terça-feira, 1 de abril de 2025

Letras empilhadas, ano após ano, em Abril, 01, (re)colhidas em 2025

 * Victor Nogueira

1 de abril de 2012 
Conteúdo partilhado com: Público
Público
Salut, Camarada
nós venceremos
Mesmo que eu me venda ou traia
outros empunharão o estandarte
Esta é a minha esperança:
Nós venceremos, Camaradas!

1 de abril de 2013  · 

Foto jj castro ferreira (1962) - Rio Lucala - quedas então designadas do 'Duque de Bragança'  (Angola)

As Quedas de Calandula sutyam-se no rio Lucala, o mais importante afluente do rio Cuanza. Ficam a cerca de 80 km da cidade de Malanje, capital da província e a 420 km de Luanda, a capital do país. Com uma extensão de 410 metros e uma altura de 105, são as segundas maiores de África.  Até 1975 (no tempo colonial) eram denominadasdas como Quedas do Duque de Bragança.


~~~~~~~~~~

Judite Faquinha

Victor, maravilhosas quedas de água, e toda a vista em si é linda!!! Obrigada amigo Victor pela partilha adorei, esta imagém de sonho!!! bjs.

12 a

Maria Jorgete Teixeira

minha terra...❤

12 a

Maria Márcia Marques

Gostava de as ver ao natural, mas valeu olhar, e sentir o barulho da água.

12 a

  Victor Barroso Nogueira

Maria Márcia Marques O ruído da água a despenhar-se começa a ouvir-se a km de distância

12 a

Maria Márcia Marques

imagino...

12 a

Victor Barroso Nogueira

Não encontrei, Maria Márcia Marques qualquer filme, apenas slide-show


12 - SAIA-QUEDAS DO DUQUE DE BRAGANÇA

Ahhhhhhhhhhhhhh Afinal no fim tem um pequeno filme

12 a

 Manuel Fernandes Fernandes

Estive nestas quedas em 1971. Embora a trabalhar, deu para apreciar. Gostaria muito de reviver esses momentos. Quem sabe?

12 a     

Manuela Vieira da Silva

Gostei muito de ver o vídeo destas quedas de água. Mas aprecio especialmente esta foto a preto e branco. Obrigada por esta vagem, Victor Nogueira🙂

12 a

1 de abril de 2014  
Conteúdo partilhado com: Público
Público
dia um
de abril
pum
ridente
barril
das
águas mil
dia
de primavera
molhada
chuvada
de cinza
e com dores
as flores
verde magia
com azia
pum pum
rás catrapum
setúbal 2014.04.01
quadro de Magritte - A Queda

1 de abril de 2014 
Conteúdo partilhado com: Público
Público
ping ping
no paço
temerosas
medram as rosas
receosas
encolhidas e recolhidas
em abril
que baril
as flores em maio
em abraço
no teu vaso
passo a passo
nú compasso
viçosas
onda-a-onda
na alvura
da planície
à superfície
um turbilhão
vulcão
profundo
de vinho e pão
a refeição
setúbal 2014.04.01

1 de abril de 2016  · 

Luanda - os finalistas do então Liceu Nacional Salvador Correia (3º ciclo) em 1965/66

~~~~~~~~~~

   João Carreira

...Estou a ver se me vejo por aqui ... é difícil ...

9 a

Victor Barroso Nogueira

o "meu" album da malta está aqui

https://www.facebook.com/vicnog.na.rede/media_set...

9 a

João Carreira

Victor Barroso Nogueira Já tinha visto e (desculpa lá) ripei muitas fotos para a minha colecção pessoal de coisas de Angola ... Tu tens um ficheiro que faz-favor ! ... tenho-me deliciado a ver , mais quando me bate aquela saudade que leva tudo à frente ... faço-me entender ?! Ah ! já me descobri na foto ... Reconheço-te a ti também , ao Jorge Cadete , ao Carlos Barradas e ... pouco mais . Procuro o Delfim Guerreiro que se licenciou em Medicina e que , infelizmente , já não está por cá ...BFDS .

9 a

   

1 de abril de 2017  · 

foto victor nogueira - paço de arcos - cimo ou boca da  chaminé do antigo forno de cal e reflexos na vidraça que impede o acesso ao mesmo

1 de abril de 2019  · 

foto victor nogueira - vila fresca de azeitão - Palácio da Quinta da Bacalhoa, edificada no século XV, foi profundamente remodelado no século seguinte, por Brás de Albuquerque, filho de Afonso de Albuquerque, No início do século XXI  o na altura ainda milionário Joe Berardo, numa de "novo rico" e parvenu, fez intervenções vandalizadoras e adulteradoras, no conjunto classificado, tendo sido intimado para que na medida do ainda possível repusesse o estado original.

