domingo, 30 de abril de 2023

Textos em abril 30

 * Victor Nogueira



2023 04 30    Viva o 1º de Maio - "De pé, oh vítimas da fome!" / Salários / Essa crise não é nossa! / Redução da jornada / Emprego

~~~~~~oo0oo~~~~~~

A data remonta ao dia 1º de Maio de 1886, nos EUA, quando mais de 500 mil trabalhadores saíram às ruas de Chicago, numa manifestação pacífica, exigindo a redução da jornada de trabalho para oito horas.

Em consequência, a polícia tentou dispersar a manifestação, ferindo e matando dezenas de operários.

A 5 de maio de 1886 os operários regressaram às ruas e registaram-se novamente feridos, com manifestantes a serem presos. A opinião pública repudiou a ação da polícia e do Governo, assim como das entidades patronais.

Em 1889 o Congresso Operário Internacional, reunido em Paris, decretou o 1º de Maio como o Dia Internacional dos Trabalhadores.

Já em 1890, os trabalhadores americanos viram a jornada de trabalho diária ser reduzida para oito horas. Nos Estados Unidos o Dia do Trabalhador celebra-se na primeira segunda-feira de setembro. (in https://www.calendarr.com/portugal/dia-do-trabalhador/)

2023 04 30 As comemorações do 1º de Maio, como Dia Internacional dos Trabalhadores, foram proibidas em Portugal entre 1926 e 1974, sendo as manifestações duramente reprimidas. Pressionada pelo ascenso das lutas populares, logo a seguir ao 25 de Abril, em 1974, a Junta de Salvação Nacional decretou o 1º de Maio como feriado nacional, comemorado em todo o país por mais ou menos grandiosas manifestações, de que se destacam as ocorridas em Lisboa e no Porto. VER «Um 1º de Maio no tempo do fascismo [1962]»


2022 04 30 -  1º Maio 1962 tarjeta Pão Paz Liberdade

1º Maio 1962 tarjeta Pão Paz Liberdade

Proibido e reprimido durante o fascismo, ele não deixou de ser comemorado. Contrariando Spínola, o 1º de Maio, declarado feriado nacional, foi comemorado por todo o país com manifestações, a mais grandiosa das quais foi a que desfilou pelas ruas de Lisboa, em alas cerradas.

A tarjeta é uma das muitas que em 1962 apelou a manifestações no 1º de Maio, sob a consigna de Pão, Paz e Liberdade. conjuntamente com a reclamação de eleições livres.

Tais manifestações foram então violentamente reprimidas em Lisboa e no Porto, causando mortos e feridos, pelas cargas da Polícia de Choque e pela GNR, para além de numerosas prisões efectuadas pela PIDE.


2020 04 30 Foto victor nogueira - Sonha


PEDRA FILOSOFAL, de António Gedeão, interpretada por Manuel Freire


Eles não sabem que o sonho
é uma constante da vida
tão concreta e definida
como outra coisa qualquer,
como esta pedra cinzenta
em que me sento e descanso,
como este ribeiro manso
em serenos sobressaltos,
como estes pinheiros altos
que em verde e oiro se agitam,
como estas aves que gritam
em bebedeiras de azul.

Eles não sabem que o sonho
é vinho, é espuma, é fermento,
bichinho álacre e sedento,
de focinho pontiagudo,
que fossa através de tudo
num perpétuo movimento.

Eles não sabem que o sonho
é tela, é cor, é pincel,
base, fuste, capitel,
arco em ogiva, vitral,
pináculo de catedral,
contraponto, sinfonia,
máscara grega, magia,
que é retorta de alquimista,
mapa do mundo distante,
rosa-dos-ventos, Infante,
caravela quinhentista,
que é Cabo da Boa Esperança,
ouro, canela, marfim,
florete de espadachim,
bastidor, passo de dança,
Colombina e Arlequim,
passarola voadora,
pára-raios, locomotiva,
barco de proa festiva,
alto-forno, geradora,
cisão do átomo, radar,
ultra-som, televisão,
desembarque em foguetão
na superfície lunar.

Eles não sabem, nem sonham,
que o sonho comanda a vida.
Que sempre que um homem sonha
o mundo pula e avança
como bola colorida
entre as mãos de uma criança


2014 04 30 NOS 40 ANOS DO 25 DE ABRIL - 21 - O povo (des)unido

o povo unido jamais será vencido ! o caminho é longo e os retrocessos têm de ser passos em frente, não descurando a marcha. O povo e os trabalhadores (des)unidos  são a liberdade do súcialismo e do estado súcial bafiento, rançoso e rancoroso !

Já a seguir, Luís Cília 



2014 04 30 Juramento dos SUV - contra isto, contra o socialismo, contra o poder das classes trabalhadoras, contra uma sociedade sem classes, se fez o 25 de novembro, pelo "regresso" aos quartéis, com as mãos dadas de ps(d)cds mário soares sá carneiro freitas do amaral vasco lourenço ramalho eanes e muitos outros.

