sexta-feira, 11 de abril de 2025

Letras empilhadas, ano após ano, em Abril, 11, (re)colhidas em 2025

 * Victor Nogueira 


11 e3 Abril de 2014 

Nos comentários no post de PN alguém tras à baila os "crimes" do socialismo. A Comuna de Paris durou cerca de 1 mês e foi afogada em sangue, a da URSS durou cerca de 72 anos e as das restantes países socialistas muito menos e as suas economias estão agora na s mãos de redes mafiosas que compraram a preço de saldo as empresas estatais e conduziram os respectivos povos â miséria e degradação. Por via eleitoral a esquerda ganhou as eleições no Chile e na Espanha, mas foram derrubadas por golpes fascistas financiados pela CIA/EUA no 1º caso Recorde-se tb o que resultou da santa aliança anti-comunista de EUA, Austrália e Indonésia. onde o General Suharto liquidara 500.000-600.000 indonésios entre os quais pelo menos cerca de 100 mil comunistas http://pt-pt.facebook.com/note.php?note_id=184121778296007 O Capitalismo, autofágico e predador, desde o século XVII começou a expandir-se nos países nórdicos e nas repúblicas Italianas de Veneza, Génova e Florença, iniciando a sua expansão a partir da Revolução Industrial no Reino Unido mo século XIX. Desde os tempos pré capitalistas tem saqueado, pilhado e destruído povos inteiros em sangrentos genocídios, como a dos Ameríndios no território dos Estados Unidos e os aborígenes da Austrália, tem feiro repressões sangrentas em nome da "democracia" e apoiando tudo quanto é regime ditatorial que sirva os interesses do Capital e tentando derrubar tudo quanto pretenda pô-lo em causa. Os EUA em Dresden, no Japão e no Vietname levaram a cabo acções de genocídio ou praticaram crimes de guerra ou c ontra a Humanidade, recusando-se a aceitar a jurisdição do Tribunal Penal Internacional. E as almas sensíveis não responsabilizam nem culpabilizam o PS(D)CDS pelos crimes de guerra, contra a Humanidade, genocídio e violação dos Direitos Humanos e da Carta da ONU perpetrados pelo "amigo" americano e seus "livres" aliados, pk satélites da URSS eram os outros, que agora gozam da "liberdade" e dos benefícios da civilização cristã e ocidental, curiosamente todos a Leste do "amigo americano" Itonias da Geografia e do local onde se situam o centro e o farol da desHUMANIDADE

14 a

11 de abril de 2014  · 

A PROPÓSITO D'a narrativa comunista, segundo pedro silva pereira, do PS

Não há pachorra para tanta falta de memória e desonestidade intelectual. Que bom e paradisíaco seriam Portugal e o Mundo sem "comunistas", entregue apenas aos seráficos "socialistas". Pois não foi o PS que em 1974/75 encheu alamedas e avenidas em manifestações em defesa da "democracia" e do "Socialismo em Liberdade" e agora foge de eleições como o diabo da cruz, para além de nunca ter referendado a adesão à UE e os sucessivos tratados ou Pactos Orçamentais ?

Nas suas "narrativas" ou charlas em família já sócrates esclareceu que foi traído no PEC IV por Passes de Coelho, cujo PSD aprovara os anteriores, tal como as revisões constitucionais, ao contrário do PCP, que votou contra os mesmos  PEC's. E eu a pensar que havia sido a banca a retirar o apoio ao ps/sócrates, estando por explicar aquele diferendo entre Sócrates e Teixeira dos Santos. A verdade é que o PS desde Abril foi a ponta de lança para que se mudassem apenas as moscas, como Marcelo e Spínola pretendiam. Estando as moscas de novo a varejar e em força, considerarão elas o PS descartável e dispensável ?  O episódio segue dentro de momentos ! Com outros actores, alguns reciclados e outros na sombra.

Sempre forçado pelos "mauzões" dos comunistas, tadinhos dos PS's, em lágrimas e contrariados, o coração sangrando, sempre aliados e de facto com o apoio declarado ou encoberto do psd/cds, mesmo nas autarquias, coligando-se entre si para nas autarquias "varrerem" com o PCP. 

