* Victor Nogueira
2023 05 30 Foto victor nogueira - Estuário do Rio Sado (IMG_5537 2021 08 04) Em 1º plano um dos ferry-boats que faz a ligação entre Setúbal e a Península de Tróia, atracado na Doca das Fontainhas ou Doca de Recreio.
2023 05 20 A CARAMUNHA DO EXPRESSO DA IMPRESA / PSD - Diz a notícia que "O Partido Socialista voltou a rejeitar um requerimento feito pela oposição (...,.)», patatati patatatá. OPOSIÇÃO, diz o Expresso. Vai.se a ver e o que estava em causa era um requerimento do Chega, para mais chungaria, que teve o voto contra do PCP (oposição ao PS), as abstenções do Bloco e do PSD (ambos oposição ao PS e os votos a favor ... do Chega e dos iéles (ambos também da oposição ao PS). Tudo espremido e somado, a maioria da oposição ao PS não votou o requerimento do Chega, para mais chungaria!
~~~~~~oo0o~~~~~~
.«ECONOMIA - Socialistas inviabilizam perguntas a Marcelo sobre 'secretas' na Comissão de Inquérito à TAP, por Anabela Campos
Socialistas seguem estratégia de recusar depoimentos sobre a ativação dos serviços de informação no dia 26 de abril
O Partido Socialista voltou a rejeitar um requerimento feito pela oposição sobre o episódio das “secretas” e do Ministério das Infraestruturas de 26 de abril. Desta vez, o chumbo socialista inviabilizou questões ao Presidente da República. Não é uma surpresa. (...)»
No Troino, bairro que foi habitado por famílias dedicadas às fainas do mar e da indústria conserveira, na Rua das Oliveiras, encontra-se um mural ,com motivos piscatórios, pintado num muro de suporte, obra algo degradada e parcialmente coberta por contentores do lixo. Foi executado nos finais de 2011 no âmbito do Projecto Setúbal Mais Bonita. Nele figuram alguns versos do poeta Sebastião da Gama.
VER Murais em Setúbal 46 - Rua das Oliveiras
2020 09 30 Ainda estamos na Primavera mas os dias parecem estivais, carregados de electricidade prenunciadora de trovoadas e com elevada humidade que impede a evaporação do suor, pegajosas gotículas cobrindo-nos desagradavelmente a pele. Tomara que chova para limar a aspereza do tempo.
Salvador Correia foi o comandante da esquadra aparelhada e financiada pelos senhores do engenho brasileiros para retirar aos Países Baixos o controle do tráfico esclavagista que haviam obtido com a ocupação de Angola em 1640. . A ideis inicial era tornar Angola e Benguela dependentes do Brasil, mas a burguesia esclavagista angolana optou por ficar dependente de Portugal, por ser mais favorável aos seus interesses mercantis.
Mutu-ya-Kevela (Luvemba, Reino Bailundo, c. 1870 - Reino Cuanhama, c. 1903), foi um comandante militar e vigésimo sexto Soma Inene (rei) do Reino Bailundo, sendo o último monarca do país Bailundo ainda independente. A ele é atribuído o feito de ter liderado os maiores exercícios militares em solo africano contra uma potência colonial antes da Primeira Guerra Mundial, durante a parte final da Segunda Guerra Luso-Ovimbundo. (wikipedia)
2016 09 30 O que há dezenas de anos me atraiu nestva série de Cosey, intitulada .'Jonathan', localizada nos Himalaias, foi sobretudo o grafismo e os cenários, tal como sucedera com os de Hergé nas aventuras de Tintim em "No Tibete", "Lotus Azul" e "O Templo do Sol". Isto para não falar no belíssimo e fabuloso filme "O Narciso Negro", realizado em 1947 por Emeric Pressburger e Michael Powell
Jonathan é a reflexão dum jovem suíço que em espaço aberto vagueia pelos Himalaias, atravessando o Norte da Índia, Tibete e Nepal, à procura de um amor de infância, mas acima de tudo em busca de si próprio e tomando parido face à realidade que o rodeia.
A jovem de cabelo preto é Drolma, uma criança cujos pais foram mortos pelos chineses e que vagueia em estado semi-selvagem até ser recolhida e "adoptada" como filha por Jonathan.
Uma colecção de 10 álbuns (dos 16 publicados) está a ser semanalmente distribuída pelo Jorn Público Mais sobre Jonathan em https://fr.wikipedia.org/wiki/Jonathan_(bande_dessin%C3%A9e)
2014 05 30 Como Seguro ascendeu a secretário-geral do ps será uma incógnita ? O problema não é eventual falta de carisma ou de presença física. O problema é que pareça andar a apanhar bonés. Mas a verdadeira verdade é que nem ele, nem costa, nem cisco assis, jorge coelho, antónio vitorino e outros como ele e todos do mesmo calibre estão dispostos ou têm margem de manobra para inflectir a política de submissão ao grande capital, sobretudo financeiro, nacional e transnacional, para denunciarem o que os seus antecessores assinaram,
Estão todos de tal modo comprometidos com o PS(d)CDS como placa giratória para "compromissos" com o Capital e mordomias que restam para eles, apenas, os números circenses, as núvens de fumo e as narrativas de cassete e de faca e alguidar,
Pk embora pequena, a vitória "denunciada" por costa soares dar-lhes-ia margem de manobra face ao descalabro da social-democracia nas eleições europeias. Mas a "mudança" que defende e trombateiam, não é de rumo, não é de inflexão ou reflexão é pura e simplesmente mais do mesmo, travestido de rosa com espinhos ou de laranja amarga e azeda.
