Foto victor nogueira - Mindelo - o voo da passarada no milheiral após a colheita. (2023 11 28 IMG_3606)
* Victor Nogueira
Este ano o Verão de S. Martinho foi frio e chuvinhento, com algumas espaçadas e breves bátegas, seguindo-se-lhe uma semana fria, embora de céu azul e cintilante, com algumas esparsas nuvens brancas. Para mim, neste meu retiro, não houve nem vinho nem castanhas. O vinho, dispensaria, mas as castanhas teriam sido bem-vindas e melhor deglutidas.
Mas, mantendo-se a frialdade, desde ontem o céu tornou-se neblinado, com chuva contínua, morrinhenta, estilo molha-tolos.
Os pássaros fazem voos planados, varrendo os campos, aterrando e levantando voo, buscando no solo lamacento e por entre o restolho, os grãos. Nos últimos dias, gaivotas, embora o mar não estivesse tempestuoso, e hoje revoadas de pombos, no seu voo menos elegante que o das gaivotas.
No beiral da garagem do vizinho uma ave minúscula, não sei se rola, que em dias anteriores saltaricavam entre o muro das traseiras e o quintal, onde permanecem apenas couves, em fim de vida, salsa e coentros, para além das tangerinas e limões, estes em processo de maturação
Sem comentários:
Enviar um comentário
Águas passadas não movem moinhos? Bem ... enquanto passaram podem ou não tê-los movido e assim ajudado ou não a produzir a farinha para o pão que alimenta o corpo sem o qual o espírito não existe. (Victor Nogueira)