sexta-feira, 29 de abril de 2022

Textos em abril 29

 * Victor Nogueira 


2022 04 29 - Congresso Internacional Operário Socialista- 1896

A Solidariedade Internacional dos Trabalhadores - A verdadeira resposta ao jingoísmo (1) - Dedicado aos Trabalhadores de todo o Mundo, por Walter Crane - 1º de Maio de 1896

(1) Doutrina que defende, exagerada e belicosamente, o nacionalismo. Xenofobia.

O IV Congresso Internacional Operário Socialista realizou-se em Londres, em 1896. Este Congresso da II Internacional foi muito agitado, tumultuoso e caótico devido, entre outras, às profundas divergências entre os delegados resultantes das suas posições nacionalistas ou internacionalistas. Em 1914 o apoio da social-democracia á I Grande Guerra, foi considerado uma traição á solidariedade internacional do movimento operário, tendo como consequências a extinção da II Internacional (1889-1916) e a posterior fundação da III Internacional (1919 / 1943)

A I (1864 / 1876) e a II (1889-1916) Internacionais tiveram a participação de Karl Marx, que redigiu os Estatutos da I. 

Anteriormente, em 1848, Marx e Engels haviam redigido - para a Liga dos Comunistas -  o Manifesto do Partido Comunista. que desde então tem exercido enorme influência no movimento e organização dos trabalhadores em todo o Mundo.

2022 04 29 - A Ordem da Liberdade, as "modéstias" de Spínola, cujas companhias preferidas, segundo  o elucidativo elucidário de Manuel Monge:  seriam Salgueiro Maia, Jaime Neves e Marcelino da Mata. Mas não militares como Otelo, Vasco Gonçalves, Costa Gomes, Dinis de Almeida e outros de  estirpe diferente da de Spínola e Monge.. 

Manuel Monge, em defesa de Spínola, refere a certificação feita por Mário Soares, Com efeito, segundo Monge, «no 25 de Abril, os militares estavam a cumprir um dever para com o seu povo e para com a sua Pátria, o que não deveria ser motivo de glorificações futuras. Assim, Mário Soares não concedeu aos militares de Abril nenhuma insígnia da Ordem da Liberdade, mas, simbolicamente, agraciou com a Torre e Espada, a mais elevada condecoração portuguesa, Salgueiro Maia, o herói-símbolo do 25 de Abril, e Jaime Neves, o herói-símbolo do 25 de Novembro» 

Note-se que Spínola foi duplamente agraciado com a  «Antiga e Muito Nobre Ordem Militar da Torre e Espada, do Valor, Lealdade e Mérito», primeiro como Grande-Oficial pelo Governo de Marcelo Caetano, em 1973,  e posteriormente, em 1987, com  a Grã-Cruz da mesma, por iniciativa de Mário Soares, Presidente da República.

Mas Mário Soares não se teria ficado apenas por estas certificações. Com efeito,  Soares reabilitou Spínola, elevado ao marechalato «pelos «feitos de heroísmo militar e cívico e por ter sido símbolo da Revolução de Abril e o primeiro Presidente da República após a ditadura» 

Nas palavras de Monge. «A importância de Spínola no 25 de Abril foi reconhecida por Mário Soares, figura axial da democracia portuguesa e campeão da liberdade, que, quando Presidente da República, o distinguiu com a Grã-Cruz da Ordem Militar da Torre e Espada e lhe entregou o bastão de marechal.»



2022 04 29 - Pois ... se calhar os rorazes sadinos são espiões pró-putin. Cuidem-se! Ainda acabam todos engaiolados, por via das dúvidas 🙁



2022 94 29 - Antes do 25 de Abril, para o exercício de funções públicas nos organismos do Estado exigia-se uma declaração escrita e assinada sob compromisso de honra de "activo repúdio do comunismo e de todas as ideias subversivas», enquanto que o exercício de cargos de direcção em associações estava dependente de informação favorável da PIDE, em como se estava "integrado na ordem social estabelecida".

Em vésperas do cinquentenário do 25 de Abril, estará na forja estabelecer condições para que o exercício de funções públicas nos organismos do Estado ou de direcção em associações passa(rá) a estar dependente duma declaração escrita e assinada sob compromisso de honra de "activo repúdio pela Rússia, por Putin e pelos russos e russas", acompanhada dum atestado de "pureza de sangue", tal como foi exigência do Tribunal do Santo Ofício ou no III Reich, de má memória? (Victor Nogueira)
. EM TEMPO, retirado da caixa de comentários do Público on-line:
1. - Tudo isto é grave demais para ser verdade!! O pcp/cdu tem de ser abolido da nossa democracia com o máximo de urgência e os seus militantes afastados da politica de vez. Não pode haver espaço a filhos de Putin em Portugal!! Somos e seremos aliados dos EUA!
.
2. - A Associação dos Ucranianos em Portugal disse que há "por todo o país" elementos pró-Putin nas organizações que estão a acolher refugiados ucranianos. Por exemplo nas camaras da Aveiro (PSD), da Albufeira (PSD), da Gondomar (sempre PSD, o último do PS) e da malogrado Setúbal, claro do PCP. Tudo gente espiões do FBS (novo KGB) e Putin. A mania da perseguição e russofobia que reinam algures, parece vão ser novo “mainstream” político no belo e amigável Portugal.


2022 04 29 - EUA & NATO - Dois pesos e duas medidas

Á Cortina de Ferro da Guerra Fria, com as provocações com bases militares na Ucrânia, Finlândia e Suécia, completa-se o cerco do Natostão, com uma Rede Nuclear. Quanto a discussão consciente das causas e consequências, isso é tabu, pois as massas são quem mais orde(h)am. com inteira liberdade, indiscutível.

A Ucrânia, dizem, deve ter liberdade de poderem lá ser instaladas bases militares dos EUA / NATO. Já os EUA podem ameaçar as Ilhas Salomão se esta permitir a instalação de bases da China,. A Ucrânia tem fronteiras com a Federação Russa, enquanto as Ilhas Salomão estão a cerca de 12 mil km da Costa Leste dos EUA.

Mas ninguém fala destas dicotomias nem questiona o Chega e demais companha, aqui e lá fora, pelos apoios com que que alegadamente Putin agraciaria a extrema direita, nem o PSD pelos apoios que os EUA dão por esse mundo fora a organizações e movimentos similares.

~~~~~~~~~~

2012 04 29 - Gostaria de escrever palavras novas, por estrear, originais, nesta tarde primaveril, cálida e soalheira. Mas .. encontro apenas estas, com o brilho que lhes deres - bjos meus ou abraços e muitas primaveras, sempre cálidas, coloridas, ridentes

Sem comentários:

Enviar um comentário

Águas passadas não movem moinhos? Bem ... enquanto passaram podem ou não tê-los movido e assim ajudado ou não a produzir a farinha para o pão que alimenta o corpo sem o qual o espírito não existe. (Victor Nogueira)