~~~~~~oo0oo~~~~~~

2014 04 30  Quem tem dinheiro, acede aos cuidados médicos da "privada". O direito à vida e com qualidade, paga-se. Dizem eles e agem em conformidade pedro e paulo seguro sócrates escavaco.

~~~~~~oo0oo~~~~~~

2012 04 30  Não há diálogo possível com quem queira amordaçar. A tolerância e os consensos têm limites que alguns não aceitarão - quem aceitará no seu seio quem o queira roubar ou liquidar? Que consenso há entre quem viola direitos e quem os reivindica ?

Dir-se-à que há direitos conflituantes, mas aí outros critérios terão de ser utilizados para saber quais prevalecem. 

A burguesia revolucionária francesa de 1789 afirmava que só não há liberdade para os inimigos da liberdade mas a liberdade reivindicada pelos proprietários dos meios de produção/empresários era / é diferente da dos que não tinham / possuem essa propriedade e se não queriam sujeitar à escravatura e à sub-humanidade.

A condição de antigo aluno  não pode mascarar que na vida real sempre tivemos divisões, sempre estivemos separados. Para a maioria foi possível estabelecer consensos mínimos de convivência, para outros não. 

Ninguém aqui foi impedido de falar, de publicar. Falando e publicando, sujeita-se à crítica e à expressão da discordância, 

Foi isso que aprendi com os jesuítas. Foi isso que alguns não aprenderam  

~~~~~~oo0oo~~~~~~

2012 04 30 Encolho os ombros. Todos os nossos actos são políticos, por acção ou por omissão, todos eles têm uma ideologia enquanto conjunto de valores e normas de conduta que dão sentido à nossa existência. O contrário é a paz dos cemitérios deserto da roma imperial. Há quem não suporte o contraditório ou se julgue o detentor da Verdade, única, inquestionável, não restando aos "dissidentes" e "pensantes" senão o silêncio, para que a ordem e a paz reinem nas ruas e entre os donos de paróquias com as ovelhas a balirem para o matadouro. Uma "coisa" é arranjar / encontrar o menor denominador comum no respeito pela livre expressão de cada um; outra é calar, silenciar, amordaçar. Repito, encolho e ombros 

2012 04 30    Um 1º de Maio no tempo do fascismo [1962] 

sábado, 29 de abril de 2023

Textos em abril 29

 * Victor Nogueira

2023 04 29 Fotos victor nogueira 2023 alvoradas entre abril e maio - Múltiplos e diversificados são os alvoreceres que se vislumbram a partir do cimo desta torre no alto duma encosta. Por vezes sombriamente cinzentos,  outras com o astro-rei assomando e erguendo-se na linha do horizonte, até se transformar numa bola de fogo, pouco depois dissolvida na límpida claridade azul, por vezes polvilhada de flocos de núvens brancas. Outras vezes da bola de fogo nada se vislumbra, ferreamente encoberta pelas núvens, num plúmbeo cinzento, noutras nestas espelhando-se, numa paleta em que predominam o vermelho ou o laranja!  (Fotos em abril, 14 e 29)