E depois aparecem as desculpas infantis: "senhora professora, a culpa de eu ter dado um traque não é minha, é daquele menino que me deu feijões para o almoço."
Sabe lá certa gente o que é um cara a cara com os eleitores e os trabalhadores ou com os velhotes fora das ofertas de sacos de plástico e canetas ou longe do aconchego dos holofotes da televisão e do ruído na blogosfera, a debitarem mais do mesmo ou a traulitarem "quem se mete comigo e com o meu padrinho de turno leva porrada, que eu sou doutor da mula ruça e você um analfabeto".
2014 05 30 Mas ... o PS é um viveiro de baratas tontas ? Se apesar de tudo e de todos os contorcionismos e a "necessidade" de dar liberdade de voto a bancada socialista acabou por votar a moção de censura proposta pelo PCP, para quê e porquê toda a encenação ?
Nove deputados do PS não estiveram presentes na votação.e noticia o Público que « na bancada socialista houve uma ausência de peso: Francisco Assis, o cabeça de lista do PS às europeias e apoiante de António José Seguro, saiu da sala do plenário alguns minutos antes da votação e não regressou.» Ao menos cisco assis foi coerente, sempre defendeu alianças com o psd-cds, a direita ultra-liberal, como sempre a tem designado até nos seus escritos no Público.
Anda o PS a contar espingardas para novelas de faca e alguidar para disfarçar os seus compromissos internos com o psd-cds e externos com o FMI-UE-BCE enquanto o PCP convoca manifestações de rua contra o governo psd-cds, como a de 29 de Maio ? Em que barricada estão de facto nos dirigentes do PS a todos os níveis ? Porque não convoca nem participa o PS desde há anos em manifestações de rua contra as políticas de direita, contra pactos e tratados orçamentais subscritos pelo PS(d)CDS ? Quem pode e quer acreditar no PS, para lá das aparências ?
É agora que o PS seja qual for o secretário-geral vai arrepiar caminho e retirar o socialismo na gaveta onde Mário Soares o colocou aferrolhado depois de ganhar as primeiras eleições legislativas em 1976, há 38 anos ?
É TEMPO DE DIZER BASTA !
É PRECISO REJEITAR O PACTO DE AGRESSÃO fmi-ue-bce
É PRECISO UM GOVERNO QUE RESPEITE OS PORTUGUESES
É PRECISO UM OUTRO GOVERNO
É PRECISO UM GOVERNO QUE RESPEITE QUEM TRABALHA E PRODUZ
BASTA DE MENTIRAS
BASTA DE DESEMPREGO
BASTA DE EXPLORAÇÃO
BASTA DE EMPOBRECIMENTO
BASTA DE NOS FAZEREM DA VIDA UM INFERNO
É TEMPO DE LUTA ! É TEMPO DE AFIRMAÇÃO !-
2014 05 30 PS OPTA PELO nim, isto é, «a direcção da bancada do PS deu uma orientação de voto a favor da moção de censura do PCP, (...) optando por não impor a disciplina de voto nem a favor nem no sentido da abstenção, como defendiam alguns socialistas
Diz a notícia que "Alberto Costa, apoiante de [António] Costa, advertiu que era importante perceber o sentido político da moção do PCP, porque, votando a favor dela, depois do bom resultado da CDU nas europeias, o PS estaria a dar ainda mais destaque aos comunistas.»
Uma simples pergunta - porque razão os órgãos competentes do PS, incluindo os Costas e Lacões - não previram a apresentação duma moção de censura - logo a seguir à confirmação da vitória - embora ténue - que haviam tido ? Evitavam todos estes contorcionismos e tinham saído por cima . Ou a maioria de quem decide no PS para além de Seguro, Secretário Geral - são ineptos e pouco perspicazes ?
Mas que inteligência. Malabaristas e contorcionistas, verdadeiros democratas que são, ausentam-se do hemiciclo quando fala o líder do Partido que apresentou a moção de censura - para estarem ordeiramente presentes perante o 1º Ministro e no "frete" da votação que se seguirá ?
Que crédito e confiança para governar pode ter um PS ensarilhado e de tão tristes figuras e em guerras intestinas na praça pública ?
http://www.publico.pt/.../ps-sem-disciplina-de-voto-na.?
Sem comentários:
Enviar um comentário
Águas passadas não movem moinhos? Bem ... enquanto passaram podem ou não tê-los movido e assim ajudado ou não a produzir a farinha para o pão que alimenta o corpo sem o qual o espírito não existe. (Victor Nogueira)