Não há pachorra para tanta falta de memória e desonestidade intelectual. Tal como nos tempos do fascismo, assim em "democracia" e pela mão do PS se vê a força do PC, que em França ou na Alemanha obrigam a social-democracia a guinar à direita, depois de em Portugal terem obrigado o Mário a arrumar o socialismo na gaveta, tão bem aferrolhado que desde então o PS não conseguiu encontrar a chave do blindado armário dos esqueletos ?

http://corporacoes.blogspot.pt/.../a-narrativa-comunista...

~~~~~~~~~~

   Nascimento Maria

Eu não sou muito entendida em politica Apesar de me revoltar Em muitas situaçôes ~Mas admiro o seu desempenho a percistência na política acho bem que haja pessoas assim .obrigada por lutar pelos mais desfavorecidos Bem haja Victor Nogueira

11 a

Clara Roque Esteves

Que exagero, homem....Nem tanto ao mar....nem tanto ao ar...

11 a

Victor Barroso Nogueira

ora menina Clarinha, aka Clara Roque Esteves sugiro que a mocinha vá ler este post e os comentários ao mesmo. E depois falamos LOL

11 a 

José Espada

“Vós que lá do vosso império
Prometeis um mundo novo,
Calai-vos, que pode o povo
Qu'rer um mundo novo a sério.”

(António Aleixo)
11 a

11 de abril de 2014  · 

foto victor nogueira - setúbal

~~~~~~~~~~

 

Victor Barroso Nogueira

sim, é em setúbal, Manuela Miranda, perto do Parqe do Bonfim, no centro da cidade 🙂

11 a

Clara Roque Esteves

Fizeste a foto de gatas? Ficou um espanto. Gostei. Bjos e obrigada.

11 a

Victor Barroso Nogueira

Não, Clara Roque Esteves procurei um enquadramento, rodando a objectiva para obter o melhor resultado LOL

11 a              

 Silvia Mendonça

Escolhest4es uma perspectiva desafiadora para fotografar o cenário. Parabéns. Parece que conseguistes o efeito desejado.

11 a

Judite Faquinha

Obrigada camarada Victor, pela partilha! Só quero saber se há elevador para eu subir, para o 4º andar onde fui parar...bela foto só tu amigo... olha Victor eu tenho demorado a comentar as fotos, mas eu estou em Madrid, em casa de uns amigos, são jovens que trabalham e deitam-se cedo e eu claro estou pouco tempo no PC, mas dia 24 já vou para Portugal para votar a 25 na nossa CDU. Gostei, beijokinhas ❤

10 a

11 de abril de 2017  · 

SOBRE AS VIAGENS DE FINALISTAS E A "CULPA" QUE ENJEITO - Sempre houve irreverência e mesmo agressividade na juventude. Basta por exemplo pensar nas praxes e desacatos na Universidade de Lisboa/Coimbra desde a sua criação em 1290 por D. Dinis até à Crise Académica de 1969. Basta pensar nos desacatos dos jovens estudantes liceais desde sempre. 

Eu não me sinto culpado do que quer que seja, numa sociedade onde os valores, comportamentos e famílias ditas tradicionais são postos em causa. Não estou a defender esses valores, muitos altamente questionáveis. O que estou a dizer é que face ao individualismo, ao salve-se quem puder dominantes na net e na TV e na publicidade, face ao facilitismo sobretudo da generalidade das universidades privadas,  a maioria envoltas em fumos de corrupção,  os pais e as escolas pouco podem.

Toda esta narrativa agora lançada aos 4 ventos pelos meios de comunicação que pretendem facturar, nada tem de novo pois ano após ano elas sucedem-se com actos de vandalismo mais ou menos graves. 

O que está em causa é todo o negócio entre agências de viagens e indústria hoteleira  e o cerne da questão está no que alguns jovens teriam dito: que foi uma reacção ao mau serviço do hotel.  Isto é, à boa maneira do far-west ou de  Goebbels, sentindo-se lesados, em turba, os jovens resolveram fazer justiça com as próprias mãos, sacando do "revolver".

Esta narrativa  da "culpa" (sentimento da moral judaico-cristã) em contraposição à responsabilidade social e individual, é uma narrativa que pretende criar "pecadores", a merecerem "castigo" ou "penitência", como o pretensamente aplicável aos países do Sul da Europa, cujos cidadãos irresponsáveis teriam vivido à vara-larga com o crédito concedido por beneméritos e honrados banqueiros, ou gasto as ajudas em vinho  e mulheres, isto é, pecaminosamente.

Eu, desde sempre reivindicando a minha condição de cidadão participante na gestão da polis e da res-publica, agindo em conformidade, assumo as minhas responsabilidades mas enjeito as "culpas" e os "castigos".