VER  encenações ao nascer do sol



2023 04 29 A ENVIESADA SAGA DOS CASOS E DOS CASINHOS - Alguém se lembra das trapalhadas do PSD / CDS, de Pedro & Paulo, sob o manto protector de Aníbal? Alguém se lembra dos submarinos de Portas ou de Cavaco garantir a solidez do BES nas vésperas de Pedro & Paulo o mandarem ao fundo com um míssil? Alguém se lembra da irrevogável demissão de Portas, que logo de seguuida as escancarou alçando-se a vice-1º Ministro? Alguém se lembra que a Cristas do CDS declarou que no Governo de Pedro & Paulo não se discutiam os problemas da banca e que, em férias, assinara de cruz a resolução do BES, cujo texto desconhecia? Alguém se lembra das escandalosas falências no sector bancário (BCP, BPN, BPP, BES, Banif), entre os quais se incluem os chamados bancos do PSD, falências que têm custado ao erário público milhões de €uros subtraídos a Serviços Públicos que garantam as funções sociais de Estado? Alguém se lembra que o Governo do PáF de Pedro & Paulo, sob o manto protector de Aníbal, apesar de apenas em funções de gestão, ter prosseguido a privatização a todo o vapor de estratégicas e lucrativas empresas públicas portuguesas, como os transportes ferroviários, os transportes urbanos de Lisboa e Porto, a Empresa Geral do Fomento, a TAP, a REN a EDP, os CTT … … Ou de casinhos mais pequenos, como os que envolveram os “aeródromos” da Tecnoforma, a distribuição  de dividendos de acções bancárias não cotadas em Bolsa, a privatização dum dos Pavilhões da Expo98? Alguém se lembra do nome daquele Ministro dum outro Governo do PSD, que concedeu aos privados o exclusivo da exploração de todas as pontes, construídas ou a construir,  sobre o Rio Tejo, a jusante de Vila Franca de Xira, para logo de seguida passar a Presidente do Conselho de Administração da mesma empresa?


2022 04 29 Fotos Victor Nogueira - Museu A Estação, no Pinhal Novo  (2022 04 21)

Instalado na zona central do edifício, datado de 1935, o Museu – a Estação integra a zona expositiva da gare e a fachada com os painéis azulejares. 

Este novo espaço, inaugurado a 1 de junho dse 2021, evoca a identidade da comunidade ferroviária local e inclui a gare e a fachada da antiga estação, com os painéis azulejares. A partir do Museu, poderá aceder, também, a informação sobre a freguesia e as tradições caramelas, associadas à agricultura, evocando a colonização do território a partir do século XIX, na herdade de Rio Frio.

A recolha de documentos, peças, memórias, de ferroviários e de outras pessoas que vivem ou viveram no local continua. Se quiser fazer alguma doação, contacte o Museu.

O Museu – A Estação está aberto ao público, de 3.ª feira a domingo, das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 18h00. Encerra à 2.ª feira e feriados. (Site da Câmara Municipal de Palmela)


2020 04 29 tarjeta do 1º de Maio de 1962 - Paz, Pão e Liberdade



2020 / 2019 04 29 Foto victor nogueira - 1º de maio de 1975, em Évora


2018 04 19  Foto victor nogueira - jardim da estrela, em Lisboa EM TEMPO - Parecem-me lagartos a subirem em direcção ao tronco da árvore


2017 04 29 Foto victor nogueira - Lisboa - Uma cidade flutuante, navio de cruzeiro em Santa Apolónia, na Doca do Jardim do Tabaco.. Em 1870 Júlio Verne escreveu o seu romance "Uma cidade flutuante", que retrata o micro-cosmos da sociedade burguesa do sec XIX como se pelos Campos Elísios passeassem. 

Não gostaria de fazer uma digressão num navio como o da fotografia, muitos dos quais ancoram em Lisboa despejando carradas de turistas em rebanho. Aliás sou alérgico a visitas e viagens turísticas programadas em contra-relógio e sem a ventura da aventura. 

Na verdade parece-me que um barco deste género é como um gigantesco e artificial centro comercial, as chamadas "catedrais do consumo", donde a natureza  os odores e as sonoridades estão artificial e assepticamente arredados.



2015 04 29 Em Luanda, na Praia do Bispo, com a lavadeira maria, em 1961/62, numa pose à Humphrey Bogart. A lavadeira era uma mulher de meia-idade, que trabalhava em nossa casa três dias por semana, a lavar a roupa à  mão, nos tanques ao fundo do quintal, e a engomá-la, com um ferro de carvão. Fumava os cigarros com o morrão aceso dentro da boca, sem se queimar. Há uma outra foto em que aparece com o vestuário habitual completo: um pano em torno da cintura até aos pés, a blusa e por cima desta outro pano como capa ou manta.

