sábado, 31 de maio de 2025

Letras empilhadas, ano após ano, em Maio, 31, (re)colhidas em 2025

 * Victor Nogueira

31 de maio de 2012  · 

Foto Victor Nogueira - Santiago do Cacém (castelo)

COMENTÁRIOS EM Sol e sombra em Santiago do Cacém

    31 de maio de 2012       

em évoraburgomedieval - as crianças

VER  em évoraburgomedieval - as crianças

~~~~~~~~~~

   Yolanda Botelho

Maravilhoso.Bj

13 a

Manela Pinto

muito bem "sr" Victor Nogueira adorei. ´´es nortenho ou alentejano ou as 2 coisas ahahhaha. obg beijinhos

13 a

Victor Barroso Nogueira

Senho nogueira, era o tratamento que em évora me dava quem por victor não me tratava, Manela Pinto E para os camaradas e amigos su apenas o "victor" ou o "victor nogueira" LOL. E não sou português, sou angolano com parentes do minho e trás os montes até ao alentejo. 😛

13 a

Manela Pinto

cidadao do mundo sr vitro como diziam os mais velhos no alentejo ha mais de 40 anos, ja tinha esquecido que es africano

13 a

Victor Barroso Nogueira

Manela Pinto Sou branco, cabelos levemente ondulados, expresso-me bem em português, ninguém me manda para a minha terra LOL Há muito tempo li uma crónica no Diário de Lisboa sobre um tipo de cor que dizia que qd o mandavam para a terra dele apanhava em lisboa o autocarro da carreira 27, para a Ajuda, onde nascera 😛

13 a

Manela Pinto

hahahhahahhaha nao te mando, estas ca muito bem!!!

13 a

Graca Maria Rito

Sem palavras amigo !! fantastico texto como sempre ......Bjs

13 a

Graça Maria Teixeira Pinto

Obrigada pela partilha. Gosto!

13 a

Alice Coelho

Como sempre...um texto para passear e vaguear ao longo da leitura..... beijinho

13 a

José Eliseu Pinto

Leitura saborosa, esta que nos ofereces. Como de costume, aliás.

Os teus textos têm a virtude de nos lembrar aquilo que sabemos mas não conseguimos evocar, ordenadamente.

Salvemos quem regista, pitoresca e laboriosamente, esta memória que nos devolve, de forma aprazível, dias que nem sempre o foram.

12 a                          

31 de maio de 2013  

pela península de setúbal 01                

Pinhal Novo #  Montijo # Alcochete # Samouco # Atalaia

~~~~~~~~~~~

Maria Márcia Marques

Uma maravilha...

12 a         

       Cremilde De La Rosa

Gostei muito é sempre interessante ver Portugal com outros olhos!

12 a

Cremilde De La Rosa

Já foste à minha página "foziber"?

12 a

Judite Faquinha

Adorei, ver localidades que eu conheço! Mas não conheço a origem da sua história, obrigada Victor bjs.

12 a        

31 de maio de 2014  · 

a minha leitura do PS(d)CDS incluindo  os manageiros de turno e os califas que querem ser califas em lugar dos califazinhos 

cartoon in http://oeconomistaport.wordpress.com/.../humor.../


31 de maio de 2015  · 

foto victor nogueira- paço de arcos - O SATU, com uma extensão de 1,2 km, é um metrosinho de superfície para ligar o centro de Paço de Arcos a uma grande superficie comercial. implantada em plena urbe e junto a um acesso à AE 5.(Lisboa/Cascais).

Autêntico elefante branco, deu sempre prejuízo,  É uma obra estilo Estádios de Futebol para um desses campeonatos internacionais que Portugal albergou, sem estudos de viabilidade económica, Construções resultantes da articulação entre os poderosos interesses da banca e das grandes empresas de construção e obras públicas, como muitas das auto-estradas e grandes superfícies comercias que se foram construindo desde os tempos de Cavaco/ PSD passando por Sócrates/PS, em prejuízo dos centros históricos e do pequeno comércio de proximidade. Se a construção das grandes superfícies comerciais terá estudos prévios que demonstrem a viabilidade económico- financeira do empreendimento, a maioria dos restantes assentam em parcerias público-privadas rentistas, de lucros garantidos pelo erário público

Encerrado o SATU, obra dum autarca "modelo" que dizem ter deixado "obra feita", "dela restarão a memória  e a agressão paisagística da infra-estrutura inútil, a degradar-se, embora já sem o incómodo do monstro da poluição sonora ao passar mas com a  continuação da obstrução das vistas das janelas.

