foto victor nogueira - Barreiro - Coreto defronte da SDUB - Sociedade Democrática União Barreirense - "Os Franceses"
"Associativismo - A primeira associação de carácter recreativo é fundada em 1848, a Sociedade Filarmónica Barreirense, que em resultado de uma cisão interna em 1870, dá origem às atuais Sociedade de Instrução e Recreio Barreirense “Os Penicheiros” e Sociedade Democrática União Barreirense “Os Franceses”.
Contudo, a mais antiga coletividade do concelho é a Sociedade Filarmónica Lavradiense, fundada em 1867 por D. José Maria Carcome Lobo.(...)
(...) Atualmente existem mais de 60 associações ativas em todo o concelho do Barreiro. Algumas estão instaladas em imóveis de reconhecido valor histórico e arquitetónico.
- Edifício da Sociedade Democrática União Barreirense «Os Franceses»
- O edifício apresenta planta composta por Sede da coletividade e Ginásio. O primeiro foi construído de raiz em 1930, sob projeto de José Pedro Campos, sócio da SDUB, que o ofereceu gratuitamente à associação. Trata-se de um imóvel cuja arquitetura apresenta aspetos de revivalismo numa linguagem classicizante, ao nível dos arcos plenos, das pilastras que conferem muito ritmo à fachada, dos florões e pendões, tudo em estuque relevado. Em coroamento uma platibanda em balaustrada.
Adossado ao edifício antigo, o Ginásio, que foi construído em 1964, sob projeto de Ezequiel da Costa Cavaco. (,,,)" https:// www.cm-barreiro.pt/pages/ 847
— com Margarida Piloto Garcia, Nádia Silva, Macario Dias e Maria Jorgete Teixeira.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Águas passadas não movem moinhos? Bem ... enquanto passaram podem ou não tê-los movido e assim ajudado ou não a produzir a farinha para o pão que alimenta o corpo sem o qual o espírito não existe. (Victor Nogueira)