quinta-feira, 8 de setembro de 2022

Textos em setembro 08

  * Victor Nogueira

2022 09 08Como desde os tempos imemoriais precedidos pelas trombetas, apregoavam pelas praças os pregoeiros: "A Rainha Morreu, Longa Vida ao  Rei!" ( La Reine Est Morte, Vive Le Roi!). 

E assim, sem sobressaltos, de imediato, numa anacrónica monarquia, anti-republicana, "cumpriu-se o traçado destino", após uma longa espera, "democraticamente" e sem campanhas eleitorais, sem sobressaltos,  embora com uma previsível curta esperança de vida, Carlos e Camila, membros duma casta real, de pretenso sangue azul, almejaram sentar-se no trono. 

Elizabeth foi rainha apenas porque sucedeu a seu pai, Jorge V, apenas porque o tio, Eduardo VIII, simpatizante do nazi-fascismo, foi forçado a abdicar, sob o pretexto de ter contraído matrimónio com uma endinheirada americana divorciada.

Ainda se lembram das virulentas campanhas da imprensa tablóide e cor de rosa contra a Rainha Isabel, por causa de Carlos, de Lady Di e de Camilla?

2022 09 08 - Jonet's, Bancos Alimentares, Sopas dos Pobres ou do Sidónio, "PS"/PPD-"PSD"/CDS-PP/CHEGA/IL, a mesma luta, vamos brincar á caridadezinha nas feiras da falperra, como as netas de Ricardo Salgado do BES brincavam aos pobrezinhos, na Herdade da Comenda.

Na saga dos bancos falidos, BES e Salgado, um buraco negro avalizado por Cavaco/"PSD", Banco de Portugal e agências de rating, afundado com assinatura de cruz pelo "PSD" / Passos Coelho - Montenegro & CDS / Cristas - Melo, diziam eles e elas sem custos para o contribuinte, mas pagos com língua de palmo pelo pagode acéfalo. Tal como os BPN, BPP e outros, "salvos" pelas injecções de capital, com os impostos de quem trabalha e produz, pela aiUÉ e pelos governos do PS(d)CDS


Vamos brincar à caridadezinha, por José Barata Moura

2022 09 08 - Comovente, esta postura do Governo PS/enCosta, pacifista, que enquanto não quer conflitos com o sector das privadas nem com as grandes empresas monopolistas ou oligopolistas em cartel, apoia a postura belicista da USA/NATO/aiUÉ.

«Governo aprova hoje medidas para poupar energia, só com "recomendações" para o sector privado: "Não ganhamos nada em criar conflitos”»

