* Victor Nogueira
Ora em Lisboa, em certas zonas, o ruído é perturbador, com os aviões sobrevoando logo ali, ao alcance das mãos. É um pouco como morar ao lado duma auto-estrada ou duma via férrea, com trânsito infernal, mais ou menos intenso!
2023 05 15 Prontus. Agora é que o aeroporto da Portela vai ao fundo, com a barragem de artilharia dos moradores .... estrangeiros! O melhor seria estes incentivarem a criação duma Associação de Moradores Estrangeiros com Bagalhoça para decidir sobre a localização do Aeroporto Internacional de Lisboa, a concretizar, de preferência, no deserto do Sahara ou no da Namíbia!
2023 05 15 Enfim! Sociais-democratas, o PPD/PSD e os seus fundadores provenientes da chamada ala liberal e tecnocrata de Marcelo Caetano, no Governo e na Assembleia Nacional, a da "evolução na continuidade", que tinham a SEDES e a Doutrina Social da Igreja como embrião da social-democracia? O partido fundado apenas após o 25 de Abril por Sá Carneiro, Magalhães Mota e Pinto Balsemão, entre outos, chamava-se Partido Popular Democrático. Foi apenas em Outubro de 1976 que foi rebaptizado como Partido Social-Democrata, para fazer concorrência ao Partido Socialista.
Isto chega para reclamar-se da social-democracia, seja esta do centro, da direita ou de esquerda? Pinto Balsemão, líder do Clube Grupo Bilderberg, defensor da social democracia?
É o ideário social-democrata que baliza e norteia Bilderberg e o império comunicacional de Pinto Balsemão, da imprensa escrita à televisão?
2018 05 15 Foto victor nogueira - Forte de S. João Baptista, em Vila do Conde. Aqui em em 8 de Julho de 1832 tentaram desembarcar a caminho do Porto as forças liberais de Pedro IV contra o absolutista Miguel I, durante a Guerra Civil que opôs os dois contendores. Impedidas de fazê-lo pelo comandante desta praça-forte, fizeram-no mais a sul, entre as praias de Mindelo e de Arnosa do Pampelido.
2020 05 12 foto victor nogueira - rolo 219 Porto Salvo coreto 1998.01.26, junto à Sociedade de Instrução Musical de Porto Salvo. Ao fundo e à esquerda a Capela de Porto Salvo, abaixo referida, nas Notas de Viagens
PORTO SALVO - Povoação vítima da urbanização desregrada, Porto Salvo conserva a Igreja de N. Sra da Apresentação, de meados do século XVII, local que foi de peregrinação e onde se realiza uma festa anual, sem o brilho de outrora, perdida a importância das artes da pesca e dos pescadores e navegantes
Abaixo da Igreja um terreiro, usado para mercado, com fontanário e coreto.
A Ermida foi construída em cumprimento duma promessa feita por marinheiros, que perdidos no mar, haviam dito que a ergueriam no primeiro cabeço que avistassem junto à costa.
Um dos dois paineis de azulejos existente no alpendre,ambos representando milagres da padroeira, xe "lendas e milagres: Senhora de Porto Salvo"§encontra se bastante degradado. Esta igreja possui dois cruzeiros, um no meio do adro e outro adossado à fachada principal.
Persistem no núcleo antigo edifícios com as características de outrora: casas térreas ou com dois pisos, com pátios e respectivos anexos, como celeiros, adegas e currais. Como não podia deixar de ser nesta zona e não só, tem a inevitável rua Marquês de Pombal, para além de topónimos como o Casal das Chocas e as ruas do :Casal do Deserto, das Portelas, las, da Ribeira de Porto Salvo, da Fonte, da Lameira, da Oliveira ou na Tapada do Linho. (Notas de Viagem, 1997)
~~~~~~oo0oo~~~~~~
2012 05 15
~~~~~~oo0o~~~~~~
2012 05 15 Eles percebem de Economia. Tanto percebem que a banca e as telecomunicações e a energia e as grandes redes comerciais acumulam lucros crescentes em tempo de vacas magras
Sem comentários:
Enviar um comentário
Águas passadas não movem moinhos? Bem ... enquanto passaram podem ou não tê-los movido e assim ajudado ou não a produzir a farinha para o pão que alimenta o corpo sem o qual o espírito não existe. (Victor Nogueira)