sábado, 25 de junho de 2022

Textos em junho 25

 * Victor Nogueira

2022 06 25 - Os alegados movimentos "puristas" e as estátuas, como a de Baden-Powell, em Coimbra

Há dois movimentos um laico (escotista)  e outro confessional / religioso (escutista) Penso que o escotismo, para lá da sua origem e das simpatias do seu fundador, [simpatizante da Juventude Hitleriana] tem princípios válidos. Mas quantas estátuas e toponímia teriam de ser "erradicas" considerando que na esmagadora maioria dos casos reflectem glorificam ou perpetuam os valores e os interessas das classes dominantes? Quem repousa e é perpetuado nos Panteões Nacionais, p. ex.?

2022 06 25 - O circo das pulgas, farinheiras de papas e bolos, em frenético rodopio entre os apoios ás privadas, á Dona B(r)anca, a Zelensky e ao belicismo da USA/NATO/aiUÉ. Entretanto tratam-nos da saúde, aconselhando amorosamente que nos esforcemos para não adoecer, entremos em solitárias clausuras, liguemos o ar condicionado (que consome  electricidade upa upa, para quem o tenha e possa usar), bebamos litradas de água, não comamos bacalhau á Brás por causa das salmonelas ... 

Mas podemos perguntar: e Trouxas de Ovos, Pastéis de Belém, Pastelinhos de Boca de Dama, Papos de Anjo ou Torta de Línguas, podemos ingurgitar sem correr o risco de irmos de charola abarrotar e congestionar as urgências e as enfermarias dos hospitais públicos? 

2022 06 25 - Diz a notícia que a embaixadora em Lisboa foi demitida devido a "ações ineficazes". Cabe perguntar? Que objectivos teria a embaixadora? Contribuir para a ilegalização de todos os partidos não belicistas e defensores da Paz ou alegadamente não pró-ucranianos/Zelensky, com o PCP á cabeça? Impedir a divulgação de qualquer notícia que pusesse em causa a guerra santa USA/NATO/aiUÉ com encerramento dos órgãos de comunicação social que questionassem o Ministério da Verdade? Não ter conseguido a queda do executivo municipal setubalense nem a ilegalização de todas as associações alegadamente pró-russas? Ou não ter conseguido evitar que a sua excelsa figura e os Pavlov desaparecessem do ecrâ? 

~~~~~~~~~~~~

2022 06 25 - Zelensky afasta embaixadora ucraniana em Portugal, avança o "Kyiv Independent". .Segundo o jornal "Kyiv Independent", o Presidente ucraniano afastou do cargo a embaixadora ucraniana em Lisboa, Inna Ohnivets, que estava no cargo desde 2015. O gabinete de Zelensky demitiu também os embaixadores na Geórgia (Ihor Dolhov) e na Eslováquia (Yurii Mushka). Para já ainda não são conhecidos os motivos das demissões. Os três diplomatas tinham sido nomeados pelo antecessor de Zelensky, Petro Poroshenko.

De acordo com o decreto presidencial, Inna Ohnivets foi afastada do cargo, que desempenhava desde outubro de 2015, por "ações ineficazes". (da comunicação social em 2022 06 25)


2022 06 25 - Hoje houve em Lisboa uma manifestação pela Paz no Mundo e contra o belicismo. Procuro nas edições on line dos jornais que diariamente leio: Público, Expresso, Observador, Jornal de Notícias e Diário de Notícias, mas apenas este a noticia. É a imprensa do patronato, com agendas próprias.Sobre a guerra na Ucrânia e São Zelensky das Armas, Mais Armas, não faltam noticias.  

No Público logo pela manhã José Pacheco Pereira publicou mais uma das suas crónicas, não de apoio á manifestação, mas sim para malhar uma vez mais no PCP e, por arrasto, no Conselho Português para a Paz e Cooperação, num esforçado exercício de desonestidade intelectual, misturando alhos como bugalhos, para êxtase da esmagadora maioria dos comentadores online, que o felicitam reverenciadamente.

~~~~~~~~~~

«Uma manifestação a apelar à paz no mundo, com a participação de elementos do Partido Comunista Português (PCP) e da Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses (CGTP-IN), além de cerca de 80 organizações, que se realizou este sábado na Avenida da Liberdade, em Lisboa, juntou cerca de mil pessoas e contou com a presença do secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa.» 

Em manifestação de ucranianos, paralela e oposta á anterior,  «em declarações à Lusa, o presidente da Associação dos Ucranianos em Portugal, Pavlo Sadokha, que se juntou a esta ação, explicou que veio também para apelar à paz, mas defendeu a necessidade de se continuar a fornecer armas à Ucrânia.» (in Diário de Notícias)

2013 06 25 O menosprezo ou a ignorância da história da resistência à repressão e das lutas pela revolução ao longo dos tempos e nas cinco partes do mundo faz com que se pense que foi neste preciso momento, hoje na turquia e no brasil, ontem nas múltiplas "primaveras" que abriram caminho ao inferno, que se descobriu a pólvora. Como se antes as forças repressivas, afogando em sangue as revoltas, tb não tivessem sido - acossadas,- encostadas ao muro ou ao paredão.