O SATU, que hoje realiza a sua última viagem, é notóriamente um elefante branco

~~~~~~~~~~

Maria João De Sousa

Obrigada Victor Barroso Nogueira! Este elefante-branco morre sem que eu tenha feito uma única viagem nele... abraço!

10 a

Filipe Chinita

nem eu. mas tenho pena.

10 a

Maria João De Sousa

... nem por isso tenho grande pena... era apenas uma questão de curiosidade quase infantil 🙂

10 a

Filipe Chinita

eu tenho.pois gosto de conhecer tudo o que não conheço.isso me faz mais humano e sábio de nada saber.

10 a

Victor Barroso Nogueira

Pois, Filipe Chinita e Maria João De Sousa Nunca utilizei o SATU pois não era funcional para as minhas deslocações ao centro da Vila. Mas tencionava fazê-lo nestes dias finais, para fotografar e ver Paço de Arcos doutra perspectiva. Mas acabei por reg… Ver mais

10 a

Filipe Chinita

o meu abraço victor.

10 a

Filipe Chinita

quando vieres aqui diz-me

10 a

Filipe Chinita

basta outra perspectiva para valer a pena

10 a

Maria Lisete Almeida

Grata Amigo Victor pela partilha! Acredite que nem tinha conecimento desta "obra" que acho muito inestética, para não dizer aberrante ... Abraço.

10 a

Paula Afonso

Eu usei o Satu várias vezes e gostei. Em termos de transporte não é mau, pelo contrário. O problema foi nunca o terem ligado para além do Oeiras Park. Se tivesem feito a ligação ao Lagoas e ao Tagus Park podia ter funcionado junto com o comboio da Linha como alternativa às auto-estradas engarrafadas e poluentes. Mas o Satu não foi à frente e os comboios da Linha estão a diminuir em vez de aumentar e provavelmente têm senão os dias, os anos contados. É pena parece que vamos da direção oposta à que devíamos ir. Estamos a promover o uso dos automóveis em vez do uso de comboios. Mas é assim. Eventualmente qd ao chegarmos ao ponto de ter de proibir os carros de circular aí vamos sentir falta das alternativas.

10  a          

31 de maio de 2017  · 

Apesar do silêncio, da distância, da (aparente) ausência, não me esqueço de ti e vives na minha memória. Um aceno  🙂

~~~~~~~~~~

  João Carreira

Suave ...Poético ... Gostei !

8 a

Clara Roque Esteves

Como eu te entendo...Há dias assim...

8 a                 

31 de maio de 2018  · 

foto victor nogueira - praça e estátua de Bocage com a Igreja de S. Julião e o seu belo portal manuelino

31 de Maio de 2019

31 de maio de 2019  · 

foto victor nogueira - Beja no horizonte, sobressaindo a altaneira torre de menagem do castelo

31 de maio de 2020  · 

foto victor nogueira - Évora - coreto no jardim público, em dia de comício de Octávio Pato, na Campanha das Eleições Presidenciais, em Junho de 1976.

Vivi anos em évoraburgomedieval e esta sobreposição de duas fotos é a única imagem que do coreto recolhi, apesar de haver muitas fotos minhas do jardim.

31 de maio de 2020  · 

foto victor nogueira - Coreto no Sítio da Nazaré

A Vila da Nazaré estende-se  por três zonas distintas: Pederneira, Sítio e Praia. Cada um dos dois primeiros situa-se no seu promontório, que balizam a enseada e praia dos pescadores. A Pederneira, com o seu foral, pelourinho, Casa da Câmara e Igreja da Misericórdia, integrado nos Coutos do Mosteiro de Alcobaça,  já foi sede de concelho e porto fluvial, que  o tempo assoreou. No Sítio se encontram o Santuário, o antigo Paço Real, o Hospital, o Teatro Chaby Pinheiro e o coreto. Cá em baixo está a Praia (2020.06.01)

 - Esta povoação (o Sítio) desenvolveu-se em torno da capela comemorativa do milagre que foi a salvação do alcaide-mor de Porto de Mós, por alegada intercessão da Senhora da Nazaré impedido de precipitar-se pela falésia abaixo quando perseguia um gamo em desenfreada caçada, gamo que não era senão a encarnação do Demónio. 

Senhora da Nazaré que está na origem do Santuário do mesmo nome, erguido no local por nele ter sido redescoberta por pastores uma imagem da Virgem proveniente da Nazaré, na Judeia. O santuário ergue-se num largo rodeado de edifícios, o Terreiro da Romaria, com um airoso coreto, sendo constituído por uma igreja com dois corpos laterais, fazendo lembrar, mais modestamente, o Convento de Mafra. Merecem realce a talha e a estatuária existentes no seu interior. Adjacentes um Hospital, o edifício do antigo Paço Real e o teatro Chaby Pinheiro (1907). 

O antigo Paço, muito alterado, conserva ainda a galilé alpendrada assente em colunatas clássicas. (…) Tal como sucedia na Pederneira, daqui se avista a Nazaré, espectáculo deslumbrante à noite, o amarelado das paredes do casario contrastando com o escuro dos telhados. (…)  (1997.10.31 e 1997.11. 01)

31 de maio de 2020  · 

Óbidos - (Bº Senhora da Luz) -  Coreto rolo 205  (1997)

A ocidente da Lagoa, de Óbidos numa das estradas de ligação entre Óbidos e Caldas da Rainha, a aldeia do Bairro, com um existência documentada desde a época medieval, parece ter assistido a um crescimento demográfico reduzido mas contínuo, a partir de meados do século XVII, evoluindo de dezanove famílias, em 1657, para quarenta, cerca de cem anos depois ( 1764). Possui um coreto, no Largo homónimo (antigo Rossio), junto à Capela da Senhora da Luz. No final de Dezembro realizam-se as festas em Honra de Nossa Senhora da Luz.


31 de maio de 2021  · 

foto victor nogueira - mural do PAN (pormenor) na Rua Manuel Maria Portela prolongando-se pela Rua da Tebaida (Quinta do Aranguez), em Setúbal. (2018 02 04 Canon 152_02)

31 de maio de 2023  · 

Foto victor nogueira - Vila do Conde - réplica duma nau quinhentista  (IMG_9979 2020 12 22)

Vila do Conde desempenhou um papel importante no âmbito dos chamados "descobrimentos portugueses", quer como centro comercial portuário, quer pela importância dos seus estaleiros navais, a par de Azurara, na outra margem do Rio Ave.

