sexta-feira, 29 de julho de 2022

Textos em julho 29

* Victor Nogueira

2022 07 29 - Em 1917 nos meses em que teriam acontecido as "visões" na Cova da Iria existia o Império Russo, cuja autocracia czarista fora substituído por um regime republicano. Só no final de 1917 se deu início á Revolução Bolchevique, sendo a URSS criada em 1922. A conversão da Rússia estribada na Cova da Iria não me parece que visasse a "derrota" do comunismo, mas sim a abolição da república parlamentar com o retorno ao regime czarista e autocrático.



2022 07 29 -  Setúbal e Serra da Arrábida, Praia da Figueirinha  -Á 1ª vista, em baixo, á direita, parecem o velho Renault 4L, a Susana e a Celeste. Mas, ampliando, a matrícula não é AG - 44 - 42, pelo que se trata de ilusão.




2021 07 29 Foto victor nogueira


2013 07 29 - Com a conivência do PS-Seguro e companha [que "negociaram" com o PSD.CDS mas recusaram e recusam reunir com o Bloco e o PCP com vista a estabelecer um programa.] Que recusou e recusa o PS à esquerda enquanto reunia e é conivente à direita ? 

1. - recusaram denunciar o memorando assinado pelo PS-Sócrates 

2. - recusaram exigir a renegociação da dívida , 

3. - recusaram debater um programa mínimo com vista a eleições imediatas,

o Governo PSD-CDS (com a conivência do PS e da UGT) continua na plenitude das suas funções, sem eleições (esCavaco dixit como a Banca e as grandes empresas ordenaram aos manageiros de turno) -->

1. - destruição do Estado Social, 

2. - Privatização entre outras da TAP, ANA, CTT ... 

3. - despedimento de milhares de trabalhadores da Administração Pública que asseguram o funcionamento da Escola Pública, do Serviço Nacional de Saúde, da Segurança Social e múltiplos serviços prestados pelas Autarquias Locais, 

4. - agravamento da falência de milhares de pequenas e médias empresas (com o consequente aumento de desemprego), para maior glória dos Bancos Alimentares e da Caridadezinha da Misericórdia, subserviente, "bem comportada" e de de chapéu na mão.

Até à custa da miséria que fomentam as grandes empresas (como as grandes superfícies comerciais) e a banca facturam para encher a sua bolsa à custa da nossa.

Tudo para continuar o regabofe da Recapitalização da Banca da especulação financeira e da usura, das Parcerias Público Privadas na Rede Viária e na Saúde e Seguradoras e para quem mais ou menos encobertamente apoia PS (Sócrates/Seguro) - PSD (Cavaco/Durão Barroso/Ferreira Leite/Passos Coelho) - CDS (Paulo Portas & Portas, Paulo).  

Tudo com vista a diminuir ainda e cada vez mais  a carga  fiscal sobre as grandes empresas (diminuindo as receitas do Estado) enquanto aumenta e agrava a que recai sobre os trabalhadores, os reformados e pensionistas, as pequenas e médias empresas  e diminui o valor das prestações sociais (que até passaram a pagar "imposto" na doença e no desemprego, sem esquecer os pensionistas e reformados)

O PCP exigiu a tributação das mais valias resultantes da especulação bolsista mas a caga fiscal sobre as mais valias é "aliviada" para aumentar ... a "competitividade", com lucros sempre garantidos de acordo com as ordens das troikas internas e externas.

DOS JORNAIS

* BES regista prejuízo de 237 ME no primeiro semestre

* BCP fecha primeiro semestre com prejuízo de 488 milhões Banco pagou quase 170 milhões ao Estado no primeiro semestre.

* Barclays com prejuízo em Espanha até 2014

* O Banif reduziu o prejuízo em 8,9% no primeiro trimestre deste ano para 69,2 milhões de euros

* À excepção do BPI, o primeiro trimestre do ano foi de prejuízos para os bancos portugueses. Os que pediram ajuda ao Estado vão implementar uma reestruturação imposta por Bruxelas.

