sexta-feira, 19 de agosto de 2022

Textos em agosto 19

 * Victor Nogueira

2022 08 19 - A novela continua, sem que no meio do cemitério encontrem outro qualquer osso!  Com apenas um osso, devem andar esfomeados, espremendo até ao tutano. 

Cum caraças, idóneas são todas as outras autarquias, alguma referidas pelo Pavlo com ligações á embaixada da Ucrânia, mas não investigadas, de maioria PS ou PSD.

Idónea é a associação dirigida pelo Pavlo, que no Município de Lisboa, de maioria PSSD,  "acolhe" os refugiados ucranianos, incluindo os russófonos, mesmo que entre os refugiados ucranianos haja os que sejam anti-Zelensky e anti-Azov, ou tenham ligações a qualquer um dos onze partidos ilegalizados, incluindo o comunista e o socialista, sem que haja o perigo de transmitir informação aos serviços secretos ucranianos! Santa ingenuidade!

2016 08 19 google - 19 de agosto - dia mundial da fotografia, que teria sido "descoberta" há 177 anos. Hoje ir "tirar o retrato" - na altura acto solene reservado à aristocracia ou à burguesia já não tem a solenidade de outrora, da foto para a posteridade, mais ou menos hirta e com as melhores fatiotas, de "ver-a-Deus". E já não se tem de estar parado, sem nos mexermos, à espera do "passarinho", com ar grave e sério ou sorridente. 

As máquinas hoje são de bolso, digitais, embora a maioria de quem fotografa desconheça os princípios básicos para obter boas  ou apenas razoáveis fotos. Hoje também sem morosos ou dispendiosos processos de revelação e cópia.

A celebração do Dia Mundial da Fotografia tem origem na apresentação oficial do daguerreótipo, a 19 de agosto de 1839, dois anos depois de inventado pelo francês Louis Daguerre.

Divirtam-se e fotografem e se quiserem vejam


2014 0819 - foto victor nogueira - Rio Minho, fronteira entre Portugal e Espanha (Galiza) em Vila Nova de Cerveira, uma pequena urbe bem cuidada de ruas empedradas e uma minúscula foritificação que protegia a povoação medieval, guarda-avançada às investidas de Castela, no interior da qual se conservam entre outros os edifícios da Igreja da Misericórdia (sec XIX), da antiga Casa da Câmara (com o respectivo pelourinho fronteiro, símbolo do poder municipal e ambos do século XVI) e a capela da Senhora da Agonia (também do século XVI),para além do enorme poço/cisterna, da torre de menagem e de várias portas e postigos, de que se destacam a omnipresente porta da traição (fuga de último recurso), a da Vila (bem defendida), a do Cais e alguns matacães. 

A fortificação situa-se numa pequena elevação e na esplanada a sul, revelim do século XVII,  tem-se umas deslumbrante vista sobre o argênteo rio Minho e vários botes, para além dum ferry boat que assegura a travessia para Espanha, agora também possível através duma recente ponte um pouco mais a montante da vila. O cervo ou o veado é o símbolo da vila. também conhecida pela sua bienal de artes

2010 08 19 Contra a Maré !

1. A propósito da lapidação de mulheres em Países Islâmicos.

Não é preciso ir tão longe: em Portugal diariamente homens matam  mulheres, companheiras, ex companheiras, namoradas, e por vezes o  contrário, sem julgamento; os assassinos são juízes e executantes da  sentença ! Ah! Não esquecer a matriz católica de Portugal e Cristã da  União Europeia !

2. Tarrafal  Verdades e mentiras do Campo de Trabalho de Chão Bom

Portugal era um Paraíso, o Fascismo, a repressão e a Guerra Colonial  nunca existiram e o Tarrafal era um Hotel de 5 estrelas e não o campo da  Morte Lenta ! Os massacres de Mueda, Luanda, Wiriamu, Pidjiguiti, Baixa  do Cassange e outros  foram erros colaterais ! Haja vergonha !

3. Mário Soares não gostou do «reaparecimento público» de Fidel.

Só-Ares é como o vinho rançoso - com a idade vem-lhe a verdade ao de  cima. Que outra coisa se pode esperar do Pai da Demo-Cracia em que  vivemos !? Mas ... porque dar publicidade a quem com tanta mentira  descaradamente assumida com lantejoulas de vaidade nem sequer a gratidão  do Grande Capital granjeou? Quanto a quem ele enganou e pelas crias  quer ser enganado, nada a fazer !

Publicado no Mu(n)do Phonographo em 2010.08.19

Sem comentários:

Enviar um comentário

Águas passadas não movem moinhos? Bem ... enquanto passaram podem ou não tê-los movido e assim ajudado ou não a produzir a farinha para o pão que alimenta o corpo sem o qual o espírito não existe. (Victor Nogueira)