As  naus eram desconfortáveis cascas de nozes, que arrostavam as tempestades oceânicas. Neste local se  localizavam os estaleiros navais e a Alfandega Régia, no espaço concelhio, Ao fundo a  mole imensa do Convento de Santa Clara, símbolo do poder feudal, em confronto constante entre si.


VER   Viagem à Rosa dos Ventos - zona ribeirinha de Vila do Conde


31 de maio de 2024  · 

O RUFAR DOS TAMBORES DA GUERRA, QUE PODERÁ SER A ÚLTIMA, ANTES DO APOCALIPSE

Sol e sombra em Santiago do Cacém

 * Victor Nogueira



31 de maio de 2012  · 

Foto Victor Nogueira - Santiago do Cacém (castelo)

~~~~~~~~~~

Manela Pinto

obg Vitor ja tinha visto no teu mural. andaste por terras de santiago?

13 a

José Inácio Leão Varela

Obrigado Victor Nogueira por te teres lembrado deste teu velho amigo. Abraço forte...

13 a

Victor Barroso Nogueira

Andei por todo o portugal de norte a sul e de leste a oeste, Manela Pinto , com milhares de fotos e um livro de viagens um pouco saramaguiano incompleto LOL

13 a

Victor Barroso Nogueira

Só ainda não fui aos açores e às berlengas 🙂

13 a

Ana Maria Eyng

Obrigada por teres lembrado de sua amiga aqui tão distante.Beijos amigo

13 a

Yolanda Botelho

Bela foto,muito obrigada.Bjs amigos

13 a

Odete Maria Botelho

Que maravilha amigo...iss é que foi passear..fizeste bem Victor..o nosso Portugal é lindo..Um beijinho meu amigo..Uma noite feliz!!!!

13 a

Alice Coelho

Gostei, Victor Nogueira!! belissimo registo da viagem!! beijinho

13 a

Antonio Maria Louro Alves

E quando rtumas a Évora? A fim de te poder dar um abraço ao vivo e a cores. Já agora, porque não virá também o Varela José Inácio?

13 a

Margarida Piloto Garcia

Continuo a achar que tens uma bela história de vida de vida.Como é bom partilhar estas memórias!

13 a

Clara Roque Esteves

Bom dia ao meu amigo viajante e escritor! Muito obrigada pela imagem. De tarde continuo a ler-te. Está na hora da bica e jornal. Ontem não li nem vi noticias, estou ignorante. beijinhos.

13 a

Carlos Rodrigues

Esse jogo de luz e sombras, ameias / muralha, está um espetáculo, bela foto e Livro de Viagens decerto. Abraço.

13 a

José Inácio Leão Varela

Pode ser caro Antonio Alves...pode ser...tenho por alguns motivos pessoais (felizmente sem relevo mas impeditivos) vindo a adiar (desde a Páscoa) a minha deslocação à nossa Princesa do Alentejo (como costumo fazer todos os Anos) mas essa minha intenção ainda consta na minha Agenda com prioritária. Teria imenso prazer em te conhecer ou reconhecer e dar-te um forte abraço ao vivo, assim como ao Victor e a outros e outras colegas que por aí vivem e que tb fizessem gosto em receber um abraço deste sincero amigo e ex-colega. Obrigado Antonio por me mencionares. Abraço forte.

13 a

Carmen Rosário Montesino

Muito grata, Victor amigo! Beijinhos ❤

13 a

Maria Lúcia Borrões

Victor, estive fora estes 2 dias e fiquei atrasadíssima! Fico sempre muito grata quando me referes nas tuas belas fotos. <3<3<3. Bjos

13 a

Graca Maria Rito

Beijos de gratidão amigo Victor !! ......

13 a

Lia Branco

Muito obrigada, amigo e camarada Victor. Beijinhos 🙂

13 a

Catarina Da Graça Rijo

Grata Victor!... 🙂 Bjs

13 a

Isabel Maria

Conhecer Santiago do Cacém através da tua foto é um prazer...fica a vontade de ir visitar...bjs

13 a

Maria Jorgete Teixeira

Luz e sombra, azul e negro, calor e frescura...contrastes que convidam à partida e ao sonho! Obrigada, Victor!bj

13 a

Graça Maria Teixeira Pinto

Bela foto, sim, mas vejo a muralha mais como uma barreira.Gosto de espaços amplos sem muralhas.:))

13 a

Francelina Oliveira

Obrigado amigo. um beijinho

12 a

Francelina Oliveira

Lindo

12 a

Ana Albuquerque

12 a

Belaminda Silva

Lindo Obrigada querido Victor. Beijinhos♥♥ meu amigo:))

12 a

Manuela Vieira da Silva

Linda foto, com boa perspectiva e contraste. Boa noite.🙂

12 a


                          

sexta-feira, 30 de maio de 2025

Letras empilhadas, ano após ano, em Maio, 30, (re)colhidas em 2025

 * Victor Nogueira

30 de maio de 2012  · 

Gosto muitp de Vila do Conde, Laura Rijo O seu encanto não foi destruído, ao contrário da confusão em que se transformou a Póvoa de Varzim, logo a seguir

13 a

Margarida Piloto Garcia

Conheço mal este Portugal! Por tal agradeço estas fotos que me vão trazendo vislumbres do que nunca vi.

12 a

Maria Ilda Costa

Nós também temos um aqueduto enorme e lindo. Chama-se "Aqueduto da água de prata".

12 a

30 de maio de 2014  · 

foto victor nogueira - cascais - PAVÃO

 ~~~~~~~~~~

 Maria Odete Pais Gonçalves

Lindezas...de cor branca,tb,é muito lindo!!!

11 a

Arminda Griff

E assim é um Pavão a cortejar uma "Pavoa".