No post 25 de Abril, eu nunca fui expulso, mas apenas saneado para o desemprego ou colocado em prateleiras douradas por pseudo democratas socialistas ou "revolucionários" de pacotilha, integrados nas mordomias e benesses do sistema socio-económico  que diziam combater.

~~~~~~~~~~

  José Manuel Candeias

É uma situação com muitas nuances e vários responsáveis... que devem ser responsabilizados. Isto, assim ou assado, repete-se ano após ano. Não é normal! Para começar a pôr ordem na tramóia, as escolas deviam proibir a distribuição de publicidade às viagens de finalistas nas suas instalações, bem como os plenários de apresentação dos programas e angariação de excursionistas no espaço-escola!

8 a   

  Clara Roque Esteves

Meu caro Vítor, fico grata pela partilha que tiveste a amabilidade de fazer. Confesso que tenho dado muito pouca atenção aos noticiários. Estou fora do meu ambiente normal, com horários e motivações diferentes. Por alto percebi que houve 1 ou 2 excursões de finalistas, uma das quais terá corrido mal. Julgo que estas coisas são programadas por uma comissão que contrata uma agência de viagens e que esta escolhe o hotel e a modalidade de utilização do mesmo, e bem assim as actividades incluídas na chamada viagem de finalistas". Os comportamentos dos jovens em grupo ou sozinhos são completamente diferentes, como sabes tão bem como eu. Se o hotel não correspondia aos requisitos contratualizados seria uma questão a discitir com a agência. É assim que eu costumo fazer quando viajo, se não organizo eu a viagem na totalidade ( é raro, porque gosto de o fazer). Tenho dificuldade em opinar porque me falta informação. Contudo, concordo com muitos dos argumentos que apresentas. Também não me parece que seja esta a primeira vez em que ocorrem situações complicadas nestas excursões. Será apenas mais uma?

8 a

Manuela Vieira da Silva

O que me choca no meio de tudo isto é a educação que as crianças e jovens estão a ter. O facilitismo em que crescem. Abre horizontes, pois abre. Acho que a rebeldia nas gerações anteriores não se compara a esta rebeldia de agora. Não há propriamente choque de gerações, mas uma libertinagem inconsciente. Claro que a comunicação social se aproveita de tudo o que está acontecer, até com os vídeos estúpidos que fazem milhões de visualizações, para que essa visualizações aumentem ainda mais. Se fosse alguma coisa de jeito... Até já passa no YouTube o marido a afogar a mulher. Onde é que isto vai parar? Eu não, que nem vou ver coisa nenhuma, nem por curiosidade, mas estamos todos doentes ou atrasados mentais, ou há uma espécie de loucura colectiva, ou sempre fomos loucos mas nunca tivéramos antes a oportunidade de revelar. A violência parece ser agora a única forma de manifestação de contrariedade, de insatisfação. Qualquer pessoa pode passar-se da cabeça, coitado é inimputável, provocaram-no, ninguém é de ferro, ou bebeu, coitado não tinha consciência do que fazia. Ou o marido que mata a mulher, bolas, então um homem não pode mostrar quem manda lá em casa? Bolas Victor. O sistema, sempre o sistema é que tem culpa? As criancinhas de 20 anos são vítimas do sistema? Isso não será desculpabilizar a verdadeira causa? E então aquelas criancinhas ainda mais pequenas de 15 anos, meninos e meninas, ainda a chuchar no dedo, que acham que a violência no namoro é normal? E ainda vão para as discotecas até às 6 da manhã com autorização dos pais?Quem diz namoro é já ter relações sexuais livres e desimpedidas com preservativos na escola. Ao ponto onde isto chegou, é melhor haver gratuitos do que haver gravidezes em meninas que ainda nem têm corpo de mulher completo. Enfim, ter têm, mas ainda faltam crescer alguns ossitos. Não me alargo mais na minha missiva. Agora quando o esturro me chega às orelhas, o fumo já é demais. Beijinhos.

8 a

Clara Roque Esteves

D`acccord!

8 a

Manuela Vieira da Silva

Mas não falei do assunto em questão. E a minha opinião é de que são todos culpados: os pais, os filhos, o hotel, a agência, a escola... o sistema, a educação, a economia, a comunicação social, o cansaço de tanto estudar, o cansaço de filhos ter de criar.... enfim. Uns dias sem os filhos até dá jeito. 6 dias fora para os pais, 6 dias fora para os filhos. É espectacular! O hotel e a agência de viagens, 1000 alunos, pá, é muito dinheiro, não se pode perder. Mas sabiam que 1000 alunos juntos poderiam trazer problemas, por isso toda essa vigilância. A escola é democrática, prima pelos valores da liberdade e da responsabilização. Tudo é possível, só têm que ganhar consciência dos seus actos. E isto só funciona com a liberdade. Ao contrário do tempo da outra senhora, que era rígido demais, preconceituoso, tudo era pecado.... não aprendíamos sequer como é que se faziam meninos,não havia ninguém que o dissesse. Mas havia sempre um/uma mais espertinho/a que às escondidas mostrava a coisa. Parecíamos uns totós. Saímos do 8 para, 40 anos depois, estarmos no 80. Talvez dentro de uns anos toda esta aprendizagem dê um resultado mais positivo, noutra geração. Mais nada a dizer. Abraço Victor.

8 a

Victor Barroso Nogueira

Cada um enfia as carapuças que bem entender mas "culpas" de pai irresponsável e permissivo e blá blá, não as enfio Francamente, Manuela Vieira da Silva

8 a

Manuela Vieira da Silva

Compreendo, amigo Victor, que é difícil educar um filho e que não tem nada a ver com irresponsabilidade dos pais certos comportamentos dos filhos. Eu sei que é complicado e sempre o foi. Mas afinal, os valores estão bem entregues, os pais conseguem incuti-los nos filhos? Temos actualmente uma crise de valores? Ou sempre houve?

8 a

Victor Barroso Nogueira

Manuela Vieira da Silva Sempre houve crise de valores, sempre houve velhos do Restelo e os valores e comportamentos estão sempre em mudança e por isso diz o poeta que o mundo pula e avança como a bola nas mãos duma criança

8 a

Manuela Vieira da Silva

Tocaste num ponto interessante:os valores estão sempre em mudança. De que valores, pois, estamos nós a falar? Os valores de ontem são diferentes dos valores de hoje? Como é assunto que deu, dá e dará matéria para uma tese ou várias kkk vou dormir, amigo. Amanhã, estarei por aqui depois de plantar as alfaces. Tenho de fazer pela vida porque não há condições para borgas kkk Beijinhos. Fica bem, Victor.

8 a

Clara Roque Esteves

D`accord!!

8 a

11 de abril de 2020  · 

foto victor nogueira - Setúbal (Bº Afonso Costa)  1998 01 13 - rolo 216

Nos anos '40 do Século XX (1948) , na periferia oriental da cidade, onde proliferavam e até pouco depois do 25 de Abril existiam bairros de lata albergando a população setubalense, o Estado Novo construiu dois bairros residenciais. 

Um, destinado à pequena burguesia, foi o Bairro N.. Sra da Conceição, de vivendas geminadas de dois pisos e um pequeno quintal, servido por um Mercado Municipal, 

O outro foi o Bairro Carmona (rebaptizado com o nome de Afonso Costa), com vindas térreas ou de dois pisos, geminadas., separadas popr amplos espaços. As vivendas térreas estavam decoradas com azulejos de tom acastanhado, com motivos diversos, especialmente  com temática animal ou floral. As assoalhadas das casas de qualquer um destes dois bairros eram minúsculas.

Cada um destes dois bairros era servido por uma Escola Primária.

O Bairro Carmona foi demolido e no seu local erguida uma urbanização com prédios de 4 pisos, em regime de propriedade horizontal, circundando pátios interiores.

Do  entulho da demolição ainda consegui salvar alguns dos azulejos.

