domingo, 12 de agosto de 2007

Como ter Lisboa a seus pés?

***
.
Passear pela cidade e observá-la de locais privilegiados é um dos maiores prazeres para quem visita ou vive em Lisboa. Situados em várias colinas, os miradouros apresentam facetas muito diferentes e belas da cidade.

Junto ao Bairro Alto, o Miradouro de São Pedro de Alcântara abarca as zonas mais típicas e as mais modernas da cidade. Numa ponta podemos ver o Castelo, a Sé, a Baixa e uma pequena faixa de rio. Continuando pela profusão de pequenas casas todas equilibradas nas elevações, podemos identificar a Avenida da Liberdade, a Graça, o Jardim do Torel e o elevador do Lavra. A vista para a esquerda abarca ainda a parte mais moderna de Lisboa. O Sheraton, os hotéis sobranceiros ao Parque Eduardo VII e ainda uma pontinha das Amoreiras completam a imagem. Este miradouro permite uma visão muito particular da cidade e dos seus contrastes.
.
Do Castelo de S. Jorge a vista é também extraordinária. Fronteiro ao Jardim de S. Pedro de Alcântara, a vista parece muito semelhante. As casas encarrapitadas umas nas outras espalhando-se em várias direcções e os edifícios da Baixa Pombalina são os mesmos. A maior diferença está mesmo na visão do rio, ampla e serena.
.
Muito perto, embora noutra colina está o Miradouro da Senhora do Monte. Este é um ponto de observação sem a dimensão dos outros miradouros, com um pequeno jardim. No entanto, é também um dos pontos mais altos e como tal permite uma visão mais geral de toda a cidade, das suas casas e da sua luz tão característica.
.
Para quem prefere observar o rio e os barcos que entram e saem do porto, o local a visitar é o miradouro de Santa Catarina. Perto do elevador da Bica, está um pouco escondido, mas vale a pena a descoberta pois o panorama que lá se observa é único. Para ter uma imagem diferente da zona do Cais do Sodré e da margem sul, este é certamente o local a visitar.
.
Existem ainda outros miradouros na cidade como o da Graça, o de Santa Luzia, em São Vicente de Fora, ou o de Belém. Estes são apenas alguns exemplos de formas de ver a cidade em toda a sua beleza e em todos os seus aspectos.
.

4 comentários:

  1. Das poucas vezes que estive em Lisboa, nunca a pressa me deixou olhá-la dos miradouros!
    Agora, aguçado o apetite, da próxima vez tentarei ficar o tempo suficiente para a contemplação.

    Bj.

    Maria Mamede

    ResponderEliminar
  2. E com este texto, fiquei com vontade de ir passear para Lisboa :)

    ResponderEliminar
  3. olá! eu nasci em cascais sao domingos de rana e vim para o algarve com 7 anos . é logico k ja´voltei a lisboa varias vezes , mas para fazer essas visitas todas não. lembro-me k kuando morava aí os meus pais me levavam muito a mim e aos meus irmaos era ao palacio da pena .tenho k ir aí realmente com mais calma. obrigada pela dica pois adorei esta viagem visual por lisboa. a minha mae nasceu em viseu depois ainda veio
    PARA FARO E COM 11 ANOS FOI MORAR PARA LISBOA COM UNS TIOS E ELA É K CONHECE TODOS OS CANTINHOS DE LISBOA.
    BJO
    E OBRIGADO POR ESTAS FOTOS E EXPLICAÇÕES MARAVILHOSAS
    BJO
    CARLA GRANJA

    ResponderEliminar
  4. S.Pedro de Alcântara!
    Lindo e linda a paisagem que se pode ver de lá.
    Subindo o elevador da Glória é num instante.
    Ia lá muito na hora de almoço.
    Principe Real, outro jardim lindo.
    Por mais um pouco podemos ir ao Rato e subir até à Estrela. Atravessamos o Jardim, e tomamos café na Esplanada.
    Belos tempos. Há tantos anos que lá não vou, mas qualquer dia meto-me a caminho.
    Bj
    Maria

    ResponderEliminar

Águas passadas não movem moinhos? Bem ... enquanto passaram podem ou não tê-los movido e assim ajudado ou não a produzir a farinha para o pão que alimenta o corpo sem o qual o espírito não existe. (Victor Nogueira)