Em 1973 a minha mãe veio de férias a Portugal (licença graciosa dos funcionários públicos) e deixou ao meu pai um caderno de conselhos domésticos. No que se refere à lavadeira Maria o ordenado dela era de 300$00 acrescidos de 5$00 por dia de trabalho, além da "racção":-  1 pão fresco, manteiga e açúcar para uma caneca de chá ou café de saco (o criado Eduardo, que residia no anexo no quintal que todas as vivendas do Estado na Praia do Bispo tinham para esse efeito, com chuveiro, recebia 700$00 e tinha a mesma racção diária, para além de almoço e jantar como o do meu pai e irmão acrescidos de 10$00 diários qd o meu pai e irmão não comessem em casa)

A gabardine que eu visto na foto era do meu pai, para aí de 1943, e ainda existe, agora no meu guarda-fatos; terá pois a vetusta idade de 77 anos. A pistola era de alarme; um dia durante  o almoço no quintal disparei-a quando o meu pai comia a sopa e ele com o susto enfiou a cara no prato, o que levou a que fosse apreendida por ele como "castigo" pelo meu acto.

sexta-feira, 28 de abril de 2023

Textos em abril 28

* Victor Nogueira

2023 04 28 / 2012 04 28 Cesp Portugal - 23 de abril de 2012  · Respeita os trabalhadores. NÃO FAÇAS COMPRAS NO 1º DE MAIO! 



SONETO DO TRABALHO, de Ary dos Santos

Das prensas dos martelos das bigornas
das foices dos arados das charruas
das alfaias dos cascos das dornas
é que nasce a canção que anda nas ruas.

Um povo não é livre em águas mornas
não se abre a liberdade com gazuas
à força do teu braço é que transformas
as fábricas e as terras que são tuas

Abre os olhos e vê. Sê vigilante
a reacção não passará diante
do teu punho fechado contra o medo.

Levanta-te meu povo. Não é tarde.
Agora é que o mar canta é que o sol arde
pois quando o povo acorda é sempre cedo.

~~~~~~oo0oo~~~~~~

2023 04 28  A cantiga, saga ou cantilena, do(s) que(m) sobe(m) e do(s) que desce(m), bolsando na bolsa com  a maioria no bolso.

2022 04 28 As mulheres apoiam os sindicatos. Salário igual para trabalho igual, sem distinção de género, raça, religião ou orientação sexual. O sindicalismo constrói isto! (Cartaz dos anos '20 do século XX)



2022 04 28 Foto Victor Nogueira - Pinhal Novo - Inaugurado em 14 de Setembro de 1952, este chafariz localizado defronte da antiga estação ferroviária, no Largo José Maria dos Santos, ostenta na frontaria um painel de azulejos representando uma cena vinícola e passeantes ouvido a banda de música tocando no coreto. Na traseira existe um outro painel de azulejos, floreado, por cima do bebedouro para animais. (Foto em 2022 04 21)

Este chafariz é similar a um outro existente no Largo da Estação, defronte da antiga estação ferroviária de Palmela, aqui publicado em https://www.facebook.com/photo/?fbid=10222901203183978&set=a.2617967293830

«Feito em alvenaria, bastante ornamentado. Apresenta 4 bicas e duas bacias receptoras de água. Exibe uma tabela em mármore com a seguinte inscrição: 14.9.1952 CMP. É constituída também por dois painéis de azulejo, datados da década de 90, decorados com o brasão da freguesia e o do concelho, bem como com reprodução de fotografias de Manuel Giraldes da Silva sobre cenas locais.» in https://www.cm-palmela.pt/.../226/museu_suplemento.pdf


2020 04 28 / 26 8 HORAS DE TRABALHO, 8 HORAS DE DESCANSO 8 HORAS DE LAZER - La jornada de ocho horas hace referencia a la reivindicación del movimiento obrero por la reducción de la jornada laboral y el establecimiento de las ocho horas de trabajo diarias o 48 horas a la semana, también conocido como el movimiento por la jornada reducida, que tuvo su origen en las penosas condiciones de trabajo de la Revolución Industrial en Gran Bretaña a mediados del siglo XVIII. )Wikipedia)


2016 04 28 cartoon de joão abel manta - o 1º de maio de 1974
..
O 1º de Maio é um dia dos trabalhadores comemorado em muito países desde 1889, por vezes em festa mas quase sempre em luta por melhores condições de vida e de trabalho. O mesmo sucedeu em Portugal na longa noite fascista, apesar de repressão e da negação de direitos elementares, como os de associação, manifestação e reunião.         


2019 04 28 foto Victor Nogueira -1974/75 - cartazes e murais de abril 05 - Lisboa - calçada da ajuda - 

Durante os anos de 1974/1976 foram muitas as acusações e denúncias de ingerência da NATO e da CIA em Portugal

Naquele tempo distinguiam-se pela sua qualidade artística muitos dos murais do PCP, a UDP e outras organizações que se reclamavam do marxismo-leninismo e as do MRPP. As dos restantes partidos na sua esmagadora maioria não tinha qualidade artística.


2015 04 28  - 70º Aniversário do Fim da vitória sobre o nazi-fascismo Cartaz PCP
 

