A propósito de "debates" sobre a publicação seguinte:
E relevante que os EUA tenham ou não pedido desculpas e que as "bocas" se foquem neste aspecto? Ou o que é relevante é o facto de por engano um avião civil (iraniano) ter sido abatido por um navio de guerra (norte-americano)? Isto é, qualquer avião civil pode ser abatido "alegadamente" por engano, i.e. o meio de transporte mais seguro pode tornar-se ..."inseguro" pelo facto dos "artilheiros" e "olheiros" não conseguirem distinguir um avião comercial civil duma aeronave militar de combate? Como diria o Carlos Barradas, "Balha-me Deus?" Ou o "Diabo?"
HG - a relevância aqui surge apenas por o artigo o mencionar. Falaciosamente.
Victor Nogueira - H G - A "notícia" tem duas partes:uma factual, indesmentível. , o abate do avião civil e as vítimas civis. Outra "extrapolativa.": alguém pelos EUA "não ter pedido desculpas" e o Governo dos EUA ter "premiado" logo de seguida a tripulação do navio de guerra.
Ora o "Observador" esclarece que o Presidente dos EUA, Ronald Reagan, pediu "desculpas" e, admitiu "reparações ou compensações às famílias das vítimas."
Face a isto, não é crível que o Governo dos EUA tenha "premiado" a tripulação
(...) De acordo com a informação divulgada naquela altura por um porta-voz do Pentágono, a Marinha teria recebido dois sinais diferentes do Airbus: um indicava que podia ser uma aeronave civil, o outro dizia respeito a um avião de guerra F14 iraniano. Convencido que o seu navio estava em perigo, o comandante William Rogers III terá dado instruções para abater o avião civil, quando este se encontrava a cerca de 15 quilómetros da embarcação.
Conclusão
George H. W. Bush disse efetivamente que nunca pediria desculpas em nome dos Estados Unidos. Contudo, ele não era o Presidente do país em 1988, quando a Marinha norte-americana abateu um avião civil iraniano, matando as 290 pessoas a bordo, 66 das quais crianças. Ronald Reagan, o então Presidente dos EUA, pediu desculpa ao governo iraniano pelo sucedido. Desta forma, conclui-se que não é correto afirmar que “os Estados Unidos recusaram-se a pedir desculpas” ao Irão. (...)»
Sem comentários:
Enviar um comentário
Águas passadas não movem moinhos? Bem ... enquanto passaram podem ou não tê-los movido e assim ajudado ou não a produzir a farinha para o pão que alimenta o corpo sem o qual o espírito não existe. (Victor Nogueira)