Triste sina de quem não vê para além do umbigo e se julga na sua individualidade o centro da história. Porque não é de riachos facilmente estrangulados que se faz a revolução, mas na confluência das ribeiras e dos rios que, estes sim, tudo arrastam, de que falam Brecht, mas não só ele. Porque na vida é preciso saber "aprender, aprender sempre " !
de Brecht

"Do rio que tudo arrasta se diz que é violento
Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem."

Nada é impossível de mudar
Desconfiai do mais trivial, na aparência singelo.
E examinai, sobretudo, o que parece habitual.
Suplicamos expressamente: não aceiteis o que é de hábito como coisa natural, pois em tempo de desordem sangrenta, de confusão organizada, de arbitrariedade consciente, de humanidade desumanizada, nada deve parecer natural nada deve parecer impossível de mudar.

Elogio da Dialéctica
A injustiça avança hoje a passo firme
Os tiranos fazem planos para dez mil anos
O poder apregoa: as coisas continuarão a ser como são
Nenhuma voz além da dos que mandam
E em todos os mercados proclama a exploração;
isto é apenas o meu começo
Mas entre os oprimidos muitos há que agora dizem
Aquilo que nòs queremos nunca mais o alcançaremos
Quem ainda está vivo não diga: nunca
O que é seguro não é seguro
As coisas não continuarão a ser como são
Depois de falarem os dominantes
Falarão os dominados
Quem pois ousa dizer: nunca
De quem depende que a opressão prossiga? De nòs
De quem depende que ela acabe? Também de nòs
O que é esmagado que se levante!
O que está perdido, lute!
O que sabe ao que se chegou, que há aì que o retenha
E nunca será: ainda hoje
Porque os vencidos de hoje são os vencedores de amanhã

~~~~~~~~~~~

2012 06 25

De cautelas e medos te vestes
De cinzento deixas que te vistam
mesmo que o contrário digas
És, mulher, metade da humanidade
mas apenas metade e não toda a humanidade
Sem ele e sem ti ela não existiria.
Mas nos teus filhos e no teu companheiro matas a vida
e aceitas ser simultâneamente
não fonte de liberdade
mas presa de medos e cadeias e obrigações ancestrais
de que o pretenso e hipócrita amor aos filhos é máscara e disfarce
que lanças ao teu companheiro a quem negas a paternidade e que
.
muitos
.
comodamente aceitam para desespero/FELICIDADE tua
.
a generosa
a sacrificada
a pura
a desinteressada
.
No fundo de ti
acreditas na mentira que constróis
que teces
em que te enredas
e aos que dizes amar
.
Como se o amor e a liberdade
residissem na mentira
na sujeição
no medo
no ciúme
.
na posse
.
E admiraste da violência doméstica
e não falas
da que exerces
sobre o teu companheiro
teus filhos
teus netos
teus irmãos
que perpetuas mesmo que o negues
e receias que to desvendem!
Setúbal 2012.06.25

Foto Victor Nogueira - Arraiolos (castelo) -  Não pude estabilizar a máquina e a foto ficou "fantasmagórica" mas a imprecisão afinal resultou numa "positividade"

~~~~~~~~~~

2012 06 25 - Gostei da brincadeira, vamos ver se funciona... É o seguinte. Estou a fazer um pequeno teste para ver quem lê as minhas mensagens. Portanto, se está a ler esta mensagem, escreve um comentário utilizando uma única palavra sobre como nos conhecemos. Uma única palavra... por favor. Em seguida, copia esta mensagem no teu mural para que eu possa deixar uma palavra 😉

  • Victor Barroso Nogueira
    Sei lá, Clara Roque Esteves ! Mas .. é isso importante neste mundo asséptico das redes sociais ou das salas de conversação onde quem escreve ou fala é (tres)lido muitas vezes à boa maneira do “traduttore, traditore” por se espelharem no escriba ou pregoeiro de boas ou más novas os olhos, os lábios, a história e as estórias do interlocutor/ouvinte ? E depois, Clara, estes testes LOL. Quem te garante que quem te responde te ama ou estima de verdade e que em ti não pensa quem aqui não escreve ? Ai, Clara, Clara ! Bjos meus 
    🙂
  • Victor Barroso Nogueira
    Ah! reprovei miseravelmente no teu teste. Se escrever "amnésico", serei perdoado e passarei à fase seguinte? Então, aqui fica no próximo rectângulo ...
  • Victor Barroso Nogueira
    Em tempo - E pensarás mas que gajo tão chato que de repente perde a ironia e o sentido do humor e da leveza levitante 
    😛

Sem comentários:

Enviar um comentário

Águas passadas não movem moinhos? Bem ... enquanto passaram podem ou não tê-los movido e assim ajudado ou não a produzir a farinha para o pão que alimenta o corpo sem o qual o espírito não existe. (Victor Nogueira)