* Victor Nogueira
2018 05 25 - EUTANÁSIA - Mas para lá dos pseudo-argumentos ad hominem (e derivações do género, mas não as sei em latim) o que se discute e debate nas redes sociais, nas caixas de comentários da imprensa on-line e nas ruas ou cafés, para além de preconceituosamente estilo pavloviano: "eu/nós" em bloco somos pela "modernidade” e quem não concorda é estalinista ou reaccionário como o CDS e a Igreja Católica?
Mas ao menos conhecem na íntegra a argumentação do PCP, disponível on line? Concordam com ela na totalidade ou apenas nalguns pontos? Discordam ? E se discordam, quais são os argumentos face a face?
E a propósito de modernidade: os patrões de empresários passaram a empreendedores ou prestadores de serviços, os assalariados passaram a colaboradores, os clientes a utentes, a pequena burguesia agora é a classe (com “classe”) ou camadas intermédias e o capitalismo aggiornou-se como economia de mercado e o fascismo como neo-liberalismo enquanto o imperialismo passou a globalização.
Ao chegarem aqui dir-me-ão: mas que tem o c* (a ver com as calças)? By lhe way: à cautela preferi escrever c* não vá alguém e o inFaceLocked bloquear-me por infringir os códigos de conduta do conglomerado de Mark Zuckerberg e Companhia!
2014 05 25 - poesia de alberto caeiro
Não tenho na vida a simplicidade de Caeiro nem a minha filosofia é a dele. Na minha juventude - homem da cidade e da beira-mar que sou, do espaço sem fronteiras e do movimento - preferia Álvaro de Campos. Mas por vezes gosto de ler Caeiro como se fosse eu defronte de mim mesmo.
«O discurso lógico trai a manifestação dos sentimentos; "as palavras são (redes) de dois gumes..." e o discurso lógico uma corrente que nos arrasta para onde não queremos. Um olhar, a mão que se levanta para acariciar um rosto, os dedos entrelaçados, o corpo que sentimos junto ao nosso, a simples presença, o saber-te aqui nesta sala ou na outra, não entendes que tudo isto, na sua simplicidade, diz mais e responde e/ou acalma mais interrogações que todas as palavras? É preciso saber ler para além das palavras ou não recusar essa leitura. Lembro-me dum poema do Alberto Caeiro, cuja humildade e simplicidade me atraem, humildade e simplicidade perante as pessoas e as coisas que talvez nunca sejam minhas. Levanto-me e vou ali á estante buscá-lo. Escolho o poema que trancreverei. Hesito na escolha. Será este!
XLV -
Um renque de árvores lá longe, lá para a encosta.
Mas o que é um renque de árvores? Há árvores apenas.
Renques e o plural árvores não são coisas, são nomes.
Tristes das almas humanas, que põem tudo em ordem,
Que traçam linhas de coisa a coisa,
Que põem letreiros com nomes nas árvores absolutamente reais,
E desenham paralelos de latitude e longitude
Sobre a própria terra inocente e mais verde e florida do que isso!
(MCG - 1972.07.14)»
2013 05 25 - Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (VN em 1974)
E tu, sabes mesmo ler ou juntas apenas sílabas ? (VN em 2013)
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Águas passadas não movem moinhos? Bem ... enquanto passaram podem ou não tê-los movido e assim ajudado ou não a produzir a farinha para o pão que alimenta o corpo sem o qual o espírito não existe. (Victor Nogueira)