Allfabetização

Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)

Escrevivendo e Photoandando

No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.

.

Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.

.

Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.

VN

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Dennis McShade aka Dinis Machado


"Tu não sabes o que é o amor - disse ela. Lês muitos livros e dizes muitas coisas estranhas e interessantes, és um tigre terno e torturado, mas não sabes o que é o amor. Nem tu nem esse homem do monóculo.

(...) Ele olhou para mim interrogativamente.

- Estou a fazer má literatura - expliquei. Olhei para si, vi-o com uma sombra de sorriso nos lábios e decidi dizer isso em voz alta. As palavras servem para muita coisa. Com elas, podem encher-se sacos de silêncio. ´

(...) Até posso comprar uma prenda - disse eu - por causa do meu bom comportamento -  expliquei.

- Bem pensado - disse ele.Uma prenda. Um cheque para comprar bons livros e bons discos. E até para comprar uma pistola nova,que deve precisar.Precisa, concerteza, de ter um bom stock de pistolas. Por causa da sua profissão. E para meter medo às pessoas. Ele tem muitas pistolas, dirão as pessoas. E ficam cheias de medo,  " (Dennis McShade - "Mulher e arma com guitarra espanhola")

O homem-herói da novela policial atrás transcrita em excerto e que desconheceria o amor é Peter Maynard, não um detective mas um assassino profissional a soldo e bem pago, embora culto, viajado e  dado a filosofar. E Dennis McShade não é senão e também  o autor de uma outra obra -  "O que diz Molero"  (Dinis Machado). 

O homem-herói da novela policial atrás transcrita em excerto e que desconheceria o amor é Peter Maynard, não um detective mas um assassino profissional a soldo e bem pago, embora culto, viajado e  dado a filosofar. E Dennis McShade não é senão e também  o autor de uma outra obra -  "O que diz Molero"  (Dinis Machado).

Maynard, sujeito a uma ética própria, como Mario Conde (de Leonardo Padura) ou Pepe Carvalho (de Vázquez Montalbán) é um personagem algo desencantado, como os de Chandler e Hammet, pioneiros do chamado "romance negro".


Se o policial é levezinho e se lê dum fôlego, o romance é caótico, cheio de minudências,  como caótica é a vida, plena de "singularidades"  e detalhes desconexos e aparentemente sem significado ou ligação, como gigantesco caleidoscópio ou girândola de acontecimentos díspares. A vida de cada um não é pois um discurso contínuo, encadeado, linear e articulado, Nunca saberemos  o nome do rapaz que Molero investiga nem a razão de ser da investigação e dos factos constantes do Relatório, lido e comentado por dois outros personagens, investigação que prosseguirá com outro investigador.

E quanto a Maynard? Esse foi a causa primeira desta nota, depois de pesquisar por mais obras de Dinis Machado, acabando secundarizado por Molero,    Como me disse o Rui Pedro uma vez, como se de cerejas falássemos: "Já viste, pai, começámos a falar disto, depois daquilo e agora já estamos num assunto completamente diferente."


sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Schäuble: Portugal deve manter anterior rumo. Mercados estão já nervosos

Cuidado, vêm aí os comunas, os russos, o Kremlin e a Praça Vermelha ! A tal 5ª coluna que viola as mulheres, comendo criancinhas a todas as refeições e matando a "praga cinzenta" com uma injecção atrás da orelha. Ai que medo ! Valha-nos a Santa Madre do Pai, do Filho e do Espírito Santo dos ... "Mercados". Amen !

Encorajamos fortemente os nossos colegas portugueses a não se desviarem do rumo bem-sucedido que vinha sendo seguido, disse o ministro alemão das…
JORNALDENEGOCIOS.PT   

http://www.jornaldenegocios.pt/economia/financas_publicas/detalhe/portugal_deve_manter_anterior_rumo_mercados_estao_ja_nervosos.html?fb_action_ids=10208721386377422&fb_action_types=og.shares

o novo nome do aeroporto de Lisboa



Nada é inocente e tudo pode ser questionado. É verdade que existem os aeroportos Charles De Gaulle, John Kennedy, Francisco Sá Carneiro ou Santos Dumont, este ultimo homenageando um pioneiro da aviação. E porquê escolher a data de nascimento e não a data do assassinato pela Polícia Política? E porque não  escolher Gago Coutinho e/ou Sacadura Cabral, considerando a sua contribuição para a navegação aérea (sextante) ?

Decisão foi tomada nesta quinta-feira pelo Governo.

PUBLICO.PT

https://www.publico.pt/local/noticia/aeroporto-de-lisboa-passa-a-chamarse-humberto-delgado-a-15-de-maio-1723021

Exclusão Social


ESCREVE CB NO SEU BLOG- "Ou pensando melhor, o paraplégico está a pedir é um tiro nos cornos! (...) A Angie que se cuide... enquanto perde popularidade, por ter tomado uma atitude digna e corajosa em relação aos refugiados, o cabrão do paraplégico prepara-se para assaltar o poder e concretizar o seu sonho de transformar a Europa numa colónia alemã." (FIM DE CITAÇÃO)

Independentemente de não ser adepto das opções de vida de Schäuble elas seriam mais aceitáveis se ele fosse louro, escorreito e de olhos azuis, como Reinhard Heydrich ? E se Schäuble, para além de paraplégico fosse mulher e negra ou indiana, que epítetos serviriam para apoucá-lo ? O que está em causa é combater as ideias e os consequentes resultados políticos ou apoucar com (a falta de) argumentos e rasteirices rascas ? Talvez nem sempre o Carlos Barbosa esteja em dia sim, mas sim ... aziago. Schauble é apenas um peão descartável, que executa a política favorável aos grandes grupos económico-financeiros e ao tal 1% verdadeiramente dono e beneficiário disto tudo.
  Victor Nogueirasexta-feira, 12 fevereiro, 2016

Em tempo - E Merkel, agora, passou a Ângela, loura, branca, deusa de olhos azuis, por "defender" os "refugiados" branqueando-se ou pondo no limbo que é executante da mesma política, a política das troikas internas e externas que lixam isto tudo, em parelha com Schauble ?
  1. http://cronicasdorochedo.blogspot.pt/2016/02/que-grande-cabrao.html

sábado, 6 de fevereiro de 2016

Vem ver o meu vídeo do Dia dos Amigos!

selecção de fotos por Victor Nogueira ----- Vem ver o meu vídeo do Dia dos Amigos! ‪#‎friendsday‬





selecção de fotos pelo facebook -- Vem ver o meu vídeo do Dia dos Amigos! #friendsday