~~~~~~oo0oo~~~~~

2012 04 28    Os últimos nos sonhos poderão ser os primeiros porque nos sonhos toda a imaginação incontida é permitida aos mortais.  

quarta-feira, 26 de abril de 2023

Textos em abril 26 (2023)

 * Victor Nogueira

2023 04 26 Pão, Paz e Liberdade - Tarjeta do 1º de Maio de 1962, violentamente reprimido em Lisboa e no Porto, com prisões, de mortos e de feridos, devido a acção conjunta da Polícia de Choque, das Brigadas da Legião Portuguesa e da PIDE.

No seu longo poema "Pátria, lugar de exílio", o poeta Daniel Filipe fala dessa manifestação e jornada de luta:

4ª canção


Roga por nós, ó pátria, ó sonho sem fronteira!,
por nós, a quem recusam a alegria,
a liberdade, o pão de cada dia
a vida verdadeira!

Ó pátria canta! Do teu presepe imaginário,
ergue a voz dulcíssima, magoada,
e estilhaça de esperança as paredes do aquário,
ó pacífica pomba engaiolada.

Contigo iremos pela noite fora,cantando.
« Erguendo rútilas bandeiras
por sobre aldeias, campos, sementeiras,
como os arcanjos portadores da aurora».
                                                      
Como lobos de súbito
irrompem na planície citadina
carregados de morte
.
Seu nome é violência
Trazem nas mãos mortíferos sinais
e de órbitas vazias
.
caminham em silêncio
envoltos na terrível solidão
do crime encomendado
.
Marginam as esquinas
escondem o rosto sob o aço liso
dos negros capacetes
.
e anónimos ocultos
pela espessa cortina de ódio e névoa
como robots avançam
.
A morte engatilhada
espera o momento de partir Agora
Cumpra-se o ritual
.
Uma voz grita  Viva
a liberdade, O coro lhe responde
pontuado de tiros
.
Canalhas Temos fome
Arranquemos as pedras da calçada
Ó meu amor resiste
.
Resiste de olhos secos
Sem lágrimas  Sem medo  Só talhada
no silex da ira
.
Pronta a dar corpo ao sonho
e entanto testemunha do martírio
companheira e amante
.
De mãos dadas cantando
abrimos flores às balas assassinas
merecemos a vida


5ª canção

Ó sonho acontecido e decisivo !
Ó frio tempo de terror, ó duro
Ofício de manchar de sangue vivo
As esquinas de pedra onde o futuro
Se conjuga no modo imperativo !

Recusa a face, solidão errada !
Ébrio de esperança e juventude assomas
- Ó coração da pátria, mina amada ! –
Ao meu olhar, por ntre riso e aromas
De mirto e rosa-chá desabrochada.