11 a

Donzilia Conceiçao

Espectacular.....

11 a

Ver tradução

Nascimento Maria

É um pavão e onde está a pavoa ?não se vê

11 a

Maria José Ferreira

São lindissimos, na casa dos meus avós havia pavões, eu delirava vê-los, e quando conseguia uma pena,era guardada religiosamente.

11 a

Maria Lisete Almeida

Linda foto Amigo Victor Nogueira. Bem haja.

11 a                                                                       

30 de maio de 2015  · 

 
Sem vaga de fundo a palavra do putativo candidato a Presidente do Conselho de Ministros não empolga a sua "entourage" com putativos jovens truques, rectifico, "jovens" turcos. Cisco Assis prega(va) às avezinhas, Santo António, o de Lisboa, fala(va) aos peixes, incluindo talvez os tubarões, e Toy Costa prega para o boneco enquanto na rectaguarda a maioria dos "atentos" comensais se fazem ao boneco. Boa fotografia, esta, cheia de "cnfiança" nada confiável! (VN)

ORA CLIQUEM NA FOTO PARA LEREM A LEGENDA (no blog Entre as Brumas da Memória)




30 de maio de 2014  · 
 
Como Seguro ascendeu a secretário-geral do ps será uma incógnita ? O problema não é eventual falta de carisma ou de presença física. O problema é que pareça andar a apanhar bonés. Mas a verdadeira verdade é que nem ele, nem costa, nem cisco assis, jorge coelho, antónio vitorino  e  outros como ele e todos do mesmo calibre estão dispostos ou têm margem de manobra para inflectir a política de submissão ao grande capital, sobretudo financeiro, nacional e transnacional, para denunciarem o que os seus antecessores assinaram, 

Estão todos de tal modo comprometidos com o PS(d)CDS como placa giratória para "compromissos" com o Capital e mordomias que restam para eles, apenas, os números circenses, as núvens de fumo e as narrativas de cassete e de faca e alguidar, 

Pk embora pequena, a vitória "denunciada" por costa soares dar-lhes-ia margem de manobra face ao descalabro da social-democracia nas eleições europeias. Mas a "mudança" que defende e trombateiam, não é de rumo, não é de inflexão ou reflexão é pura e simplesmente mais do mesmo, travestido de rosa com espinhos ou de laranja  amarga e azeda.

E depois aparecem as desculpas infantis: "senhora professora, a culpa de eu ter dado um traque não é minha, é daquele menino que me deu feijões para o almoço." 

Sabe lá certa gente o que é um cara a cara com  os eleitores e os trabalhadores ou com os velhotes fora das ofertas de sacos de plástico e canetas ou longe do aconchego dos holofotes da televisão e do ruído na blogosfera, a debitarem mais do mesmo ou a traulitarem "quem se mete comigo e com o meu padrinho de turno leva porrada, que eu sou doutor da mula ruça e você um analfabeto".

~~~~~~~~~~
Mário Soares é um pavão que sofre de incontinência verbal e perito no disse não disse. Já elogiou o sentido de estado de passes de coelho contra sóctates, já apoiou sócrates ... É um corredor de fundo em charlatanice ! Basta lembrar o apoio à UNITA, essa organização racista e tribalista criada e acarinhada pela PIDE para combater o MPLA    


30 de maio de 2014  ·   · 
 
Mas ... o PS é um viveiro de baratas tontas ? Se apesar de tudo e de todos os contorcionismos e a "necessidade" de dar liberdade de voto a bancada socialista acabou por votar a moção de censura proposta pelo PCP, para quê e porquê toda a encenação ? 

Nove deputados do PS não estiveram presentes na votação.e noticia o Público que « na bancada socialista houve uma ausência de peso: Francisco Assis, o cabeça de lista do PS às europeias e apoiante de António José Seguro, saiu da sala do plenário alguns minutos antes da votação e não regressou.» Ao menos cisco assis foi coerente, sempre defendeu alianças com o psd-cds, a direita ultra-liberal, como sempre a tem designado até nos seus escritos no Público.

Anda o PS a contar espingardas para novelas de faca e alguidar para disfarçar os seus compromissos internos com o psd-cds e externos com o FMI-UE-BCE enquanto o PCP convoca manifestações de rua contra o governo psd-cds, como a de 29 de Maio  ?  Em que barricada estão de facto nos dirigentes do PS a todos os níveis ? Porque não convoca nem participa o PS desde há anos em manifestações de rua contra as políticas de direita, contra pactos e tratados orçamentais subscritos pelo PS(d)CDS ? Quem pode e quer acreditar  no PS, para lá das aparências ? 

É agora que o PS seja qual for o secretário-geral vai arrepiar caminho e retirar o socialismo na gaveta onde Mário Soares o colocou aferrolhado  depois de ganhar as primeiras eleições legislativas em 1976, há 38 anos ?

É TEMPO DE DIZER BASTA !
É PRECISO REJEITAR O PACTO DE AGRESSÃO fmi-ue-bce
É PRECISO UM GOVERNO QUE RESPEITE OS PORTUGUESES
É PRECISO UM OUTRO GOVERNO
É PRECISO UM GOVERNO QUE RESPEITE QUEM TRABALHA E PRODUZ
BASTA DE MENTIRAS
BASTA DE DESEMPREGO
BASTA DE EXPLORAÇÃO
BASTA DE EMPOBRECIMENTO
BASTA DE NOS FAZEREM DA VIDA UM INFERNO
É TEMPO DE LUTA ! É TEMPO DE AFIRMAÇÃO !
-

30 de maio de 2016  · 

O que há dezenas de anos me atraiu nesta série de Cosey, intitulada "Jonathan" , localizada nos Himalaias, foi sobretudo o grafismo e os cenários, tal como sucedera com os de Hergé nas aventuras de Tintim em "No Tibete", "Lotus Azul" e "O Templo do Sol". Isto para não falar no belíssimo e fabuloso filme "O Narciso Negro", realizado em 1947 por Emeric Pressburger  e Michael Powell 

Jonathan é a reflexão dum jovem suíço que em espaço aberto  vagueia pelos Himalaias, atravessando o Norte da Índia, Tibete e Nepal, à procura de um amor de infância, mas acima de tudo em busca de si próprio e tomando partido face à realidade que o rodeia.

A jovem de cabelo preto é Drolma, uma criança cujos pais foram mortos pelos chineses e que vagueia em estado semi-selvagem até ser recolhida e "adoptada" como filha por Jonathan.

Uma colecção de 10 álbuns  (dos 16 publicados) está a ser semanalmente distribuída pelo Jornal Público 

