domingo, 16 de dezembro de 2018

O Capital, de Karl Marx, por Carlos Barradas


Foi bonita a festa , pá!
O auditório cheio, esgotado!
Contou se estórias, falou se como, onde e porque surgiu o livro O Capital em 78 e porquê esta nova reedição!!
Os livros esgotaram no lançamento! Tudo informal! O pessoal riu, fez se perguntas, contou se “Fait divers”, bebeu se, comeu se e todos passamos um bom momento e saíram todos contentes! Eu é que fiquei com o pulso dorido de assinar tanto autógrafo! Na próxima arranjo um carimbo!



Caricatura para a Festa dos Finalistas 1965/66 (Liceu Nacional Salvador Correia)



O desenho de cima é do Pepito e o seguinte do Barradas

Desenhos no Programa da Festa dos Finalistas 1965/66 (Liceu Nacional Salvador Correia)


Desenho num dos meus cadernos de apontamentos


O Estudante nº 84 (1964.11) --Visita à Fábrica da NOCAL, segundo Barradas Teixeira



Charlot (1967)

quarta-feira, 12 de dezembro de 2018

"Tirei-lhe dez kg de cima"

* Victor Nogueira





auto.retrato em 2018.12.12 - "Tirei-lhe dez kg de cima", comentou-me anteontem, com os habituais sorriso e bom-humor, o chef Chagas, de boina dentro da barbearia, após me ter desbastado a juba, não leonina mas dragonesca, pk "o Porto, carago, é uma naçóm!".

O fundo mudou em cima, à esquerda, a reprodução dum Manet: "Un bar aux Folies-Bergère". Ora, clica na foto para confirmares, ali ao lado dos dois escafandristas da PlayMobil, do meu pequeno Museu do Brinquedo.

terça-feira, 4 de dezembro de 2018

Naqueles tempos, as crianças em Luanda usavam calções e suspensórios

* Victor Nogueira


Luanda, 1951 - Naqueles tempos, as crianças em Luanda usavam calções e suspensórios e só no final da adolescência mudavam para calças compridas e cinto, como os adultos. Mas eu estivera em Portugal em 1949/50 e no inverno, no Porto, usava calças, como as da foto, que depois o meu irmão "herdou". Mas foi "sol" que durou apenas o tempo de vida das calças.


A minha mãe impunha-nos dois tipos de vestimenta enquanto crianças: a roupa nova, de sair à rua, que tínhamos de mudar quando chegávamos a casa, "tirania" que terminou na nossa adolescência. Assim, o meu irmão "herdava" a minha roupa (quase) nova, que podia vestir à vontade, pois já era .... usada. Enfim ..

A foto foi tirada perto da Praça de Touros