Foto victor nogueira - Lisboa - quiosque arte nova (pormenor) no Jardim 5 de Outubro (1998)
«O Jardim 5 de Outubro, ou Jardim da Burra, desenvolve-se no lado nascente da Basílica da Estrela e no seu centro encontra-se uma estátua de bronze que representa a Santa Família de Costa Motta (tio).
Nele há um quiosque centenário que pertenceu ao jornal "O Século", e que teve várias funções, tais como, o apoio a uma praça de táxis, nos anos 60 e 70, e abrigo do funcionário da estação de combustíveis nos anos 90.» (Wikipedia)
Ao ler este verbete, lembrei me que nos tempos em que frequentava "Económicas", no velho Convento ao Quelhas, ao descer a Calçada da Estrela, por este quiosque passava quotidianamente, e dele ser então um ponto de apoio aos taxistas. Esta foto é de 1998 e, aparentemente, é a única que a lhe tirei na altura.
Voltei ao Jardim da Estrela e à Basílica em 2018.04.27 (rolo 241), com intenção de fotografá-lo, mas depois, à saída, esqueci-me desse meu intento.
VER «Entre Paço de Arcos e a Estrela»
O estado do quiosque em 2012
Foto em Quiosque único de Lisboa corre risco de demolição (Cidadania Lxa)
O centenário quiosque, já restaurado, e calçada para esplanada, em parte conquistada ao jardim, foto José Carlos Carvalho, em 2014 in Providência cautelar ameaça Sá Fernandes - Expresso
Sem comentários:
Enviar um comentário
Águas passadas não movem moinhos? Bem ... enquanto passaram podem ou não tê-los movido e assim ajudado ou não a produzir a farinha para o pão que alimenta o corpo sem o qual o espírito não existe. (Victor Nogueira)