Foto Victor Nogueira - - muralhas da antiga povoação vistas do castelo. Os restantes são o Castelo de Palmela e o Forte de S. Filipe, em Setúbal
Com a introdução, aperfeiçoamento e generalização da pirobalística a partir do século XV o interesse estratégico das fortificações medievais desapareceu, sendo muitas abandonadas, transitando para locais mais acessíveis. Foi o que sucedeu com a vila de Sesimbra, que se mudou para a beira-mar, como se vê na foto. As fortificações passaram a obedecer às concepções de Vauban, de que Almeida ou Valença do Minho são exemplos. Contudo, alguns castelos medievais adoptaram o sistema Vauban, coexistindo com as construções medievais, como em Palmela ou no forte do Outão, em Setúbal. O Forte de s. Filipe nesta última cidade pertence inteiramente ao novo sistema construtivo de fortificações.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Águas passadas não movem moinhos? Bem ... enquanto passaram podem ou não tê-los movido e assim ajudado ou não a produzir a farinha para o pão que alimenta o corpo sem o qual o espírito não existe. (Victor Nogueira)