* Victor Nogueira
2023 04 09 A foto é do meu tio JJ Castro Ferreira e no lado esquerdo da vivenda geminada (nºs 42 e 44), sita na *raia do Bispo, moravam os Nogueira da Silva, figurando na mesma os filhos, Victor e Zé Luís. Seguramente que a página "Luanda - imagens dos velhos tempos" terá extraída a imagem dum dos meus blogs ou da minha página do FB, sem que quem a publicou tivesse a cortesia de referir a sua origem.
Estrela Coimbra - Joao Coimbra, vê na foto o Victor Nogueira da Silva e o irmão
1 d
https://www.facebook.com/profile.php?id=100066471130010
2023 04 09 Carlos C - e ainda há gente que Lázaro ressuscitou ao fim de 5 dias.Eu já peguei em mortos com 5 dias e não queiram saber em que estado estavam os corpos portanto isso do Lázaro é outra invenção da Bíblia
Victor Nogueira - Podia
estar em estado cataléptico
Carlos C - das duas ou não estava morto ou é outra
invenção da Bíblia. Aliás há tanta mentira a começar por Fátima
Victor Nogueira - Antigamente
pessoas em catalepsia eram consideradas mortas e como "ressuscitadas"
quando acordavam. Quanto aos Livros da Bíblia são uma mistura ds história dos
judeus (mitificada como a de outros povos da Antiguidade e em todo o mundo),
mas que acolhe os ensinamentos e aspectos culturais daquele Povo. Há uma
diferença entre os livros que constituem o Antigo Testamento e aqueles que são
considerados o Novo Testamento. Este é um lado da questão. Outro é a
"religião", que oscila entre a "revolucionária" dos
oprimidos, como a pregada por Cristo, outra o aproveitamento que dela fizeram
as classes dominantes, que ao longo dos tempos a "transformaram" como
meio de "alienar" a consciência dos oprimidos, no sentido da
submissão e alienação.
Carlos C - - não vou discutir aquilo que eu não sei mas
apenas naquilo que acredito. A Bíblia diz que Cristo ressuscitou 3 dias depois
e viram-no subir aos céus e nisso eu não acredito como não acredito em Deus e
como foi mentira a aparição de Nossa Senhora em Fátima. Muitas histórias que
têm dado rios de dinheiro à Igreja Católica
Victor Nogueira
- Segundo os Evangelhos, que são
mais de quatro, Cristo pregou contra os Sacerdotes, contra os vendilhões no
Templo, advogando a separação entre César e a Religião. Dirigia-se aos
oprimidos, às mulheres e às crianças. Por isso os primeiros Cristãos foram
perseguidos e martirizados. Até que Constantino proclamou o Cristianismo como
Religião oficial do Estado, apesar das várias correntes que o
"interpretavam" e se passaram a digladiar, conforme os interesses que
representavam e protegia.
As religiões a longo da
existência da humanidade procur(av)am interpretar e dar resposta aos problemas
com que aquela se defrontava, nas relações com a Natureza e das populações. Na
realidade, na maioria dos casos tornaram-se um "negócio" e um sustentáculo
dos poderosos
Carlos C - não estou com
vontade nenhuma de falar de assuntos que não era nascido na altura e em que não
acredito. Boa Páscoa
2023 04 09 Já agora, porque não pedem à Tecnoforma de Pero Coelho & Relvas a lista dos aeródromos que teriam de ser criados por todo o Portugal como resultado das acções de formação de pessoal de voo que por aquela iriam ser dadas à pala dos Fundos Comunitários?
2020 04 09 Não falando do Estado de sítio na área da Região Miltitar de Lisboa para impedir a resistência ao golpe contra-revolucionário de 25 de Novembro de 1975, que vemos hoje, à boleia do Covid-19?
Pela 1º vez desde 25 de Abril de 1974 são proibidos e criminalizados os ajuntamentos de mais de cinco pessoas nos espaços públicos.
Pela 1º vez desde 1974 estão de facto proibidas e criminalizadas quaisquer tentativas de comemoração da chamada "Revolução dos Cravos".
Pela 1ª vez desde 25 de Abril de 1974 e tal como no tempo do fascismo é proibida de facto e criminalizada a comemoração do 1º de Maio.