~~~~~~~~~~

  Ana Albuquerque

Andamos todos à procura de nós. Aqui ou na Cochinchina. 😛

9 a

Responder

Victor Barroso Nogueira

Procuro e não te encontro sendo o "te" um sistema de equações com múltiplas incógnitas e varáveis LOL

9 a        

30 de maio de 2018  · 

ANTI-COMUNISMOS PRIMÁRIOS E QUATERNÁRIOS -  Pergunto-me se para o BE já começou a campanha eleitoralista para as legislativas 2019, em que vale tudo para confundir as águas, num apelo à mentira e à má fé, na caça ao voto!

Afinal os projectos em discussão não contemplavam a  morte assistida com dignidade se não a uma minoria, a consciente, que o tivesse manifestado e tivesse conseguido ultrapassar o crivo da "Comissão de Avaliação".  Por outro lado apenas o projecto do PEV restringia a "morte assistida" aos estabelecimentos do SNS. Os restantes admitam que pudesse ocorrer nas "privadas", cujo lucrativo negócio depende de ajudas e subsídios estatais ou de bolsas endinheiradas.

E aqueles que não tivessem passado o moroso e burocrático crivo da "Comissão de Avaliação",  ou os que não tivessem personalidade jurídica, os menores, os incapacitados para disporem e decidirem,  por estarem inconscientes ou em coma, esses continuariam em sofrimento bem como todos aqueles que morrem abandonados em casa ou nos corredores dos bancos de urgência ou na tristeza do abandono,  mais ou menos solitários, em lares que de facto são depósitos de pessoas acantonadas à espera da morte? Qual é a medida da dor e do sofrimento, do que é intimo e pessoal ?

Que pessoas que se dizem solidárias, de esquerda, que não sofrem de iliteracia, usem argumentos tão rasteiros e demagogos como Mariana Mortágua - mas não só - insidiosamente igualando o PCP e o CDS e sub-liminarmente  insinuando que “comunismo=fascismo” é duma tristeza enorme! Pergunto se Mariana Mortágua deixou que o pé lhe fugisse da chinela, falando para a câmaras de TV e para a imprensa de "reverência" ou tablóide, usando uma pretensa "inteligência" e aproveitando-se do facto do PCP ter esgotado o tempo para poder intervir e responder às interpelações?

Pergunto: afinal, poder-se-á concluir que o BE e o CDS agem de modo similar e são idênticos em apelos não à razão, mas sim ao populismo, à mentira, à demagogia e à exploração emocional dos sentimentos ? Pergunto: Poder-se-á concluir que o que assemelha o BE e o fascismo são a chamada esperteza saloia (sem ofensa para os verdadeiros saloios)  o anticomunismo quaternário e troglodita?

Relata o Expresso aquilo que também ouvi porque assisti na ARTV a todo o debate:

«Mariana Mortágua tomou a palavra para atacar directamente o deputado comunista António Filipe – e associar o partido ao CDS, único outro partido contrário à despenalização. Disse que ambos fizeram o “discurso do medo”, associou o deputado a Cavaco Silva ou a Assunção Cristas, que se assumiram frontalmente contra. E até aos valores do CDS, falando de uma visão “determinada por Deus” – e acabando a citar Saramago.»

Permito-me pois citar de Eugénio de Andrade "O Lugar da Casa" e José Afonso em "Vejam bem"


30 de maio de 2019


30 de maio de 2019  · 

Luanda 1966 / 68   Liceu Nacional Salvador Correia - actual Magistério Mutu-Ya-Kevela

Salvador Correia foi o comandante da esquadra aparelhada e financiada pelos senhores do engenho brasileiros para retirar aos Países Baixos o controle do tráfico esclavagista que haviam obtido  com a ocupação de Angola em 1640. . A ideis inicial era tornar Angola e Benguela dependentes do Brasil, mas a burguesia esclavagista angolana optou por ficar dependente de Portugal, por ser mais favorável aos seus interesses mercantis.

Mutu-ya-Kevela (Luvemba, Reino Bailundo, c. 1870 - Reino Cuanhama, c. 1903), foi um comandante militar e vigésimo sexto Soma Inene (rei) do Reino Bailundo, sendo o último monarca do país Bailundo ainda independente. A ele é atribuído o feito de ter liderado os maiores exercícios militares em solo africano contra uma potência colonial antes da Primeira Guerra Mundial, durante a parte final da Segunda Guerra Luso-Ovimbundo. (wikipedia)

30 de maio de 2020  · 

Foto Victor Nogueira - Atouguia da Baleia - coreto - rolo 211 -(1997.12.05)

Em 1º plano um dos marcos de pedra onde desde tempos antigos encaixavam os barrotes que temporariamente delimitavam a praça de touros.