~~~~~~~~~~

  Carlos Barradas Teixeira

Como é que se chama o Bairro à volta do campo de tourada?!! O meu avô que foi comandante do Regimento de Setúbal viveu aí e a minha mãe em miúda também!!

5 a

Victor Barroso Nogueira

O bairro a que te referes foi construído em finais do século XIX pelo industrial conserveiro António José Baptista para alojamento do pessoal operário da sua fábrica.              

5 a

Carlos Barradas Teixeira

Era o Bairro Baptista sim, agora lembrei!!!

5 a

MES

Victor não fale dos bairros em causa...onde estava nessa data? A viver num bairro da lata? E foi viver para estes bairros?

4 a

Victor Barroso Nogueira

Não entendo o sentido da pergunta. .Não, nunca vivi em Bairros de lata. Mas em 1986/87 no âmbito do planeamento urbanístico coordenei e supervisionei inquéritos às condições de vida e de habitação da população de Setúbal residente nos Bairros do Mal Talhado, Monarquina Humberto Delgado e Casal das Figueiras. Havia outros, como o Dias, a Cova do Canastro, e o dos Pinheirinhos, mas esses não inquirimos, porque o Município queria apenas realojar os moradores dos que foram inquiridos, com vista a novas urbanizações.. .

E como agente de Censos e Inquéritos, no âmbito de Inquérito Permanente ao Emprego, percorri o Distrito de Setúbal de de 1977 a 1981 e inquiri também pessoas que viviam em bairros de lata. Tal como nos inquéritos que enquanto estudante realizei no concelho de Évora

Sim, e desde 1981 vivo numa zona de habitação social, na altura paredes meias com o Mal Talhado, Monarquina, e Humberto Delgado e não me caem os parentes à lama por causa disso.  