1 de abril de 2020  · 

foto victor nogueira Ferreira do Alentejo  Capela do Calvário   (1998.09.07)

FERREIRA DO ALENTEJO - Vila de casas solarengas, onde se destaca a Capela de Santa Maria da Madalena ou do Calvário, única no mundo, tendo externamente a configuração duma redoma; o hemisfério superior apresenta pedras salientes, contrastando com a alvura das paredes. (Notas de Viagem, 1997)

De Setúbal para Beja (Salvada)  ou Moura (Santo Amador) e regresso, a passagem por esta vila era obrigatória.

1 de abril de 2022  · 

Foto victor nogueira - a grande  mini-condutora, em Setúbal (2022 03 31 Canon 202_03)

1 de abril de 2023  · 

2023 04 01 auto-retrato no Dia das Mentiras, neblinado, cinzentonho, ameaçando ser pluvioso. Mas é mesmo verdade que a barba já se foi, embora a basta cabeleira continue a precisar de ser destrunfada pelo baeta.

1 de abril de 2023  · 

Foto victor nogueira - Setúbal - Mural no viaduto ferroviário da Rua da Tebaida  (2023 03 30 IMG_2114), No mural a inscrição "Formação / Capacitação / Empregadibilidade / Há respostas para ti aqui"  

Este mural foi executado sobre um outro, da  "Juventude CDU / Avançar em defesa do Ambiente" 

Todos os murais existentes na referida artéria nesta data foram cobertos por tinta cinzenta.

1 de abril de 2024  · 

Foto victor Nogueira - Setúbal - viaduto ferroviário na Rua do Mirante  em 2023 file506

Esta era uma zona de quintas e casas pobres, que paulatinamente foram sendo substituídas por betão e prédios a partir dos anos '60 do passado milénio.  A travessa do Milrante entronca na Rua António Maria Portela, limite oriental do Bairro Salgado, hoje descaracterizado, bairro edificado a partir dos anos '20 do mesmo milénio, local de residência da burguesia industrial e dos patrões da pesca, onde ainda existem alguns exemplares arte nova e do estilo "casa portuguesa", congeminação do Arqº Raúl Lino.

Nesta zona ainda persiste o nome de "Quinta do Aranguez",  a ela talvez pertencendo um mirante que terá dado o nome a esta artéria. mas do qual nada resta.



 1 de abril de 2024  · 

Última Hora

CDS, Chega e Iéles isolados. PS e PSD renegam Bloco Central dos Negócios e Negociatas adoptando como Programa a concretização da Declaração Universal dos Direitos Humanos e a Constituição de 1976.

1 de Abril de 2925

 Foto victor nogueira - Castelo de Vila da Feira (1998 .09 11 rolo 370 )

Este monumento nacional é um dos exemplos mais completos da arquitetura militar medieval em Portugal, pois nele se encontram as marcas duma enorme variedade dos elementos defensivos utilizados entre os séculos XI e XVI.

Foi inicialmente um castro romano, que adquiriu maior importância a partir do século XI. No século XVII construiu-se dentro dos muros o Palacete dos Condes da Feira, demolido em 1929, e do qual apenas restam algumas paredes, a escadaria e o fontanário.

Em 15 de Janeiro de 1722 um violento incêndio devastou o conjunto arquitectónico, cuja ruína foi votado ao abandono. No início do século XX, renovou-se o interesse público pelo monumento.. para cuja reconstrução foi efectuada uma colecta pública de fundos.

A Direcção-Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais (DGEMN) executou obras de consolidação e restauro nos períodos de 1935-1936, de 1939-1944 e em 1986.

Com muralhas em alvenaria e cantaria de pedra, do período inicial, a Torre de Menagem domina a alcáçova. Do final do século XV, datam as adaptações às demandas da pirobalística. No seu interior, na ampla praça de armas, encontram-se ainda os vestígios do antigo palácio seiscentista.

Pela porta da barbacã acedem-se, sucessivamente, a porta da Vila e a praça de armas, na qual se localiza a Torre de Menagem. Esta torre-alcáçova, ergue-se em três pavimentos: no inferior, a cisterna; no segundo o salão nobre, destacando-se três lareiras, um fogão e quatro janelas, três delas com conversadeiras; no terceiro a área residencial íntima.


FONTE - Wikipedia

Sem comentários:

Enviar um comentário

Águas passadas não movem moinhos? Bem ... enquanto passaram podem ou não tê-los movido e assim ajudado ou não a produzir a farinha para o pão que alimenta o corpo sem o qual o espírito não existe. (Victor Nogueira)