Atouguia da Baleia - O nome primitivo era Touria ou Touguia, derivado da palavra touro; chegamos já noite cerrada, encontrando as ruas iluminadas, algumas com enfeites luminosos de Natal; iluminados estão também os monumentos, chamando imediatamente a atenção a Igreja barroca de N. Sra. da Conceição, com galeria e duas torres sineiras, cujo interior, pela sua simplicidade, contrasta vivamente com o seu exterior. 

A vila possuía um castelo, de que restam alguns vestígios, para além de pelourinho e dum cruzeiro quinhentista, com duas faces, uma representando Cristo Crucificado e outra N. Sra. da Piedade, tal como sucede com o de Óbidos. (…) 

No largo onde fica a igreja da Conceição e um cruzeiro, emergindo do solo, colunas de pedra, rudemente talhadas, com três buracos sobrepostos, são os vestígios que restam do antigo touril, onde se criava gado bravo e se realizavam touradas. Presumo que os orifícios serviriam para suster os barrotes que limitavam e cercavam o touril.  

Quer no largo de S. Leonardo, quer neste, na calçada à portuguesa, figuram touros estilizados. Neste largo da Conceição existe um coreto e um pequeno e aprazível jardim. (Notas de Viagem, 1997.12.05 e 1998.02.23)

30 de maio de 2020 
Conteúdo partilhado com: Público
Público
v
Ainda estamos na Primavera mas os dias parecem estivais, carregados de electricidade prenunciadora de trovoadas e com elevada humidade que impede a evaporação do suor, pegajosas gotículas cobrindo-nos desagradavelmente a pele. Tomara que chova para limar a aspereza do tempo.
Como dizia mesmo aquela "Marchinha de Carnaval"?
Tomara que chova,
Três dias sem parar,
Tomara que chova,
Três dias sem parar.
A minha grande mágoa,
É lá em casa
Não ter água,
Eu preciso me lavar.
De promessa eu ando cheio,
Quando eu conto,
A minha vida,
Ninguém quer acreditar,
Trabalho não me cansa,
O que cansa é pensar,
Que lá em casa não tem água,
Nem pr'a cozinhar.
~~~~~~~~~~~~~
Marchinha de Romeu Gentil e Paquito, interpretada por Emilinha Borba no Carnaval de 1951 (Brasil)

30 de maio de 2021  · 

 
foto victor nogueira - pormenor dum mural na Rua das Oliveiras, em Setúbal  (2018 01 23 Canon 151_01)

No Troino, bairro que foi habitado por famílias dedicadas às fainas do mar e da indústria conserveira, na Rua das Oliveiras,  encontra-se um mural ,com motivos piscatórios, pintado num muro de suporte, obra algo degradada e parcialmente coberta por contentores do lixo. Foi executado nos finais de 2011 no âmbito do Projecto Setúbal Mais Bonita. Nele figuram alguns versos do poeta Sebastião da Gama.



30 de maio de 2022  · 

Foto victor nogueira - 2022 05 30 Lisboa Ponte Vasco da Gama. no Rio Tejo, nas brumas do tempo (F1000005)

30 de maio de 2023  ·  

Foto victor nogueira - Estuário do Rio Sado (IMG_5537 2021 08 04)   Em 1º plano um dos ferry-boats que faz a ligação entre Setúbal e a Península de Tróia, atracado na Doca das Fontainhas ou Doca de Recreio.   

O estuário do Rio Sado faz parte do Clube das Baías mais belas do Mundo, sendo o segundo mais vasto em Portugal, imediatamente a seguir ao Estuário do Rio Tejo,

O Estuário faz Parte da Reserva Natural do Sado, confinando também com o Parque Natural da Serra da Arrábida. 

O estuário do rio Sado foi a primeiro em Portugal que aderiu ao Clube das Mais Belas Baías do Mundo, desde 14 de novembro de 2002. O Clube, sediado em Vannes, França, é constituído por mais de quatro dezenas de enseadas distribuídas um pouco por todo o planeta.


30 de Maio de 2025

O tempo  quente veio de supetão, ainda a Primavera vai a meio, não com grossas bátegas de suor  mas com gotículos de que se agarram à pele num tempo seco e de trovoada, com a atmosfera pejada de minúscula poeira saharianas.

O dia este límpido, levemente neblinado. Na varanda da cozinha uma borboleta, atira-se freneticamente contra a vidraça, sem buscar outro caminho, agitando as asas desesperadamente, sempre que me aproximava. Embatia loucamente, quase em exaustão,  contra a vidraça transparente, incapaz de procurar alternativa, marrando como um touro contra o vidro, inquebrável.  Em vão tentei direcioná-la para o espaço livre e aberto ao exterior. Resolvi  deixá-la só, na sua insana luta,  Retornado algum tempo depois, ela já havia desaparecido!

quinta-feira, 29 de maio de 2025

Letras empilhadas, ano após ano, em Maio, 29, (re)colhidas em 2025

 * Victor Noguei


29 de maio de 2014  · 
 
Não descobri o autor, mas parece-me muito apropriado para ilustrar a chamada Uniâo Europeia e a base social de sustentação da troika PS(d)CDS

cartoon in 
http://www.chuvaacida.info/2013_07_01_archive.html

29 de maio de 2014  · 

o psd/cds cerra fileiras e o ps no fragor da batalha encena novas prima-donas sem mudar o programa. Muda apenas as lantejoulas. E no meio da encenação que durará pelo menos até se diluir o efeito da moção de censura do PCP, não se falará nem discutirá nada mais que o enredo do califa que quer ser califa no lugar do califazinho

Uma vista de olhos aos apoiantes perfilados com o califa que deu à costa é suficiente para ver que se trata de mudança de mosquinhas por moscardos. Ah! como sempre, o mau da fita é o pcp, pelo menos desde as sócretinas narrativas de cisco assis zorrinho ana gomes, "estadistas" de alto coturno estático.

EM TEMPO - drone (zangão, em inglês), é todo e qualquer tipo de aeronave que não necessita de pilotos embarcados para ser guiada. Esses aviões são controlados a distância por meios eletrônicos e por computador.

29 de maio de 2014  · 

esteja de costas folgadas, seguro e atento, ao desenrolar dos próximos episódios da pantomina "OS DIAS E AS NOITES DE FACA E ALGUIDAR", já a seguir, nos reality show televisivos e na imPRENSA de ma$$aS


29 de maio de 2014  · 

Enquanto no psd/cds folgam as costas com os passes de coelho por lebre, no ps seguro lacosta contam-se as armas para o pífio duelo intestinal entre mosquinhas e moscardos. Quanto ao mexilhão ...  ginjas com elas ?

29 de maio de 2014  · 

o ensarilhar das armas ou o duelo entre big lacoste e cisco seguro

cartoon in http://www.gothamgazette.com/.../1967-suing-for-gun-control

29 de maio de 2014  · 

Se as moções de censura fossem tão inócuas nunca  cisco assis teria falado delas não como censuras ao governo psd-cds mas como tentativas de dividir ... o ps de seguro costa cisco assis, dando origem a "estrondosas" abstenções qd da crise entre pedro e  paulo de gasparinho.   

E se fossem assim tão inócuas o ps seguro costa não estaria ensarilhado e em guerra intestinal entre mosquinhas e moscardos. Seguro sem conhecer o texto da moção, apesar do "frete", declarou que  o ps a votaria favoravelmente. Fosse La costa o líder, que faria ele  ? Teria avançado com outra moção de censura ? 

Seguro foi ingénuo ou sabendo do que a casa gasta, perdido por cem, perdido por mil, armadilhou o caminho do inteligente costa ? Que leva costa a sair do conforto de lisboa e dum futuro cadeirão em belém, que seria o seu projecto, e "queimar-se" no caldeirão como salvador da pátria  ? E que faz sócrates, aparentemente na sombra ? Que está para lá das aparências ?

Entretanto, o psd-cds deixam que o ps se esfrangalhe ? Separar-se-ão as águas no mar morto apesar de ou por causa do maremoto ?



29 de maio de 2014  · 

escrevem no "expresso"

«Anda tudo a ver o que distingue Costa de Seguro

Mais a forma do que o conteúdo separam Seguro e Costa, argumentam diversos editorialistas e comentadores na imprensa desta quinta-feira, perspetivando já o combate político nas legislativas.

29 de Maio de 2013

O "Reizinho", de Otto Soglow

h! pá ! Já me esquecera deste personagem de BD, de Otto Soglow (1900 - 1975), que lia em miúdo num gibi brasileiro em Luanda e tb publicado aos domingos no Primeiro de Janeiro, do Porto, nos anos 60 do passado milénio.

Era um rei anafado e "estranho", pouco convencional, ingénuo, simples, um pouco poeta, nada afectado, que procurava confundir-se com os seus súbditos. Cometia gaffes, brincava como uma criança. O seu reino também não era deste mundo...

Nas "tiras" de Soglow era um personagem silencioso e imperturbável. Numa corte de ministros, lacaios, guardas e rainha, o único que destoava era ele próprio, excêntrico e metido em situações embaraçosas.

