domingo, 22 de julho de 2007

Lisboa - Bairro Alto


Teatro da Trindade - pormenor





Palácio do Marquês de Pombal - alçado lateral


O Palácio Pombal, classificado como imóvel de interesse público, foi mandado edificar por Sebastião Carvalho e Melo, avô do futuro Marquês de Pombal, no século XVII. Após o terramoto de 1755, o Marquês de Pombal procede a uma profunda remodelação e redecoração do edifício. O palácio passa, então, a caracterizar-se por uma extensa implantação em L, constituindo-se em quatro núcleos edificados que se articulavam com um cenográfico jardim em patamares. O que hoje subsiste corresponde à parte central e principal do palácio, na posse do município de Lisboa desde 1968. Do interior destacam-se o excelente conjunto de tectos em estuque de composição ornamental e figurativa, o oratório e o interessante conjunto de silhares de azulejo.













Bairro Alto, s.a., c. 1898 a 1908, Arquivo Municipal de Lisboa, AFML - A1614
No local onde foi construído a Vila Nova de Andrade, em Dezembro de 1513, surgida num alto, desenvolveu-se ao longo do séc. XVI e transformou-se num bairro, o Bairro do Alto. Freguesia: Encarnação



Bairro Alto - Convento dos Inglesinhos

Sem comentários:

Enviar um comentário

Águas passadas não movem moinhos? Bem ... enquanto passaram podem ou não tê-los movido e assim ajudado ou não a produzir a farinha para o pão que alimenta o corpo sem o qual o espírito não existe. (Victor Nogueira)