quinta-feira, 15 de maio de 2014

redes sociais - realidades e virtualidades

* Victor Nogueira

1. - O inFaceLock é como a vida real, só que por aqui há mais máscaras e lantejoulas e menos freio para as inibições de muitos/as. E muitas e variadas narrativas, para (quase) todos os gostos, olhares e apetites.
2.- Aos efabuladores toda a magia dos gestos, dos dedos, do olhar , dos lábios e das palavras é permitida.
... o pior é se, levados nas asas da imaginação, no final encontram não um personagem de carne e osso mas apenas areia, pó, cinzas e chumbo em cadeia.


  • Viriato F. Soares Boa noite! Esta análise Victor, é parcialmente verdadeira e na generalidade estou de acordo, embora não se possa generalizar... De facto há por aqui feiras de vaidades, narcisismos patológicos, perfis falsos, perigosos e cínicos, indivíduos oportunistas e outros que mesmo em bicos de pés têm um grande vazio de ideias e no fundo nada têm para dizer a ninguém. Já há muito que constatei isso. Mas na vida real acontece o mesmo! Ah, já me esquecia ... também há muito elitismo.. em certos grupos. No entanto, existe por aqui muita gente sincera, com autenticidade, com ética e princípios; gente bem intencionada que intervêm como sabem, nem todos podem ter cursos superiores ou serem muito cultos! É assim que vejo este mundo virtual!
  • Victor Nogueira Viriato F. Soares Como sociólogo que sou nunca andei iludido nas redes sociais. Não me "queixo" das redes sociais, apenas reflicto sobre a vida nas suas várias formas de expressão As redes sociais permitiram-me encontrar pessoas interessantes, fazer amizade com algumas, reencontrar velhas amizades e colegas dos bancos da escola e de luanda. Para além dalgumas "desilusões", mas essas tb acontecem na vida real E nas pessoas que me comentam ou partilham comigo encontro muito mais qualidade do que nas caixas de comentários de leitores on line de jornais de "reverência" ou de certos blogs. Aqui como na vida real, devemos saber distinguir um encontro em nossa casa dum encontro a uma mesa de café com amizades ou conhecimentos ou na "multidão" LOL Abraço
    11 h · Gosto · 2
  • Viriato F. Soares Boa tarde Victor, esse é também no essencial o meu ponto de vista, regra geral não faço comentários muito longos, mas, há aqui pessoas com as quais vale a pena conversar. Um abraço!
    18 s · Gosto





  • Manela Pinto deixa la.................... Ver tradução
  • Carlos Rodrigues Respondi-temais abaixo Victor, com Miguel Torga, sempre atual.
  • Joaquim Do Carmo ... pois! 
  • Silvia Mendonça Interessante.
  • Margarida Piloto Garcia Sem dúvida. Aqui dou-te razão. Felizmente ainda há muitas excepções.
  • Maria João de Sousa a efabulação é um precioso elemento da criatividade, Victor Nogueira, sem dúvida! Mas não a levemos ao ponto de recriar um alter-ego... mas isto digo eu que, não estando nada contente com aquilo que tenho, gosto mesmo muito daquilo que sou... desde os primeiríssimos tempos me apercebi de que isto estava "minadinho" de perfis falsos... não deixa de ser um fenómeno interessante, não senhor, se o encararmos com o distanciamento e a objectividade da análise comportamental...
    há 17 horas · Gosto · 1
  • Manuela Miranda Não sei comentar beijinhos
  • Isabel Dias Alçada Amigo se não fosse e Face não lia as suas belas partilhas , beijos amigo feliz noite !
  • Victor Nogueira Maria João de Sousa Como sociólogo que sou nunca andei iludido nas redes sociais. Não me "queixo" das redes sociais, apenas reflicto sobre a vida nas suas várias formas de expressão LOL Bjos
    há 15 horas · Gosto · 2
  • Victor Nogueira Olá Isabel Dias Alçada As redes socias permitiram-me encontrar pessoas interessantes, fazer amizade com algumas, reencontrar velhas amizades e colegas dos bancos da escola e de luanda. Para além dalgumas "desilusões", mas essas tb acontecem na vida real  Bjos
    há 15 horas · Editado · Gosto · 3
  • Isabel Dias Alçada Amigo Victor Nogueira,estou como um amigo meu diz,não somos extraterrestres somos as mesmas pessoas reais, aqui tem um problema demora-se mais tempo a descobrir a mentira a maldade , mas falo por mim já conheci e lidei com pessoas com muito mau carácter , mas os bons que tenho como amigos dá para esquecer o mau. Beijos e abraços AMIGO !
    há 15 horas · Editado · Gosto · 1
  • Lya Tavares Já me deparei com vários perfis falsos que, com o tempo, é fácil distingui-los.Há os que revelam-se e há os que escondem-se sob máscaras. Como muitos, reencontrei e fiz novos amigos,o que na rotina da vida diária seria quase impossível fazê-lo. Em especial, meus queridos portugueses, irmãos de minha segunda pátria (que não conheço pessoalmente, res).
    há 15 horas · Editado · Gosto · 1
  • Lya Tavares E, outra coisa, aqui nos tornamos mais "íntimos" do que somos, porque "lemos" um ao outro, compartilhamos ou não o "gosto" do outro, o que no cotidiano real e imediato da vida nem sempre o fazemos.
    há 15 horas · Gosto · 1
  • Lya Tavares Mas a solidão das pessoas é algo inalienável!
  • Sem comentários:

    Enviar um comentário

    Águas passadas não movem moinhos? Bem ... enquanto passaram podem ou não tê-los movido e assim ajudado ou não a produzir a farinha para o pão que alimenta o corpo sem o qual o espírito não existe. (Victor Nogueira)