domingo, 23 de setembro de 2007

Um 1º de Maio no tempo do fascismo

* Victor Nogueira/DN
.


.

O 1º de Maio é um dia dos trabalhadores comemorado em muito países desde 1889, por vezes em festa mas quase sempre em luta por melhores condições de vida e de trabalho. O mesmo sucedeu em Portugal na longa noite fascista, apesar de repressão e da negação de direitos elementares, como os de associação, manifestação e reunião.

Ao folhear jornais desse tempo encontramos o 1º de Maio de 1962 segundo o Diário de Notícias de 3 de Maio, de que transcrevemos partes essenciais, mantendo os subtítulos originais:

"O 1º de Maio foi assinalado em Lisboa por desagradáveis acontecimentos ocorridos ao fim da tarde, em várias artérias da Baixa. (....)»

.

Quer saber uma parte da história de que fala o Funcionário Cansado pela pena de Luiz Pacheco em Café Gelo (4) ? Então visite o Kant_O_XimPi, no post colocado por Victor Nogueira em @ Sábado, Março 31, 2007

.
Jornal do STAL nº 53 (1999 Abril)

.

FOTOGRAFIA de Repressão duma Manifestação em Battle - 1934

Sem comentários:

Enviar um comentário

Águas passadas não movem moinhos? Bem ... enquanto passaram podem ou não tê-los movido e assim ajudado ou não a produzir a farinha para o pão que alimenta o corpo sem o qual o espírito não existe. (Victor Nogueira)