Tal como no tempo do fascismo e pela 1ª vez desde o 25 de Abril de 1974 estão de facto proibidos o exercício dos direitos de resistência, de greve, de acção sindical, de audição e participação das organizações dos trabalhadores na Legislação Laboral, de reunião, de manifestação.
Pela 1ª vez desde o 25 de Abril de 1974 é proibida a livre circulação das pessoas em território nacional
Quanto à liberdade de imprensa, à boleia do Covid 19, , ela traduz-se numa infame campanha de manipulação insidiosa das consciências que assume aspectos verdadeiramente intimidatórios e terroristas.
2018 04 09 O LEÃO MOSTRA A SUA "RASSA" - Não sendo lagarto, constato que o chamado Presidente dos "Leões" não tem estaleca como dirigente e gestor, parecendo estar influenciado pelos "twists" do Trump, arriscando-se a ser o coveiro do Clube que deveria "dirigir" com mais maturidade. E enquanto o pau bate nas costas do Sporting e do BdC, folgam as do Malfica, como se nada mais importante houvesse para noticiar.
Tanta gente a enaltecer Margareth Tatcher (e vilipendiando Angela Merckl), tanta gente desejando-lhe que repouse em Paz (RIP). Tanta gente, Mariana, da mesma gente que se condoeu com Pinochet ou Krupp, senis e, por razões "humanitárias" da classe dominante, não levados a julgamento. Tantos mortos, milhões de mortos, provocados pelos EUA e por Hitler, com o apoio do Grande Capital, cujos interesses defendiam, que não chegaram a velhos, fuzilados, torturados, gaseados, assassinados, sem que Pinochet, Hitler ou Tatcher com isso se preocupassem.
Porque se haviam de preocupar, se era gente desqualificada, tal como hoje somos - agora - em Portugal e por essa "europa connosco" fora ? Gente indubitavelmente desqualificada: operários, camponeses, comunistas, opositores políticos, sindicalistas, socialistas, eslavos, negros, vietnamitas, "mouros", árabes, palestinianos, ciganos, ameríndios, judeus, homens, mulheres, crianças, jovens, velhos ...
Tanta mulher, Mariana, tanta mulher a chorar ou a orgulhar-se de Tatcher, cuja política conduz(iu) à subalternização da mulher, explorada, mais que os homens, no local de trabalho, vítimas do assédio sexual - para arranjarem ou manterem o posto de trabalho, precário
Tanta mulher, Mariana, tanta mulher de que a Humanidade se pode orgulhar, enquanto choram Margareth e vilipendiam Angela.
Como podem a escola e os órgãos de informação da classe dominante condicionar a percepção da realidade. Antes de Margareth, cuja política neoliberal subalterniza necessariamente a mulher, tantas mulheres de muito mais valor, para além daquelas cujos nomes a história não registou.
Isabel I, de Inglaterra (equivalente a Tatcher). Beatriz de Luna, a Senhora. Beatriz de Portugal, que dirigiu a Ordem de Cristo e foi a verdadeira impulsionadora dos Descobrimentos e não o retrógrado senhor feudal que foi Henrique, o Navegador. Lurdes Pintassilgo, em Portugal, Marie Curie. a rainha Ginga, em Angola. a comunista Rosa Luxemburgo, assassinada com Karl Liebknecht Olympe de Gourges, que foi guilhotinada, autora da Declaração dos Direitos da Mulher e da Cidadã. Clara Zetkin, Ana Garibaldi, companheira de Garibaldi, Dorothea Lange, Simone de Beauvoir, Simone Weill, Ana Comnena, Christine de Pizan, Mary Wollstonecraft, Dolores Ibarruri, Georges Sand, "Leni" Riefenstahl (fosse homem e talvez não tivesse sido ostracizada devido à sua ligação ao nacional-socialismo)
Aqui encontram mulheres revolucionárias
e aqui, cientistas
Sobre as mulheres portuguesas
http://kantoximpi.blogspot.pt/search/label/Mulheres%20Portuguesas
Sobre mulheres angolanas históricas
Sobre mulheres "esquecidas" ou "silenciadas", aqui referidas em
Tanta mulher, Mariana, tanta mulher, Mariana Torres, companheiro que sou da tua barricada, operária conserveira assassinada em Setúbal, em greve, morta pelas balas da GNR em 1911, que defendiam os patrões da indústria. Assassinada conjuntamente com um operário. Tal como pela GNR foi assassinada a assalariada rural Palmira da Graça, a mesma GNR que no tempo do fascismo assasinou outra grevistas, Catarina Eufémia.
