Setúbal - Rua Rodrigo Ferreira da Costa
In illo tempore, em évoraburgomedieval como em muitas outras povoações tocava a sirene e ressoavam as botas cardadas dos bombeiros voluntários rumo ao quartel para combaterem / enfrentarem um sinistro, normalmente um incêndio.
Esta é uma das caixas pata chamar os "bombeiros municipais" que antecederam as Companhias, Batalhões ou Regimentos profissionalizados de Sapadores Bombeiros, na dependência de Câmaras Municipais, que existem apenas em Lisboa, Porto, Braga, Coimbra. Vila Nova de Gaia, Faro e Setúbal.
No resto do país todo o esforço dos bombeiros assenta na carolice, consciência social, espírito de sacrifício ou amor à camisola dos bombeiros/as voluntários/as.
No Porto ou em Lisboa estas caixas tinham informação complementar: o nº de toques do sino das igrejas,indicava a zona para onde os bombeiros se deveriam dirigir.
As fotos acima são junto da sede da Associação da Velha Guarda dos Bombeiros Sapadores de Setúbal, na Junção das Avenidas da Bela Vista e Belo Horizonte
Évora - desfile dos Bombeiros Voluntários na Praça do Giraldo
Paço de Arcos
Setúbal
Sem comentários:
Enviar um comentário
Águas passadas não movem moinhos? Bem ... enquanto passaram podem ou não tê-los movido e assim ajudado ou não a produzir a farinha para o pão que alimenta o corpo sem o qual o espírito não existe. (Victor Nogueira)