terça-feira, 25 de setembro de 2007

Breve intervalo com resumo de outras deambulações

* Victor Nogueira

Estive duas vezes em Tomar, uma de noite, deambulando encantado pelas ruas desertas, e outra de dia, quando visitei de novo a povoação e tive então oportunidade de visitar a sinagoga, a igreja matriz e o Castelo e Convento dos Templários. Adorei a cidade, tal como Constançia. Mas nunca tivr ocasião de ir a Almourol. Também estive várias vezes em Pombal, quer de noite, quer de dia, mas é mais pobrezinha. Na última vez descobri o que resta do Centro Histórico, onde se encontram a antiga cadeia, agora Museu, bem como o Palácio e os Armazéns que pertenceram ao Marquês de Pombal e Conde de Oeiras. Deambulei também por Soure, terra onde ele terá nascido. Em Tentúgal come-se bem, num restaurante cujo nome esqueci e que mal se dá por ele quando passamos de entrada ou saída da povoação. Montemor o Velho desiludiu-me, pois nada mais encontrei para além das muralhas e ruínas, Sou um viajante diurno e nocturno e às vezes algumas povoações encantam-me à noite mas quando volto de dia fico por vezes desencantado.

2 comentários:

  1. Sempre que me é dado viajar, por perto ou longe, embora gostando de visitas nocturnas, gosto especialmente das diurnas, pelo encanto que para mim tem o sol.


    Bj

    Maria Mamede

    ResponderEliminar
  2. Sempre que me é dado viajar, por perto ou longe, embora gostando de visitas nocturnas, gosto especialmente das diurnas, pelo encanto que para mim tem o sol.


    Bj

    Maria Mamede

    ResponderEliminar

Águas passadas não movem moinhos? Bem ... enquanto passaram podem ou não tê-los movido e assim ajudado ou não a produzir a farinha para o pão que alimenta o corpo sem o qual o espírito não existe. (Victor Nogueira)