Como vês, Mariana, há muito por onde escolher, mesmo para quem despreze as que, como tu, se distinguiram por motivos radicalmente contrários aos da Dama de Ferro, serventuária do grande Capital e do Patronato, ***
5 comentários
Clara Roque Esteves
Bela imagem!!!!!!
10 ano(s)
Judite Faquinha
BELA FOTO!!! VICTOR, É A MARAVILHA DE VIVER NO CAMPO, AINDA COM UMILDADE... MAS DE CONSCÊNCIA TRANQUILA OBRIGADA PELA PARTILHA!!!!!!!!!!!!!!!!!
10 ano(s)
Manuela Vieira da Silva
Uma lutadora até não poder mais, segurando-se no seu pau-bengala, espera pacientemente que os dias a levem. Bjos.🙂
10 ano(s)
Alice Coelho
Lindíssima!!!!!♥
10 ano(s)
Georgete Cardoso
Escelente foto ❤
Ver tradução10 ano(s)
Ana Maria Madail
Belissima foto!!! Um resto dia feliz. Grata pela partilha.🙂
10 ano(s)
Belaminda Silva
Bom dia camarada. Uma foto muito bela !!! Obrigada ! Tem um lindo e feliz dia ! Beijinho ❤ 🙂
10 ano(s)
Maria Mamede
os olhos e o sossego do passado, na quietude do dia!
10 ano(s)
Fernando José Barnabé
Magnífica foto. Grato pela partilha ❤
10 ano(s)
Maria Lisete Almeida
Grata Amigo pela partilha! Bela fotografia. Abraço.
10 ano(s)
Victor Barroso Nogueira
Ai, Manuela, Manuela Silva O que tu "poetizas" LOL Gato pela achega, Arminda Griff
10 ano(s)
Isabel Maria
Uma foto que diz mt do que é hoje em dia o interior de País...solidão
10 ano(s)
Susana Garcia Ferreira
bom texto e foto
9 ano(s)
Manuela Vieira da Silva
Apesar de tudo, foi a primeira mulher a impor-se no mundo dos homens da política, na altura. Sacrificou e foi sacrificada. Nunca gostei dela, confesso, como política, mas admiro-a pela coragem, senão pela ingenuidade feminina.
10 ano(s)
Clara Roque Esteves
Convenhamos que era um método muito acariciador de tortura. Tu vês um significado em cada coisa, mesmo nessa peça banal, enfim, um pouco agreste, nada de muito especial....Mas podia haver uma boa intenção na peça, objecto, coisa...que não descontentasse as vítimas...Mas se acaso se descontentassem, que escolhessem outros ideais mais perfeitos.....Enfim, hoje acordei cheia de ironia, depois de uma noite muito mal dormida. As boas notícias deste país, desta Europa, deste mundo, pedem-me que mantenha algum bom senso que me resta e que procure por agora apenas o verdor da primavera. Pois em Lisboa não há sol, quase chove, e eu perdi ambições e desejos. A dama lá foi, eu espero que as nuvens passem e a vida, se mais não puder ser, me dê apenas mais uns anos para ler, escrever versos ( ou prosa) e curtir filhas e netos. E quando as nuvens passarem vou passear pelos caminhos da minha terra e ver o meu mar. Convenhamos que a dama era sádica. But, anyway..let her rest in peace. Bjos e até logo. Como diz a Manela, a dama teve o único mérito de se ter imposto enquanto mulher, num mundo ainda tão machista...Hoje há outras, mas fartam-se de trabalhar para chegarem a algum lado...
10 ano(s)
Sem comentários:
Enviar um comentário
Águas passadas não movem moinhos? Bem ... enquanto passaram podem ou não tê-los movido e assim ajudado ou não a produzir a farinha para o pão que alimenta o corpo sem o qual o espírito não existe. (Victor Nogueira)