2022 09 08 - Que faz correr Marcelo de Sousa, Presidente da República Portuguesa, que sentido de estado tem Marcelo de Sousa? É simples bonomia narcisista ou já atingiu um patamar mais grave e preocupante? (Victor Nogueira)

~~~~~~~~~~~~

Marcelo contou a história de D. Pedro a Bolsonaro em encontro de 20 minutos [MadreMedia / Lusa – 7 set 2022 06:10]

Por Carlos Esperança - setembro 07, 2022

Eu aproveitei para contar a história de D. Pedro, a vida de D. Pedro. Isso foi um grande ponto de partida”, declarou aos jornalistas. Não explicou por que motivo o encontro se realizou com uma hora de atraso, se foi Bolsonaro que o fez esperar ou se chegou tarde.

Ninguém duvida da ignorância crassa de Bolsonaro, da rudeza de maneiras e do défice de raciocínio, mas ignorar o que se aprende na escola primária de qualquer país, saber quem foi o seu primeiro soberano, seria muito estranho.

O que pensaria Marcelo de quem viesse a Belém contar-lhe a história de D. Afonso Henriques? Ou de Bolsonaro se viesse explicar-lhe que o imperador D. Pedro, do Brasil, foi D. Pedro IV de Portugal?

Participar nas cerimónias do bicentenário da independência justificava a presença do PR português no Brasil, mas seria prudente evitar que o anfitrião, mais empenhado na campanha eleitoral do que na História do seu país, o usasse para propaganda própria.

Segundo a Lusa, Marcelo saiu da reunião no Palácio Itamaraty, em Brasília, para visitar aí o coração de D. Pedro, conservado em formol e guardado numa cápsula de vidro, que Portugal enviou do Porto, onde jaz no mausoléu da igreja católica da Lapa.

A víscera do Grão-Mestre da Maçonaria e primeiro imperador do Brasil foi autorizada a viajar por unanimidade da vereação do Porto para as festas da independência e ajuda à recandidatura presidencial de Bolsonaro. Foi o próprio Rui Moreira que a escoltou.

Com declarações à imprensa, a visita à víscera, em formol, e a explicação a Bolsonaro da história de D. Pedro, por ordem inversa, Marcelo já tinha um grande dia na visita de Estado. Foi a sua presença, ao lado de Jair Bolsonaro, no desfile militar com milhares de apoiantes ao Presidente brasileiro, que transformaram o PR de Portugal em adereço de um comício para as televisões de Portugal e Brasil e ensombraram pela quarta vez a sua visita ao Brasil no consulado de Bolsonaro.

A lição de História a Bolsonaro

📷

(imagem JN)

2022 09 08 - Marcelo de Sousa, Presidente da República Portuguesa e de "somos (quase) todos ucranianos" (pró-Zelensky?) é uma espécie de mata-borrão  embevecido e sorridente, apesar de todas as desfeitas e grosserias do grande irmão Bolsanero?

2021 09 08 - Foto victor nogueira - Conforme o tempo e o vento, o silêncio em torno da casa é com regularidade perturbado pelo troar mais ou menos intenso dos aviões que levantam voo ou aterram no Aeroporto das Pedras Rubras, cerca de 15 km a sul do Mindelo, a caminho do Porto.

É mais fácil fotografar os que aterram, pois voam mais baixo e mais lentamente. Na sequência de fotos vê-se o trem de aterragem abrindo-se. (2021 09 06 Canon 196_09)


2019 09 08 - foto victor nogueira - festa do avante 2018

2016 09 08 - Pois é ... As amizades contraídas na vida real são menos "desgastantes" que as virtuais, estas umas vezes meras encenações, outras partidas sem retorno nem desejo de re-encontro, porque esse desejo tem de ser bi-unívoco. É a vida. Ficam apenas os beijos e os abraços no reino da virtualidade e nas histórias de faz de conta, num mundo de sombras por mais coloridas que (a)pareçam


Irmãos Dupond e Dupont, por Hergé

2010 09 08 - Contra-Natura ?

A  tragédia que não passa de farsa ou a poeira em torno do Orçamento de  Estado e a sua eventual não aprovação. Basílio Horta declara que se tal  viesse a suceder seria uma tragédia! Com Passes de Coelho e de Portas  abertas com Sócrates a trindade faz a faena mas o touro sobreviverá!  Cavaco abençoa a união de facto: bastam dois para o ajuntamento: dois  serão cordeiros e o terceiro o anjo! O que é preciso é que a tosquia renda!

Na R A da Madeira  para derrubar  o PSD e o menino Alberto João perfila-se uma aliança democrática: PS+BE  a que agora se junta o PND.(1)  Mas que Aliança: sociais democratas,  maoístas, trotsquistas e ex-comunistas mais uns independentes com a  direita xenófoba e patriota nacionalista, saudosa de Salazar ! Seria  preciso chegar a  tanto? Só faltava agora o PND apoiar Alegre !

O  Bardo avançou alegremente para as presidenciais com o apoio do BE e  tardio do PS com Só-Ares, como sempre, a puxar a carroça para outro  lado, Mário Nobre puxa por Fernando Nobre. Para tornar a candidatura  abrangente, vá de ressuscitar o adormecido MIC, insuflando-lhe vida como  o Príncipe à Bela Adormecida pela peçonha da madrasta.Segundo o MIC nas anteriores eleições presidenciais foi Alegre que "salvou" a face do PS (1) . Acrescento PS/Sócrates/Só-Ares? Quantos PS existem? Coitado do Narciso Miranda que foi expulso com mais cem  militantes por se candidatrem em listas que eram concorrentes com as oficialmente apoiadas pelo PS! Não  há dúvida que no PS há pelo menos duas bitolas, a dos filhos, como Só-Ares Alegre e Guterres e a dos enteados, como Narciso!

Enfim,  caldeiradas à portuguesa e depois dizem que o povo é quem mais ordena  ou que o voto é a arma do Povo. Carlos Cruz que o diga, com os restantes  condenados em 1ª instância com shows mediáticos e tempo de antena que é  negado aos trabalhadores e ao PCP. Exceptua-se Carlos Silvino, o mexilhão do Processo. Em termos publicitários, em horário  nobre, quanto custariam aqueles longos minutos ? Lá estavam as  audiências a espreitar sofregamente pelo buraco da fechadura!

O  tempo de antena televisivo é para os amigalhaços e não para os  deserdados da fortuna. Nem outra coisa seria de esperar quer nos vários  canais de televisão, quer nos restantes órgãos de comunicação social.  Mantê-los custa dinheiro e dinheiro é algo que cada vez mais vai  faltando à maioria. Em termos publicitários, quanto custam ou fazem  entrar como receitas os shows publicitários proporcionados aos amigos do  "dono" ? E naqueles órgãos de referência, que dando prejuízo, continuam  a publicar-se, não existem se não para formatar as consciências num  determinado sentido. No Público, a Festa do Avante mereceu meia dúzia de  linhas e no crescente líder de audiências que é o Correio da Manhã nem  uma. Mas Cruz e Companhia tiveram direito a espaço! .

Pela  Europa, manifestações por causa de xenofobia de Sárkovski e perseguição  aos ciganos e pela retirada de direitos sociais aos trabalhadores. Mas a  besta continua fazendo o seu trabalho e um dia se nos descuidarmos  teremos os gansos a desfilarem pelas ruas com a Cruz de Cristo em  braçadeira.

O tempo cá pela terra da moirama refrescou e já chuviscou ! 

.(1) - Público 2010.09.07, pág 7

~~~~~~~~~~

2010 09 08 snif snif  (quase) ninguém comenta o que publico! Sem corda nos sapatos deverei ficar parado a meio do deserto, seja invernal e gelado seja seja infernal? Help me, please!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Águas passadas não movem moinhos? Bem ... enquanto passaram podem ou não tê-los movido e assim ajudado ou não a produzir a farinha para o pão que alimenta o corpo sem o qual o espírito não existe. (Victor Nogueira)