Fui reler o meu texto e não vejo porque escreveu o que escreveu. Enfim ..

4 a

MES

Tenha cuidado com as informações sobre Setubal é que naquela altura vivia em africa e vivia muito bem.

4 a

Victor Barroso Nogueira

Se eu vivia bem ou não em Angola, é irrelevante para a "desconversa", .

Havia em 1974 bairros sociais, uns de iniciativa do Governo de então, como os Carmona Afonso Costa),, Marcelo Caetano (Humberto Delgado) Salazar (25 de Abril) e Conceição, e outros de iniciativa patronal, como a Vila Maria e o Bairro Baptista.

Em 1974 a maioria do pessoal operário e pescador vivia em bairros de lata, como os que referi. E foram melhorando as suas condições de habitabilidade graças aos programas SAAL, do antigo FFH e de cooperativismo habitacional. São de referir os novos bairros do Peixe Frito, Terroa, CHE Setúbal, Pescadores, da Liberdade, do Faralhão, das Manteigadas, de Vendas de Azeitão, 2 de Julho, Belavista, Forte da Belavista, Palmeiras, entre outros.

Aliás isso é referido nos documentos preparatórios e finais dos Planos Directores do Município de Setúbal, elaborados no âmbito do Planeamento Urbanístico, embora não sejam a minha única fonte de informação.,

Contudo até aos anos '90 os bairros de lata ainda não tinham sido completamente erradicados.

No meu texto faço juízos de facto e não de valor:

E personaliza o que nada tem de dirigido a si, embora entenda a razão da sua desconversa numa publicação que não é dirigida de modo algum nem partilhei no seu feed pessoal de notícias

Talvez possa consultar na Biblioteca ou Arquivos Municipais a documentação relativa aos vários Planos Directores Municipais. Mas on line pode ler https://research.unl.pt/.../Setubal_cidadeVermelha_LILIA....

Sobre o Bº Carmona, inaugurado em 1945, refere este último estudo:

«Neste contexto, em 1948, é inaugurado em Setúbal o Bairro Carmona.

As habitações são o espelho da ideologia estadonovista relativamente à forma como deviam ser tratados os “pobres”, essa categoria sociológica tão cara ao regime de então. São habitações exíguas com dois quartos onde apenas cabe a cama,

um pequeno hall que tem o nome pomposo de sala e uma cozinha onde mal cabe uma pessoa. Há ainda uma casa de banho sem banheira, dado que esse luxo ocupa espaço e espaço é aquilo que não há.

Do projeto não constam arruamentos. A envolvência das casas deste bairro serádada por passeios de saibro, logo destruídos pelas chuvas de Inverno e uma estrada de três metros.

O Bairro Carmona será considerado um bairro modelo.

A exiguidade dos quartos é também característica das vivendas construídas depois de 1974 nos Bairros do Peixe Frito e da Terroa.

4 a

MES

Victor já viu o que escreveu no seu blog sobre o Bairro Carmona? Qd digo que estava em Africa julgo qd foi inauguurado os 2 bairros que fala estava em Africa. Ou não?

4 a

Victor Barroso Nogueira

Não, em 1945 ainda não tinha nascido e é irrelevante se vivia bem ou não Mal de nós se apenas "conhecêssemos" o que os olhos fisicamente enxergam e não pudéssemos conhecer através da leitura de documentação de varia índole.

Quanto aos bairros de lata e aos bairros da Vila Maria e Carmona (ambos já demolidos) entrei dentro das casas, tal como entrei nas vivendas da Conceição, do Peixe Frito e da Terroa., nuns casos pk conhecia pessoas que lá moravam, noutros como técnico do Planeamento Urbanístico.

4 a

MES

Um dia falamos pk estes diálogos são o que são.

Boa noite

4 a

11 de abril de 2022  · 

Foto Victor Nogueira  - Évora  (1977)  (Baixo-relevo em  cerâmica, do Zé Luís)

O baixo-relevo em cerâmica vidrada seria da autoria do meu irmão, que mo ofereceu. Depois pediu-mo emprestado, tendo posteriormente desaparecido de casa da nossa  mãe, em Paço de Arcos, após o falecimento do Zé Luís, em 1987. O colete em malha é obra da minha tia Lili.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Águas passadas não movem moinhos? Bem ... enquanto passaram podem ou não tê-los movido e assim ajudado ou não a produzir a farinha para o pão que alimenta o corpo sem o qual o espírito não existe. (Victor Nogueira)