Léonard é um personagem da BD criado em 1976, com argumento de Bob de Groot e desenho de Philippe Liegeois (Turk). Supostamente baseada em Leonardo da Vinci, as "histórias" situam-se no século XVI. Léonard é um inventor à frente do seu tempo, vaidoso e cioso da sua genialidade,que tem um "discípulo", Basile Landouye ou Basile Lebète. Tal como Gaston é um desajeitado que aprecia "sopas e descanso" mas a quem o "mestre" não dá sossego e às mãos do qual, como sofrida cobaia, suporta autênticos tratos de polé.
Muitos dos inventos são baseados em tecnologia actual, Tal como em Gaston Lagaffe, as invenções terminam em fracasso mais ou menos estrondoso. Embora Basile seja também um inventor, a sua principal preocupação é conseguir escapar do olhar e das experiências de Lénard para encontrar um local onde possa descansadamente bater a sua soneca, acabando contudo por ser descoberto e violentamente acordado pelo "mestre"
A série tem outros personagens secundários, entre os quais o gato Raoul Chatigré, que fala e filosoficamente se pronuncia sobre Léonard e Basile, que o ignoram. Na série de Gaston Lagaffe também surge um gato, turbulento, mas sem as características de Chatigré.
Mais sobre Léonard em https://fr.wikipedia.org/wiki/L%C3%A9onard_(bande_dessin%C3%A9e)
e em Léonard le site officiel - Tout l'univers de Léonard - Bandgee
e em Léonard le site officiel - Tout l'univers de Léonard - Bandgee
Sem comentários:
Enviar um comentário
Águas passadas não movem moinhos? Bem ... enquanto passaram podem ou não tê-los movido e assim ajudado ou não a produzir a farinha para o pão que alimenta o corpo sem o qual o espírito não existe. (Victor Nogueira)