~~~~~~~~~~

  Miguel Sampaio

Lembro-me muito bem! Todos os domingos no 1º de Janeiro... Havia tb outras tiras... o Gato Félix, salvo erro... long time gone... eheh

11 a

Silvia Mendonça

Eu me lembro bem desse personagem. E me lembro também que foi inspirado nesse personagem que o humorista brasileiro Jô Soares criou o seu "reizinho" em seu programa pelos idos de 1990. Grata por compartilhar. Beijos de mim.

11 a

Carlos Rodrigues

Sois Rei, sois Rei, sois Rei ?...🙂. Obrigado Vitor, é mesmo dos anos 60.

11 a

Joana Espanca Bacelar

Muito bom! Victor Nogueira, será que as crianças de hoje apreciam esta BD dos anos 60 e outras mais antigas?

11 a

Miguel Sampaio

Lembrei-me de outra que rb aparecia no 1º de Janeiro, O Príncipe Valente! Estão recordados?

11 a

Miguel Sampaio

Baú das memórias, eheh.

11 a

Milu Vizinho

(Y)

11 a

Maria João De Sousa

Nunca, nunca mais me lembraria se me não acontecesse ver estas imagens!!! Obrigada, Victor Nogueira!

11 a

Fatima Mourão

(Y)

11 a

Arminda Griff

Adoro BD...mas,desta não lembro de todo!!! Era mais ,Cebolinha,Xico Bento,Tio Patinhas e família ...... depois veio a Mafalda,Charlie Brown. E mais "adulta" lia ,dos meus manos,Michel Vaillant, (não sei se escrevo bem o nome) Fórmula 1....

