célula são amplamente discutidas durante meses em plenários de militantes expressamente convocados para o efeito.


Em cima do XX Congresso do PCP, que decorre em Almada entre esta sexta e domingo, fomos olhar para a evolução do partido para perceber se corre o risco de definhar, como outros partidos comunistas europeus, ou se os comunistas…
EXPRESSO.SAPO.PT

Sem comentários: