quarta-feira, 23 de março de 2022

1 milhão para quê?

 * Victor Nogueira

2011 03 23 - Do ponto de vista marxista não existe uma classe política, mas sim classes sociais que se definem conforme são ou não proprietárias dos meios de produção e como tal colocam ao seu serviço o poder político. Tal como não existe uma classe média, mas sim oscilantes camadas intermédias, que normalmente têm como espelho os detentores dos meios de produção, que procuram mimetizar, e são o caldo de cultura anarco-individualista avesso às consequentes organizações políticas e sindicais dos trabalhadores e que desembocam no apoio a soluções ditatoriais O partidos e os sindicatos não são todos iguais e é a prática que define a coerência com os programas políticos. .

À organização internacional do capital - pretendem opor movimentos mais ou menos espontâneos. À árdua e trabalhosa organização contraponham a "espontaneidade". E depois ..? 

Os organizadores da justa manifestação de 12 de Março que vão fazer ao inesperado menino que lhes caiu no regaço? Pk razão os meios de comunicação engrandeceram essa manifestação e silenciaram a dos professores ? Que sucedeu aos votos em Fernando Nobre, que abriram caminho a Cavaco Silva logo à 1ª volta? Para que serviram os votos em Manuel Alegre e no seu letárgico MIC, apoiante de todas as medias anti-populares de PS(D) e que se mantém no PS? Votos que que em duas eleições presidenciais abriram caminho a Cavaco Silva logo à 1ª volta? 

Entre outras, é elucidativa a obra colectiva "Os donos de Portugal - 100 anos de poder económico 1910-2019", Edições Afrontamento, mas que remonta a 1820 e que i que abriram caminho a Cavaco Silva logo à 1ª volta? ! Livro que pode ser complemantado musicalmente aqui:


José Barata Moura - Valsa de Burguesia

Não é preciso uma nova Constituição da República mas sim que se criem condições para pôr em vigor a Constituição da República promulgada em 25 de Abril de 1976. 

"1 milhão na avenida da liberdade pela demissão de toda a classe política"? Quem tem posto no poleiro os governos da AD, do Bloco Central, do PSD/CDS ou do PS? Não foram os eleitores que agora reclamam, que o fizeram, conscientemente ou não, em sucessivas eleições? E que chama(ra)m em altos gritos pelo voto em D. Sebastião e nos pretensos independentes Manuel Alegre e Fernando Nobre abrindo caminho ao son(h)o de Sá Carneiro: uma maioria PS(D [na Assembleia da República], um Governo - PS(D), um Presidente(Cavaco PS(D)?  de que na União Europeia Angela (!?) Merkel, Nicolas Sarkozy, António Vitorino (PD) e Durão Barroso (PSD) são meros e diligentes comparsas?

19 de Março - Manifestação da CGTP - quem vai participar? Manuel Alegre? Fernando Nobre? Mário Soares? Os promotores facebookianos das justas manifestações de 12 de Março? Nas próximas eleições legislativas, qual vai ser o sentido de voto? PS(D)/CDS/BE ou CDU? Inútil abstenção ou voto em branco ? 


José Mário Branco - Eu vim de longe


José Manuel Marques

Interessante ponto de vista, com que comungo no essencial camarada. Levanto apenas duas questões: a primeira é que é injusto (e incorrecto, do meu ponto de vista) fazer-se qualquer associação da manifestação de 12 de Março e a sua origem ao oportunismo (e populismo) daquela coisa do «um milhão pela demissão da classe política»; a segunda, para mim mais importante, tem a ver com a atitude das forças revolucionárias em relação a uma massa imensa de gente que tem vontade (e razões) para protestar. Continuamos a olhar para o lado?

VN

Zé Manuel - A minha linha de crítica é contra o "grupo 1 milhão ..." Não é inocente o que aqui se lê http://mundophonographo.blogspot.com/.../o-sexo-dos-anjos...

 http://mundophonographo.blogspot.com/.../03/o-labirinto.html

VN

Aliás nesse e noutros grupos a censura contra nós existe, como se vê http://mundophonographo.blogspot.com/.../censura-no...

VN

Aliás no "1 milhão ... " os jovens que organizaram na Marcha de 12 de Março foram criticados por terem participado na manif da CGTP de 19 Março, com o argumento que ela tinha sido tb incentivada pelo "1 milhão ..." que com a política nada quer, segundo os comentadores mais assíduos, que e não só estes mas tb outros afirmam que nada querem com a política, partidos e sindicatos, tudo farinha do mesmo saco na corrupção. !

José Manuel Marques

Querido camarada, o que eu escrevi foi que não me parece correcto associar a «geração à rasca» a essa coisa do «1 milhão». Coisa que reafirmo, adiantando que abomino os segundos - porque se trata de facto de uma coisa ranhosa, populista e com laivos fascistóides mesmo - mas não deixando de considerar que em relação aos primeiros todos nós temos que pensar um pouco. E não quero com isto dizer que sou um entusiasta por aquele tipo de movimentos, pelo contrário. Aliás, lembro-me do que o nosso camarada Álvaro em tempos escreveu, que muitos se parecem esquecer por vezes: não somos um partido de cidadãos. Mas que precisamos olhar para uma massa enorme de gente descontente e com vontade genuína de protestar (e de mudar), disso não duvido. E essa era a minha segunda questão a que não me respondente meu!

José Manuel Marques

Ah, e esqueci-me de te reafirmar que na generalidade comungo do teu texto pá! Aliás, é interessante olhar para o papel que o Manuel Alegre ainda ontem fez.

VN

Zé - É óbvio que temos de encontrar maneira de representar e dar voz aos anseios dos jovens a recibo, dos desempregados e dos precários, dos idosos, das camadas intermédias, quer através do Glorioso, quer dos Sindicatos, quer de movimentos. Apesar de ser difícil, pk a seara é grande, torna-se ainda mais pk a nossa voz é abafada, deturpada ou silenciada. Ler o que se publica no 1 milhão e similares te o interesse de ver o pensamento dominante e as linhas e caminhos apontados por quem de facto administra aquilo. Tens aqui 3 links se quiseres ler - http://www.odiario.info/?p=1997

 http://kantoximpi.blogspot.com/.../altamiro-borges-forca...

 http://kantoximpi.blogspot.com/.../o-poder-da-internet...

 E temos de estudar, potenciar e organizar a nossa participação institucional e pessoal, pois esta faz-se muitas vezes em circuito fechado.http://mundophonographo.blogspot.com/.../eleicoes...

 l ABRAÇO

José Manuel Marques

Completamente de acordo meu! A luta continua!

VN

http://mundophonographo.blogspot.com/.../fernando-nobre...

VN

http://mundophonographo.blogspot.com/.../sobre-os...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Águas passadas não movem moinhos? Bem ... enquanto passaram podem ou não tê-los movido e assim ajudado ou não a produzir a farinha para o pão que alimenta o corpo sem o qual o espírito não existe. (Victor Nogueira)