Desobedecendo às instruções do Posto de Comando do Movimento das Forças Armadas, o povo de Lisboa, incluindo a juventude de então, os velhos de agora, saíram à rua e transformaram um golpe de Estado numa Revolução, cercando o Quartel General da GNR (Largo do Carmo), onde se refugiara Marcelo Caetano, Presidente do Conselho de Ministros, a Sede Nacional da PIDE/DGS (Rua António Maria Cardoso), os militares no Terreiro do Paço, levando à rendição do Regimento de Cavalaria 7, a única e poderosa força militar que se opunha ao Golpe, e o Forte de Caxias, uma das prisões políticas do fascismo. Note-se que o povo na rua foi um importante elemento que impediu que a fragata Gago Coutinho disparasse contra as forças revoltosas no Terreiro do Paço.
A PIDE foi a última força do regime a render-se, depois de ter disparado contra a multidão causando mortos e feridos entre os civis. Ao tentar fugir, um dos agentes da PIDE/DGS seria morto pelos militares, por não ter acatado a ordem de se render.
A libertação dos presos políticos dos Fortes de Caxias e de Peniche ocorreu apenas na madrugada de 27 de Abril, quando o MFA pôs finalmente termo às manobras do General Spínola (que havia nomeado um novo Director para a PIDE/DGS, que pretendia manter) e às tentativas de ser esta a dizer quem deveria ser libertado ou continuaria preso.
AQUI O TEXTO DO 1º COMUNICADO DO MFA:
«“Aqui Posto de Comando do Movimento das Forças Armadas. As Forças Armadas Portuguesas apelam para todos os habitantes da cidade de Lisboa no sentido de recolherem a suas casas nas quais se devem conservar com a máxima calma.
Esperamos sinceramente que a gravidade da hora que vivemos não seja tristemente assinalada por qualquer acidente pessoal para o que apelamos para o bom senso dos comandos das forças militarizadas no sentido de serem evitados quaisquer confrontos com as Forças Armadas. Tal confronto, além de desnecessário, só poderá conduzir a sérios prejuízos individuais que enlutariam e criariam divisões entre os portugueses, o que há que evitar a todo o custo.
Não obstante a expressa preocupação de não fazer correr a mínima gota de sangue de qualquer português, apelamos para o espírito cívico e profissional da classe médica esperando a sua acorrência aos hospitais, a fim de prestar a sua eventual colaboração que se deseja, sinceramente, desnecessária.”»
Joaquim Lopes Guizado O comandante da Bateria de artilharia pesada de Vendas Novas posicionada no Alto do Cristo Rei , também enviou um aviso muito sério ao comandante da Gago Coutinho , baixava as peças ou então ia imediatamente ao fundo . Mas nessa altura parte da guarnição da fragata tinha desobedecido às ordens do Comandante . Figura muito conhecida .
Sem comentários:
Enviar um comentário
Águas passadas não movem moinhos? Bem ... enquanto passaram podem ou não tê-los movido e assim ajudado ou não a produzir a farinha para o pão que alimenta o corpo sem o qual o espírito não existe. (Victor Nogueira)