quarta-feira, 13 de julho de 2022

Textos em julho 13

 * Victor Nogueira

2022 07 13 - ários têm sido os cronistas de "esquerda" que nos últimos dias voltam ao tema da corrupção e nepotismo em Angola, esquecendo o que se passa aqui á porta, como nas monarquias espanhola e britânica, onde aliás os chefes de estado não são eleitos, mas hereditários, o que sucede ainda noutros países do Norte da Europa ou das Arábias. Aliás, o actual MPLA faz parte da Internacional Socialista, aquele que acolhe os partidos socialistas e sociais-democratas europeus, fieis seguidores das teses e políticas neo-liberais e do estado mínimo para os povos e máximo para as grandes negociatas.

Enfim ... sendo de "esquerda" esquecem o espinho encravado que foi a luta dos movimentos de libertação nas colónias portuguesas que detonou o Movimento dos Capitães e o processo de ruptura que se seguiu, com as populações na rua, que inviabilizou os propósito federalistas de Spínola. Ou a contribuição do Governo do MPLA para a derrota do apartheid e a independência da Namíbia.

Lembro que há muitos anos atrás Savimbi e José Eduardo dos Santos foram entrevistados na RTP e a ambos foi posta a mesma questão: "Se perder as eleições, que fará?" JES respondeu que aceitaria o resultado., Savimbi, que retomaria a guerra. Na 1ª volta, nas eleições validadas internacionalmente, Savimbi foi derrotado e reiniciou a guerra, com o apoio a União Sul Africana, a do apartheid.

2022 07 13 - As malhas que o império tece - Olhando para este mapa, a esmagador maioria dos países são corruptos, salvo  ....

... salvo Canadá, Estados Unidos, México, Chile, Uruguai, Japão, Nova Zelândia e países europeus, com especial destaque para os nórdicos. Será mesmo assim? Hummmm !



2022 07 13 - OS GAND'A NEGÓCIOS DO BLOCO CENTRAL DO PS(d)CDS/CHEGA/INICIATIVA LIBERAL SEJAM QUAIS FOREM OS TESTAS DE FERRO E MANAJEIROS DE TURNO  

 


2016 07 13 - fotos victor nogueira  - paço de arcos 02 em 1998.01.xx

Os nocturnos são respectivamente do edifício onde funcionava a Mercearia Porto Salvo Lda (em cima à esquerda e ao  meio). Na foto à esquerda, na Rua dos Fornos [de cal] estava a Mercearia Aveirense e ao lado uma barbearia, salvo erro o "Salão Azul", já decadente na altura em que lá fui cortar o cabelo. O barbeiro já era velhote e levou uma eternidade para cortar-mo, tão vagaroso era, ripostando-me que o serviço perfeito e bem executado exigia ...  tempo. O azulejo em cima e à esquerda figurava na fachada duma pensão que conheci também já decadente numa das vezes em que lá fiquei hospedado e em cujo r/c era o quartel da Associação Humanitária dos Bombeiros de Paço de Arcos, O edifício foi remodelado mas o "azulejo" perdeu-se.

Em obras de reconstrução, à direita e em baixo, está o edifício do antigo cinema Chaplin, onde assisti a muitos filmes, mas dele apenas resta a fachada. Em baixo e ao centro suponho que sejam as traseiras do edifício onde funcionam ainda a Leitaria da Marginal e a Tabacaria Dany e onde era também a Livraria/Papelaria Dany, entretanto encerrada.

2016 07 13 - fotos victor nogueira - paço de arcos 01 em 1997.09.03 - o prédio da padaria, foi reconstruído e nele já não figuram o letreiro "Rola" nem  nem o anúncio do estabelecimento Porto Salvo, Lda, onde se vendiam  "vinhos finos, comuns, engarrafados e licores, águas minerais, pastelaria, manteigas e queijos, tabacos" com o "telefone _4304_"  O edifício azulejado com uma placa da "Tranquilidade" (Seguradora) na Rua Costa Pinto ainda existe. O estabelecimento em baixo  no mesmo prédio acima referido é uma padaria onde frequentemente comprava pão no tempo em que ficava em casa da minha tia avó, na avenida conde s. januário.

2013 07 13 - JPP escreve que paulo portas na sua intervenção na Assembleia da República teria cometido o CRIME DE TRAIÇÃO À PÁTRIA, ao admitir que Portugal se encontra sobre protectoirado do BCE-FMI-UE. 

Tal crime é definido pelo artº 308º do Códig Penal e punido com prisão de 10 a 20  anos. Ora a afirmação do líder do CDS decorre da assinatura pelo PS, PSD, CDS do memorando da tróika, defendido também pelo Presidente da República. E esta, hein ?!

Eu bem sei que já numa revisão constitucional PS-PSD-CDS alteraram a Constituição no sentido do Direito Comunitário prevalecer sobre o direito português, sem mais, e que se pretende que a Constituiçãso dos diferentes países da UE integrem nas suas Leis Fundamentais os limites do deficit orçamental. Eu bem sei que a integração de Portugal na UEE, da responsabilidade do PS-PSD sem referendo levou à perda da autonomia monetária, instumwento da soberania nacional.  A narrativa já vem de longe !

Escreve JPP - «O NAVIO FANTASMA (15)

~~~~~~~~~~

2012 07 13 - Mas ... que ia eu dizer, ah! pois, toda esta cultura é uma masturbação. As aventuras no cinema, as fotografias e os anúncios pseudo-eróticos nas revistas, na televisão, nas ruas, que despertam desejos de ternura, pela identificação - quando os despertam, ternura que a cidade violentamente nega. Resta-nos a lucidez e este vazio da vida que não sei se alguma vez existirá. (1974.04.06 Victor Nogueira, cronista de João Baptista)

~~~~~~~~~~

2012 07 13 - Estas postagens nada significam nem têm retorno. Antes a mão e a voz ao alcance de mim ou de ti 🙂  (Victor Nogueira, cronista de João Baptista)

~~~~~~~~~~

2012 07 13 - Penso em ti; não, não consigo pensar Os meus lábios são uma linha cerrada que a tua ausência torna áridos. Nada tenho a fazer nesta cidade, nem sei se haverá algum lugar em que eu caiba. (Victor Nogueira, cronista de João Baptista)

~~~~~~~~~~

212 07 13 - 1 - Como posso reconhecer quem desconhecia ou habitava apenas os meus sonhos? Ou serias aquela figura que esguia se me gravou na retina entrando para o comboio que rápido partiu deixando-me no cais?

2. - Sê tu em cada instante, sê comigo apenas tu, límpida e cristalina, apenas tu, lado a lado ! Porque sendo tu talvez sejamos nós !

3. - Mal nos conhecemos, apenas de escritos. Nem sei qual o sabor e a cor da tua voz e dos olhos sei apenas que são castanhos, porque escreveste, e não sei qual o seu brilho.   (Victor Nogueira cronista de João Baptista em 2012.07.12)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Águas passadas não movem moinhos? Bem ... enquanto passaram podem ou não tê-los movido e assim ajudado ou não a produzir a farinha para o pão que alimenta o corpo sem o qual o espírito não existe. (Victor Nogueira)