11 a

             


29 de maio de 2014 
Conteúdo partilhado com: Público
Público
medra a procissão no adro
para que medrando
rime
e no agitar das ondas
sem rima remando
em catadupas
se esconda o pivete.
baralham
e no
baralho
viciado
embaralham-se
ensarilham-se
na salgalhada
estóico
alapado
pensam acorrentar
o mexilhão
à lapa
e
ao
rato ?
e a floresta
dos
animais
negra de enganos
é entrar
é entrar
meninos e meninas
é a valsa da burguesia
o baile dos tais
fatais
nos
sinais
da canga
lobos com hienas
lacraus e víboras
moscas e moscardos
em contínuo zum-zum
tubarões e sardinhas
polvos e aventesmas
no saco das farinhas
macacos e macaquinhos
avestruzes e pavões
em sacudidos safanões
aranhas e aranhiços
patranhas e enguiços
com melros e catatuas
pegas e papagaios
rosados ratinhos
e de cinza as ratazanas
o salalé roendo o miolo
e o cupim com estupim
crocodilos e piranhas
em alegre chilreada
palrando
as araras e os abutres
em babilónica sintonia
aos saltitos
ensarilhada salgalhada
cabras e ovelhas
nas parelhas
galos e galinhas às pintinhas
e galifões saltitões
caimões
carapaus com paus
e
os cordeiros com orelhas
velhas
de gato por lebre
e a febre
de
perúas e pardalitos
avestruzes catrapuzes
na teia
aranhas e aranhiços
com patranhas
e sumiços
com figurinhas e figurões
vai ensurdecedora a zoadeira na feira ?
e nós
azémolas
cavalgaduras
na pendura
de camelos e dromedários !?
setúbal 2014.05.29
Manela Pinto
muito bem (Y)
11 a
Carlos Rodrigues
Pois é, um Jardim Zoológico autêntico. Obrigado, um abraço, Vitor.
11 a
Victor Barroso Nogueira
eu diria mais que é um pantanal no meio do lamaçal, Carlos Rodrigues LOL
11 a
Editado
Carlos Rodrigues
Pantanal da Bicharada, não era um programa da TV ou uma canção infantil ? 🙂
11 a
Victor Barroso Nogueira
Carlos Rodrigues Esse era o Fungagá da Bicharada, salvo errro do Barata Moura 🙂
11 a
Victor Barroso Nogueira
https://www.youtube.com/watch?v=qaOyUxTVqrM&feature=kp
José Barata Moura - A Mudança do Macaco Zacarias
YOUTUBE.COM
José Barata Moura - A Mudança do Macaco Zacarias
José Barata Moura - A Mudança do Macaco Zacarias
11 a
Eliminar pré-visualização
Victor Barroso Nogueira
https://www.youtube.com/watch?v=2iQJZ0_xPIA
O Galo Badalo, a Galinha Balbina, o Pinto Jacinto e o Perú Glu-Glu.
YOUTUBE.COM
O Galo Badalo, a Galinha Balbina, o Pinto Jacinto e o Perú Glu-Glu.
O Galo Badalo, a Galinha Balbina, o Pinto Jacinto e o Perú Glu-Glu.
11 a
Eliminar pré-visualização
Carlos Rodrigues
Pois era, o Fungagá da bicharada, até era divertido para as crianças, mas os do Pantanal são aparentemente adultos e já tinham idade para terem juízo...🙂
11 a
Victor Barroso Nogueira
Eh! pá, estão como baratas tontas por causa do pote LOL
11 a
~~~~~~~~~
0

29 de maio de 2015  · 

foto de família - Luanda (Bairro do Maculsso) - zé luís 1951.05.29 - 1987.02.26

29 de maio de 2017  · 

foto de família - hoje o Pituca festejaria 66 anos - foto em Luanda, em 1951, na Rua Frederico Welwitsch. Na minha memória a última imagem dele é sorridente e com 36 anos. Ficam 3 poemas

ECCE HOMO (1)

29 de maio de 2018  · 

foto de família, em Luanda, na Praia do Bispo - Se o Pituca fosse vivo faria hoje 67 anos de idade.

29 de maio de 2024 
Conteúdo partilhado com: Público
Público
Fotos de família - Zé Luís (Luanda 1951.05.29 - Paço de Arcos 1987 02 26)
ECCE HOMO
Era o dia 26 de Fevereiro
O Pituca morreu!
Encerrado em si
hirto no seu pijama azul
as mãos bonitas e o rosto frio
um vergão em torno do pescoço
o rosto violáceo
o ar sereno.
Longe vai o tempo da minha alegria
das nossas brigas
da nossa amizade
…………………silenciosa
…………………tímida
…………………desajeitada.
Fica-me no pensamento
a lembrança de ti
nas coisas que me deste
……………….…,os livros os posters
……………..…...os bibelots as estatuetas
………………… africanas as tuas pinturas
………………… a Marilyn e o Pato Donald
………………… os discos e as cassetes.
Memória da infância perdida
nas palavras silenciadas
Meu irmão!
Setúbal 1987.12
.
É TEMPO DE CHORAR
É tempo de chorar
silenciosamente
os nossos mortos
irmãos encerrados
…………….encurralados
É tempo de chorar
enquanto
para lá desta hora
a vida se renova
por entre
……………. os bosques e
……………. os regatos
…………….……………. ….sussurantes
……………. do imaginar o son (h) o estilhaçado
É tempo de chorar o tempo que voa!
(IN MEMORIAM do meu irmão Zé Luis, morto de morte matada
…………….……………. por ele próprio e por muitos outros no tempo
…………….……………. que para ele terminou naquela tarde de
…………….……………. 26 de Fevereiro de 1987 ............................. )
Setúbal, 1989.02.03