quinta-feira, 10 de abril de 2014

Ernie Pike, por Oesterheld e Hugo Pratt

Ernie Pike é o personagem duma banda desenhada, da autoria de Héctor Germán Oesterheld, cujo primeiro desenhador foi Hugo Pratt. Oesterheld foi executado em 1977 em plena ditadura fascista argentina, por causa duma sua obra sobre Che Guevara, considerada como a mais bela história escrita sobre o revolucionário e guerrilheiro da Revolução Cubana, também ele assassinado pelas mesmas forças fascistas,estas bolivianas.
Ernie Pike não é um “herói” mas sim um perdedor, correspondente de guerra designadamente na Coreia e no Vietname, tendo como inspiração um repórter real, correspondente de guerra, Ernie (Ernest) Pyle. morto no Japão em 1945
Ernie Pike é um narrador de histórias, não baseadas em batalhas reais ou feitos militares do ponto de vista oficial, mas em soldados anónimos, cujas tragédias têm origem em mal-entendidos ou desencontros, Histórias sem “heróis” nem “bons” e “maus”; são personagens que enlouquecem, que matam amigos por engano ou por terem acreditado erradamente que haviam sido por eles traídos, que procuram ser assassinados para evitar uma morte horrível, ou que são forçados a matar os camaradas mortalmente feridos e que não podem ser deixados para trás ou cujo sofrimento procuram abreviar.
Mais sobre Ernie Pyle em

Sem comentários:

Enviar um comentário

Águas passadas não movem moinhos? Bem ... enquanto passaram podem ou não tê-los movido e assim ajudado ou não a produzir a farinha para o pão que alimenta o corpo sem o qual o espírito não existe. (Victor Nogueira)