domingo, 26 de abril de 2020

CONFINAMENTO COMPULSIVO DAS PESSOAS COM MAIS DE 70 ANOS?

* Victor Nogueira



QUE DIZ O ARTº 13º DA CONSTITUIÇÃO?

Artigo 13.º (Princípio da igualdade)
1. Todos os cidadãos têm a mesma dignidade social e são iguais perante a lei.
2. Ninguém pode ser privilegiado, beneficiado, prejudicado, privado de qualquer direito ou isento de qualquer dever em razão de ascendência, sexo, raça, língua, território de origem, religião, convicções políticas ou ideológicas, instrução, situação económica, condição social ou orientação sexual.



ISTO TIRA-ME DO SÉRIO. ENTÃO UM CIDADÃO OU CIDADÃ NO PLENO USO DAS SUAS FACULDADES MENTAIS PODE SER "LIMITADO" NO EXERCÍCIO DAS SUAS LIBERDADES, DIREITOS E GARANTIAS?




VÃO OBRIGAR OS MAIORES DE 70 ANOS A USAREM A ESTRELA DE DAVID? VÃO ADMINISTRATIVA E LIMINARMENTE SEREM DECLARADOS INCAPAZES E / OU INTERDITOS TODOS OS MAIORES DE 70 ANOS INDEPENDENTEMENTE DO QUE A LEGISLAÇÃO ESTABELECE E GARANTE?



VÃO NOMEAR CURADORES PARA TODOS OS MAIORES DE 70 ANOS, COMO SE FOSSEM PSIQUICAMENTE INCAPAZES E SEM CAPACIDADE DE AUTO-DETERMINAÇÃO?



NO TEMPO DO FASCISMO, DA REPRESSÃO, DA FOME, DA GUERRA COLONIAL E DA MISÉRIA HAVIA A LENGA-LENGA MENTIROSA DE QUE OS COMUNISTAS MATAVAM OS VELHOS COM UMA INJECÇÃO ATRÁS DA ORELHA E TORNAVAM AS MULHERES PROPRIEDADE COLECTIVA, PARA ASSUSTAREM A POPULAÇA QUE OUSASSE PÔR EM CAUSA O FASCISMO, AO REIVINDICAR E LUTAR POR MELHORES CONDIÇÕES DE VIDA E DE TRABALHO!



E AGORA, AO ARREPIO DA CONSTITUIÇÃO E DAS DECLARAÇÕES DOS DIREITOS DA HUMANIDADE, VÃO CONSTRUIR "LAZARETOS" OU "GAFARIAS" OU "CAMPOS DE CONCENTRAÇÃO", TALVEZ CERCADOS DE ARAME FARPADO, ELECTRIFICADO, PARA OS VELHOS, A "PESTE GRISALHA" INFECTO-CONTAGIOSA?



E NÃO VÊM QUE ISTO É MAIS UM PASSO NA ORQUESTRAÇÃO PARA UMA SOCIEDADE CONCENTRACIONÁRIA, DE ESCRAVOS E SUB-HUMANOS AO SERVIÇO DOS SENHORES DA TERRA?



NUMA COMPLETA IRRACIONALIDADE MUITAS PESSOAS ACEITARAM COMO PERFEITAMENTE NATURAL



1. - A SUSPENSÃO DE DIREITOS, LIBERDADES E GARANTIAS, COMO OS DE RESISTÊNCIA, DE REUNIÃO, DE ASSOCIAÇÃO, DE CIRCULAÇÃO, DE MANIFESTAÇÃO, DE GREVE, DE ACTIVIDADE SINDICAL, ENTRE OUTROS



3. - ACEITARAM COMO NATURAL O CONFINAMENTO INSANO DUMA PARTE DA POPULAÇÃO ENQUANTO A RESTANTE GARANTIA AS SUAS NECESSIDADES BÁSICAS



3. - ALUCINADAS DE MEDOS, RECEIOS E INSANAS ANGÚSTIAS INDUZIDAS PELA COMUNICAÇÃO E REDES SOCIAIS, TORNARAM-SE INTOLERANTES A QUEM PENSE DE MODO DIFERENTE, COM SLOGANS ESTILO "foda-se, fica em casa" EM NÃO POUCOS CASOS IGUALANDO-SE AOS BUFOS DA PIDE AO "DENUNCIAREM" À POLÍCIA QUEM PENSA DE MODO DIFERENTE E CIRCULA PELAS RUAS, MESMO QUE CUMPRA E RESPEITE AS DIRECTIVAS SANITÁRIAS.



4. - MUITOS O POUCOS OSTRACIZAM O PESSOAL DOS ESTABELECIMENTOS DE SAÚDE, DOS SUPERMERCADUOS, DAS FORÇAS DE SEGURANÇA, TAMBÉM ESTES CONSIDERADOS POTENCIAIS AGENTES INFECTO-CONTAGIOSOS, IRRESPONSÁVEIS SE REGRESSASSEM ÀS SUAS RESIDÊNCIAS, PONDO EM CAUSA A "saúde e segurança" DE VIZINHOS TRESLOUCADOS, BERRAM E UIVAM ESTES..



5. - MUITOS TRANSFORMADOS EM ZOMBIES, SERES SEM ALMA, MORTOS-VIVOS, NEGANDO A NATURAL CONVIVIALIDADE E SOCIABILIDADE NA EXPRESSÃO E PARTILHA DOS GESTOS FÍSICOS DE TERNURA, AMIZADE, AMOR, O OUTRO TRANSFORMADO EM INIMIGO, EM POTENCIAL ALVO A ABATER, ESCOLHENDO A VEGETATIBILIDADE FETAL EM VEZ DA VIDA DESASSOMBRADA.



COMO ESCREVEU Martin Niemoller A PROPÓSITO DO NAZI-FASCISMO



Quando os nazistas levaram os comunistas,
eu calei-me, porque, afinal, eu não era comunista.



Quando eles prenderam os sociais-democratas,
eu calei-me, porque, afinal, eu não era social-democrata.



Quando eles levaram os sindicalistas,
eu não protestei, porque, afinal, eu não era sindicalista.



Quando levaram os judeus,
eu não protestei, porque, afinal, eu não era judeu.



Quando eles me levaram,
não havia mais quem protestasse.



AQUI FICA O TEXTO DA DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS, APROVADA PELA ONU EM 1948.12.10


Sem comentários:

Enviar um comentário

Águas passadas não movem moinhos? Bem ... enquanto passaram podem ou não tê-los movido e assim ajudado ou não a produzir a farinha para o pão que alimenta o corpo sem o qual o espírito não existe. (Victor Nogueira)