quinta-feira, 29 de outubro de 2020

os textos em 29 de outubro

 * Victor Nogueira



GRAVURA - "olê, mulher rendeira 1" por EDINA SIKORA


Esta Pénelope
não em Ítaca
mas no cimo do cerro
encerrada

por Ulisses não serra
as grilhetas
em cíclope tarefa.

Cadenciadamente
cai areia nas ampulhetas
e a teia
não ateia nem incendeia,

sem chama
a nau vagueia.

Tece pois Penlope a manta
sinhá moça rendeira
e em Tróia jazz
sem paz o segredo
que rima
em degredo

A harpa
hárpia é
uma farpa na rude escarpa

Não arrima Penélope
e
sem corda não acorda
sem ponte que aponte a fonte

não corre

em cerrado morre no cerro

sem Lampião
Maria, a Bonita !

.

Mindelo 2016.10.28

o "agit-prop" das direitas

Não é só com os "populismos" que a "direita" "liberal" e "ordeira" - adepta do darwinismo social - faz "agit-prop" de sinal contrário, mas acusando/acenando/ameaçando/amedrontando/aterrorizando com a "acusação" e o espantalho de que todos os que se lhe opõem são a "extrema-esquerda", nesta incluindo os "moderados". isto é, mesmo aqueles que não ponham em causa a des/ordem socio-económica estabelecida mas queiram apenas mais "justiça social" . Todos essa "extrema-esquerda" (subliminarmente) apresentada como usando faca na liga, navalha nos dentes e petardos nos bolsos.

OPINIÃO

A lengalenga do “populismo”

MANUEL LOFF 29/10/2016 - 05:27

De que partido é candidato Trump? O dos dois Georges Bush. De que partido europeu faz parte Berlusconi? O de Merkel, Passos Coelho ou Rajoy.

https://www.publico.pt/2016/10/29/mundo/opiniao/a-lengalenga-do-populismo-1749218?


Vou fechar a loja por agora. Aos/às raros/as leitores/as, até mjais logo e durmam bem e rezem ao Senhor dos Passos do Coelhone !

De repente um enorme ruído e vejo através das vidraças da loja as folhas a dançarem furiosamente e as cadeiras e mesas da esplanada adjacente a voaram literalmente, seguindo-se uma impiedosa e forte bátega de água. A tempestade chegou a Setúbal ! Abrandada a chuva regresso ao carro, ainda longe, encharcado até aos ossos, de nada servindo o guarda-chuva 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Águas passadas não movem moinhos? Bem ... enquanto passaram podem ou não tê-los movido e assim ajudado ou não a produzir a farinha para o pão que alimenta o corpo sem o qual o espírito não existe. (Victor Nogueira)