Neste ano de 1962
primeiro de maio
ao começo da noite
podemos finalmente olhar no espelho a nossa muda imagem
sem temor nem vergonha
.
Na solidão do quarto, meu Amor
podemos pela primeira vez
deixar de recear futuros julgamentos
e as perguntas silenciosas nos olhos dos vindouros
esquecer a humilhação, o insulto sem resposta
que foi o nosso pão quotidiano e áspero
.
Agora poderemos ser de novo homens
livres, ainda que presos
mastigando a comida sem o sabor a lágrimas
antes com o sal da esperança
merecido tempero, paga justa da luta
.
Renegamos o passado maculado de angústias
esquecemos as pequenas diárias covardias
os negócios onde tudo se perde e até a honra
.
Neste primeiro de Maio de 1962
podemos finalmente sorrir sem amargura

TEXRO COMPLETO EM  Daniel Filipe - Pátria, lugar de exílio    


2023 04 26   Apesar de toda a oposição do General Spínola, que nesse mesmo dia havia nomeado um novo Director Geral para a PIDE/DGS, o povo nas ruas neste dia 26 obrigou à libertação imediata, incondicional, de todos os presos políticos. 

No dia seguinte ao 25 de Abril e até à intervenção da Comissão Coordenadora do MFA, que expressamente desautorizou o Presidente da Junta de Salvação Nacional, em Caxias eram os agentes da PIDE que diziam quais eram os presos que podiam ou não ser  libertados!

2023 04 26  A TEORIA DAS PORTAS GIRATÓRIAS E SEUS PORTEIROS NAS PORTARIAS -  Em conferencia de imprensa, Lula da Silva diz a Marcelo e  aos jornalistas que uma das funções de ser Presidente da República é a de funcionarem como porteiros dos empresários, cedendo-lhes de seguida o lugar, pois estes é que percebem da poda e dos negócios. E é Lula um ... "trabalhista" que já foi operário metalúrgico! 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu neste sábado (22) com o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa. Assista ao Jornal da Manhã completo.  

2023 04 26  NOS 49 ANOS DO 25 DE aBRIL, AS TESSITURAS DE MARCELO NUNO, segundo a peça no Público:

«Marcelo quis sublinhar as divergências, agora e no passado, sobre política externa. E, sem nunca se referir ao [PCP] deu como exemplo o que a “liberdade e a democracia” permitiram: que a “esmagadora maioria do Parlamento e do povo português apoie a Ucrânia e que ainda assim houvesse vozes claramente minoritárias dissonantes”.»

EM TEMPO - Já em 2022, no mes de Abril, por video-conferencia, o incorrupto Zelensky no seu discurso tivera a lembrança de juntar o 25 de Abril ao regime a que preside na Ucrania. Nessa altura, Zelensky foi delirantemente aplaudido pelas bancadas do PS, Bloco, PSD, PAN, Iniciativa Liberal e Chega. Mas não pela do PCP, cujos deputados não compareceram a homenagem.

E Marcelo que o relembra, quando esperançosamente, apela a "ventos de mudança"! Mas tendo outrora Marcelo clarificado que não seria sua a solução dum Governo minoritário do PS viabilizado pelo PCP, Bloco e Verde, qual o sentido da mudança que defende?

A reconstituição as claras do Bloco Central de interesses entre PS / PSD? Um Governo do PSD viabilizado pela abstenção do PS? Um Governo do PSD viabilizado pelo Chega e pela Iniciativa Liberal?

LEMBRETE - Nesse farol da democracia a que o incorrupto Zelensky preside, 13 partidos da oposição foram ilegalizados e proibidos, por alegada russofilia, num amplo leque entre comunistas e "liberais", sem esquecer o Partido Socialista Ucraniano, tal como o PS portugues filiado na ... Internacional Socialista!

2023 04 26 OS VENTOS DA MUDANÇA e o suave perfume do PRR ( Plano de Recuperação e Resiliência )

2023 04 26  NOS 49 ANOS DO 25 DE aBRIL Os ventos da “mudança” - IL: vento de mudança já começou, afirma a Iniciativa Liberal

No seu discurso na Assembleia da República o líder da IL, Rui Rocha, na senda das falas de Marcelo, afirmou que “o vento da mudança já começou a soprar em Portugal” e, que “em democracia há sempre alternativa” com soluções que “opõem a confiança ao medo, a esperança ao conformismo, a exigência ao facilitismo, a excelência à mediocridade”.

Pouco depois Rui Rocha chegou-se à Loja do Mestre André, concretizando o sentido da mudança que preconiza, ambos como arrimos do PPD/PSD.

Com efeito, na rede social Twiter, o líder da IL escreveu “25 de Abril sempre. Fascismo, comunismo e outros totalitarismos, jamais.