** Decisão de Cavaco engorda Bolsa em 778 milhões

~~~~~~~~~~~~

* "A taxa de IRC é muito elevada em Portugal, é uma das três mais elevadas da Europa e, portanto, tem um caráter desadequado numa pequena economia com problemas estruturais e muito aberta", explicou Lobo Xavier na apresentação do anteprojeto para a reforma do IRC, que está a decorrer em Lisboa.

* BAIXA DE IRC BENEFICIA GRANDES EMPRESAS [e a Banca]

.................

* É mentira que a taxa de IRC paga pelas empresas em Portugal seja 31,5%. A taxa média efetiva é apenas 17% Pg 1 A MANIPULAÇÃO DA OPINIÃO PÚBLICA SOBRE A TAXA DE IRC PAGA PELAS EMPRESAS, E A MENTIRA QUE A SUA REDUÇÃO DETERMINARIA MAIS INVESTIMENTO, MAIS 

CRESCIMENTO ECONÓMICO E CRIAÇÃO DE EMPREGO 

E É MENTIRA QUE A TAXA DE IRC PAGA PELAS EMPRESAS EM PORTUGAL SEJA 31,5%, POIS A TAXA EFETIVA MÉDIA É DE 17%, E A PAGA PELAS GRANDES EMPRESAS É APENAS 15% 

[Eugénio Rosa] em http://www.eugeniorosa.com/.../2013/34-2013-Baixa-IRC.pdf

Eugénio Rosa – Economista – Este e outros trabalhos disponíveis emwww.eugeniorosa.com

~~~~~~~~~~

2010 07 29 - Água e Fogo !

Como sempre, nesta altura, Portugal arde. Responsáveis: a desertificação e falta de limpeza das matas, a piromania por psicopatia ou interesses urbanísticos, a incúria governamental. O Governo aluga uma série de helicópteros - quanto mais trabalho, mais facturam, n'é? Depois lá andam os voluntários, semiprofissionalizados. Não fossem eles e ardia tudo. Ainda me lembro de nos idos de 1960 soar a sereia no quartel dos Bombeiros Voluntários de Évora e ouvi-los descer de botas cardadas ressoando nas pedras da calçada, largando os empregos, seguidos pouco depois da sirene dos carros de combate a incêndios !

Entretanto a 5 de Agosto deverão ser conhecidas as sentenças do Processo Casa Pia que, tal como o Freeport, foram montanhas que pariram ratinhos, para gáudio da Carochinha que assim evitou que o João Ratão ficasse cozido e assado no caldeirão !!!

Caldeirão em que está metido Jardim Gonçalves e mais alguns bons rapazes acusados de crimes no BCP, essa jóia modelo da gestão privada e da sua superioridade sobre a gestão estatal, como então frequentemente era trombeteado. Lá vai o Jardim fazer companhia ao Oliveira da banca, enquanto lá por fora Vale e Azevedo continue escapado às malhas da Justiça e o caso Apito Dourado tenha batido com os burros na água! Há futebol e futebóis, há ir e não voltar Uma caldeirada, que para isso servem os amigos, que assim se safou o Caldeira pois no final ninguém o acusou, pois os acusadores poderiam mudar para o banco dos réus, por falta de suplentes!

De Maddie já não se fala, o corpo não foi encontrado, logo não poderia haver acusação. O que não impediu que a mãe e o tio da Joana estejam a malhar com os ossos na cadeia. Vamos lá ver o que sucederá ao Alemão, que terá assassinado a mãe e não dá conta do paradeiro da filha de ambos, que até agora nem morta nem viva apareceu ! Há sempre várias perspectivas e a anglo-germanófica dá bué para burriés.

Fora isso, o calor continua !.

Publicado no Mu(n)do Phonographo em 2010.07.29 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Águas passadas não movem moinhos? Bem ... enquanto passaram podem ou não tê-los movido e assim ajudado ou não a produzir a farinha para o pão que alimenta o corpo sem o qual o espírito não existe. (Victor Nogueira)