sábado, 18 de junho de 2022

Textos em junho 18

 * Victor Nogueira


sábado, 18 de junho de 2022  Portugal | CRÓNICA DE UMA RUPTURA ANUNCIADA, por Miguel Guedes* | Jornal de Notícias | opinião

2022 06 18 - Sem os empecilhos á esquerda, do PCP, Bloco e Verdes, com uma maioria absoluta como as de Cavaco/PSD/Passes de Coelho & Portas/CDS ou Sócrates / PS, o Costa / PS mostra o seu ADN e ao que vem: 

PS(d)/ChegaIL, a mesma luta, irmanados contra o socialismo e ao serviço do capitalismo, mesmo que travestido de estado social  

Por uma questão de justiça, não deve esquecer-se Marcelo de Sousa, o tal que sempre elogiou os governos do PSD/CDS e a troika das privadas, tal como Cavaco, enquanto para o pagode, com papas e bolos, entre selfies, condecora no Dia da Raça um enfermeiro  emigrante que, na loura Albion,  cuidou de Boris.


2022 06 18 - eleições francesas: a alternativa entre  Macron / PS(d) / IL ou Le Pen /  Chega  é ...." mais do mesmo"?

VER Um socialista da mais fina cepa in https://otempodascerejas2.blogspot.com/2022/06/registem-se-faz-favor.html


2019 06 18 - foto victor nogueira, em 2019.06.07 - Já tem a Évora uma idade avançada, com muitas brancas na cabeça e no rosto, que tornam cinzento o pelo outrora entre o castanho e o preto, embora continue ternurinhas e avessa a fotografias, mais calma e menos mosquita electrica.

~~~~~~~~~~
está penélope
nos braços de calíope recostada
muda no túrgido seio
e
no passeio jaz
prometeu sem ela
nem palma na arte de talma
no jogo
vulcano sem fogo
Paço de Arcos 2014.06.18

De quantas letras
se faz a palavra ?
.
Amor
andor
ardor ou rancor
.
Amar
o mar
armada
amada
.
andar
degrau a degrau
a subir ou descer?
.
De quantas sílabas
se fazem as palavras
carreirinha de letras
.
símbolos
signos
tímbalos
.
a flor
a dor
o valor
.
do calor
Setúbal. 2012.06.18

2012 06 18 - Fina d'Armada - Beatriz ou O Segredo da Rainha Velha

* Victor Nogueira

 Um livro que descobri por acaso numa feira do livro aqui em setúbal e de que gostei. Que li com agrado. Uma mulher de armas que preservou a sua "independência" - porque tinha poder - que conseguiu aumentar, tal como outra da mesma época, Graça Mendes Nasi, a Senhora (Judia), também uma das mulheres mais cultas, ricas, independentes e voltadas para o futuro num tempo de poder dos homens de que a maioria não queria abdicar.

Curiosamente, ambas Beatriz - uma, Beatriz de Portugal, neta de D. João I, mãe da Rainha D. Leonor e de D. Manuel I, tia de D. João II, duquesa de Beja e Administradora da Ordem de Cristo (herdeira dos Templários), continuadora dos Descobrimentos na senda do tio D. Henrique o Navegador, outra, Beatriz de Luna, senhora dum vasto império comercial por toda a Europa do seu tempo. Desta já tinha uma biografia e duas outras romanceadas na minha biblioteca. 

Leia mais AQUI 

http://montalvoeascinciasdonossotempo.blogspot.pt/2012/01/fina-darmada-leituras-parte-xlii-o.html 


Li o livro da Catherine Clément a "Senhora" não sei se foi este que leste fiquei fascinada com o poder que esta mulher tinha...

 

Victor Barroso Nogueira

Sim, Isabel Reis de Beatriz de Luna foi esse o primmeiro que li. Depois comprei mais dois referentes a ela, de outros autores. De Catherine Clement tenho outros de que gostei - Por amor da Índia, A valsa inacabada, A rameira do Diabo e A viagem de Théo.

Agora estou a ler um outro, de Luís Racionero, sobre Raimundo de Lulio, que é também tema dum outro da minha biblioteca mas de cujo autor não me recordo

 

Isabel Maria

Já li a valsa inacabada e a Viagem de Theo os outros 2 não conheço qual é o tema

Victor Barroso Nogueira

Isabel Reis Por Amor da Índia passa-se na altura da independência da India e para além do que com esta se relaciona, fala dos amores entre Neru e a esposa do último Vice-Rei. A Rameira trata da "subversão" e prostituição da Razão pelo Mal, com a colocação daquela ao serviço da repressão e das classes dominantes, no século XX

Isabel Maria

Hum!!! parecem ser interessantes vou ver se encontro ...gosto de ler a Catherine...

10 ano(s)

  • Diamantina Evaristo

Também gostei da Valsa Inacabada e da Viagem de Théo. E tenho outro mas não me recordo do nome.

Maria Mamede

Olá Victor Nogueira; curiosamente há alguns dias comprei , da Fina, mulher que conheço , de quem gosto e muito admiro, um outro "BEATRIZ a mulher que liderou os DESCOBRIMENTOS", e como sempre, mais uma demonstração de que a Autora é uma Historiadora de Mão Cheia! Bjs. M.M.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Águas passadas não movem moinhos? Bem ... enquanto passaram podem ou não tê-los movido e assim ajudado ou não a produzir a farinha para o pão que alimenta o corpo sem o qual o espírito não existe. (Victor Nogueira)