* Victor Nogueira
Sem denúncia do Pacto subscrito pelo PS(d)CDS e sem questionar esta UE, tudo isto será pura mudança de actores para que a encenação e a peça continuem as mesmas, com mais ou menos estrondosos tiros de pólvora seca ! Abrindo agora caminho a costa, seguro abre caminho para si próprio, caso Costa falhe. Resta saber se após um eventual naufrágio ainda haverá titanic para seguro ou sócrates !
Fazem-se agora extrapolações dos resultados das europeias como se legislativas fossem. Ora é impossível comparar e extrapolar o incomparável. Europeias, legislativas, presidenciais e autárquicas são realidades diferentes, com motivações e níveis de participação/abstenção diferentes, apenas com relativa estabilidade nas autárquicas e com participação decrescente nas rrestantes.
Outro exercício é comparar a distribuição de mandatos e de votos tendo em conta não o universo dos eleitores votantes mas o total de eleitores que figuram nos cadernos eleitorais. À 1ª vista, poderia servir de alerta. Mas o verdadeiro objectivo é dizer que como a "maioria silenciosa" não votou, a "minoria" activa não teria legitimidade para pôr em causa a dupla de pedro & paulo de psd/cds. Aliás, o ps seguro costa cisco assis nada fez para criar para as europeias uma nova esperança. Deu agora à costa o putativo santo António de Lisboa, aparentemente esquecido de futuros "tronos" presidenciais.,
Falta o "mexilhão". Pensam que ficará sempre alapado ao rochedo, sofrendo estoicamente o bater das ondas a morrerem na areia. Ficará ?
2014 05 27 - A PANTOMINICE PROSSEGUE - No PS(d)CDS recomeçou com pólvora seca uma nova noite das facas longas. Mudam-se os actores para encenar a mesma peça que só não é farsa pk se trata duma tragédia para a maioria.A encenação para que tarde a alvorada, para que o dia continue a nascer como os anteriores, sem andorinhas no horizonte.
Relativamente às águias, essas voam por outros céus e em terra, dando à costa pardalitos, em dias de tempestade com estalidos de perlimpimpim ! Quanto ao lacrau, eterno sempre-em-pé, com ou sem passes de coelho por lebre, não estou certo que os mandantes o não obriguem a beber a cicuta até ao fim, irrevogavelmente.
Há depois as urnas, caixões de pinho melhor ou pior salgalhadas. Cisco Assis e Ana Gomes e Zorrinho e restante companhia, já antes disseram que preferem a direita. Demasiado nédios para saírem das alcatifas para a rua. Encenando a mesma serôdia peça. Até que a sala se esvazie com o fosso que orquestram ! Como teria dito Galileu contra as aparentes evidências "E no entanto ela (a Terra) move-se".
2014 05 27 - NOTÍCIAS DA CONTRA-PANTOMINA - O voto exerce-se quotidianamente, nos locais de trabalho, na rua, nas comissões sindicais, nas comissões de trabalhadores, nas comissões de utentes, nas comissões de moradores ... Dia-a-dia, com avanços e recuos, com sonhos mas sem ilusões, pés e mãos na terra e na lama ! Com desilusões, é certo, mas sempre em frente ! Lado a lado, ombro a ombro, frente a frente ! Unidos e seguros no que é essencial ! Sem demagogos nem falsas promessas. Nem caixões de pinho salgalhado.
2014 05 27 - NOTÍCIAS DA PANTOMINA - No PS a crer nas declarações à imprensa e pela maioria dos blogs a ele afectos que conheço, começou uma nova noite das facas longas. Para que o dia nasça como os anteriores, sem andorinhas no horizonte. As águias voam por outros céus e em terra, quanto muito, pululam pardais ! Quanto ao lacrau, eterno sempre-em-pé, com ou sem passes de coelho por lebre, não estou certo que os mandantes o não obriguem a beber a cicuta até ao fim, irrevogavelmente. E o POVO ? O povão e as camadas intermédias ficaram em casa barricados no sofá. Esperando talvez pelas barrigas de aluguer, por um sebastião de pinho, pior ou melhor salgalhado.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Águas passadas não movem moinhos? Bem ... enquanto passaram podem ou não tê-los movido e assim ajudado ou não a produzir a farinha para o pão que alimenta o corpo sem o qual o espírito não existe. (Victor Nogueira)