* Victor Nogueira
O Santuário de N. Sra da Conceição da Muxima situa-se na povoação que durante muitos séculos foi também um presídio, nas margens do Rio Cuanza
Há outras igrejas com aspecto similar, como a Ermida de N. Sra da Nazaré em Luanda, que já não é de S. Paulo da Assunão de Luanda mas apenas Luanda.
A partir do meu espólio fotográfico tenho vindo a publicar a série "Santuários" na meu blog fotográfico
Uma ermida é um templo religioso edificado num sítio ermo, como era aquele no século XVII. . Sim, a povoação de S Paulo de Luanda foi inicialmente edificada na Ilha do Cabo, onde foi construída a Igreja que refere em 1575. Pouco depois a povoação foi transferida para o continente defronte, crescendo à sombra da então Fortaleza de S. Paulo, posteriormente renomeada como de S. Miguel Na sequência da reconquista de Angola aos Holandeses, a povoação passou a ser designada por S. Paulo da Assunção de Luanda. Creio que após 1975 ficou apenas com o nome gentílico de "Luanda".
Aqui está uma breve relação das igrejas mais antigas de Luanda - 1575 Senhora do Cabo . 1583 Senhora da Conceição, 1636 Santíssimo Nome de Jesus (Colégio dos Jesuítas). 1660 Convento do Carmo ou de S. José, 1664, Senhora da Nazaré 1683 Senhora dos Remédios (Sé) A Misericórdia teve uma Igreja edificada nos finais do século XVI, entretanto demolida, sendo em 1679 construído um novo tempo, que não sei qual é nem onde se localiza mas que estará encerrado ao culto.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Águas passadas não movem moinhos? Bem ... enquanto passaram podem ou não tê-los movido e assim ajudado ou não a produzir a farinha para o pão que alimenta o corpo sem o qual o espírito não existe. (Victor Nogueira)