quarta-feira, 14 de maio de 2025

Privatize-se tudo

 * Victor Nogueira

14 de maio de 2014  · 

Na verdade, falta (quase) apenas privatizar o ar que cada um de nós respira. Tudo é neste momento "mercadoria" e as mercadorias são para quem tiver dinheiro e puder pagá-las. É um holocausto ou genocídio invisível, insidioso. Subreptício, quase inodoro, como asfixia pelo dióxido de carbono.

~~~~~~~~~~

Manuel Gamito

Não tardará o dia ,se não for atalhado o passo à clique que procura dominar o mundo ,em que teremos que pagar o ar que respiramos !...

11 a

Pedro Ferreira

O argumento verbal é demagógico e inútil é preciso agir, com mão fechada

11 a

Octávio Guedes Coelho

Sou por natureza um não violento que acredita na palavra e na boa vontade dos homens. Só que os homens deixaram de ter honra e palavra. Então, se já não vai à palavra, tem de ir à bordoada.

11 a

João Ramos

Quando digo a alguém de direita que vai ser privatizado em cerca de 70% - percentagem aproximada de água num ser humano - mostra sempre um grande desagrado e é um argumento infalível! Gostam de ver privatizações se forem dos outros, sobretudo do que é do povo!

11 a

Victor Barroso Nogueira

Jorge Magalhães Quem nestes 40 anos tem votado e re-votado nos ps(d)cds são a maioria dos eleitores e dos abstencionistas. Não têm sido o ps(d)cds que têm convocado manifestações de rua ou proposto greves, por melhores condições de vida e de trabalho para todos e não apenas para o grande patronato.

Para alguns (m/f) a democracia é apenas pôr o voto e regressar aos "quartéis".

Para outros a democracia exerce-se com as pessoas quotidianamente e abrange todos os aspectos da vida individual e colectiva. No Parlamento mas sobretudo fora e para além dele

11 a

João Ramos

Jorge Magalhães, como não tenho tanta clarividência. o que sugere que se faça para derrotar a direita 'abrangente' (porque infelizmente abrange o PS que mesmo nos governos provisórios alinhou com os interesses do capital)?

11 a

Cidolina Teixeira

Isto aqui, não é gente doo meu mundo,são ET's, fomos invadidos por humanoides!?!.........

11 a

João Ramos

O Jorge Magalhães deu-lhe uma de 'comentador', vomitou uns disparates e, quando teve contraditório, apagou os 'brilhantes escritos'. O costume de quem não aguenta uma discussão intelectualmente honesta e séria! BYE.

11 a

João Ramos

Afinal estava escondido e um ainda lá está.

11 ai  

14 de maio de 2014  ·   · 

1. - Na verdade, falta (quase) apenas privatizar o ar que cada um de nós respira. Tudo é neste momento "mercadoria" e as mercadorias são para quem tiver dinheiro e puder pagá-las. É um holocausto ou genocídio invisível, insidioso, subreptício, como asfixia pelo dióxido de carbono. 

(Victor Nogueira)

~~~~~~~~~~

Privatize-se tudo...

2. - «Privatize-se tudo, privatize-se o mar e o céu, privatize-se a água e o ar, privatize-se a justiça e a lei, privatize-se a nuvem que passa, privatize-se o sonho, sobretudo se for diurno e de olhos abertos. E finalmente, para florão e remate de tanto privatizar, privatizem-se os Estados, entregue-se por uma vez a exploração deles a empresas privadas, mediante concurso internacional. Aí se encontra a salvação do mundo... e, já agora, privatize-se também a puta que os pariu a todos

José Saramago - Cadernos de Lanzarote - Diário III - pag. 148

~~~~~~~~~~

 Maria João De Sousa

É, sem dúvida, um genocídio, Victor Nogueira! Mesmo que, para alguns, garantam uma existência dependente do assistencialismo caritativo, roubam-nos a dignidade... e, a muitos, roubam-se até as hipóteses de sobrevivência. Estou muito lenta e em muito más condições de visibilidade e "movimentação" no ecrã suplementar, mas terei de adiar um pouco mais o "conserto" desta "caranguejola"! Abraço!

11 a

Carlos Rodrigues

" O País ergue-se indignado, moureja o dia inteiro indignado, bebe e diverte-se indignado, mas não passa disto. Falta-lhe o romantismo cívico da agressão. Somos, socialmente, uma colectividade pacífica de revoltados. Miguel Torga.

11 a

Victor Barroso Nogueira

Olha que não, olha que não, Carlos Rodrigues. Assim do pé para a mão lembro-me do apoio popular ao mestre de avis, do massacre dos judeus no tempo do senhor dom manuel I, da guerra civil larvar no século XIX e das patuleias, da carbonária no séc XX, das alterações de évora, da luta pelas 8 horas nos campos do alentejo, do norte e da madeira a ferro e fogo nos idos de 74/75, da resistência nos anos 20 com passaporte para o aljube e tarrafal, das movimentações no chamado PREC ... ...Abraço, Carlos e pensa lá noutras "alterações" 😛

11 a

Carlos Rodrigues

Estás a responder a Miguel Torga e tens alguma razão, mas a pergunta é onde é que tudo isso nos trouxe ?...

11 a

Victor Barroso Nogueira

a pergunta certa é, Carlos Rodrigues, onde é que isso tudo nos leva. No passado levou-nos a manter a independência nacional, a derrotar os terra tenentes, a implantar o liberalismo contra o absolutismo, à implantação da república, à pré-revolução dos cravos .... E pá, os senhores da terra sõ uma minoria e mais facilmente se entendem entre si enquanto vão dividindo a maioria LOL

11 a

Victor Barroso Nogueira

Nada é impossível de mudar

Bertold Brecht… Ver mais

Nada é impossível de mudar - Bertold Brecht - Poemas Clássicos

LUSO-POEMAS.NET

11 a

Carlos Rodrigues

A que maioria é que te referes Vitor ? Estamos à espera dela, a romântica revoltada ou a dos ideais traídos ? 🙂

11 a

Victor Barroso Nogueira

Para Carlos Rodrigues Brecht

Há homens que lutam um dia, e são bons;

Há outros que lutam um ano, e são melhores;

Há aqueles que lutam muitos anos, e são muito bons;

Porém há os que lutam toda a vida

Estes são os imprescindíveis

Fonte: http://www.luso-poemas.net/modules/news03/article.php...

Há homens que lutam um dia... - Bertold Brecht - Poemas Clássicos

LUSO-POEMAS.NET

11 a

Manela Pinto

e tens toda a razao

11 a

Victor Barroso Nogueira

elogio do revolucionário (Brecht)

Quando aumenta a repressão, muitos desanimam.… Ver mais

Elogio do revolucionário - Bertold Brecht - Poemas Clássicos

LUSO-POEMAS.NET

11 a

Margarida Piloto Garcia

Isto é a "Quadratura do círculo" ? 🙂

Estou a gostar do debate.

11 a

Victor Barroso Nogueira

olá, menina guidinha., Não. isto é mais a "rachadura" do círculo LOL

11 a

Carlos Rodrigues

Vitor, já vamos em Brecht, mas recomendo a re(leitura) das Folhas Políticas do nosso único Prémio Nobel da Literatura especialmente o Capítulo " Alegra-te Esquerda" é muito elucidativo e eu não estou a discordar contigo, estou a expandir a visão, alargando-a e localizando os senhores da terra de hoje. Um abraço.

11 a

Victor Barroso Nogueira

mas para ti, Margarida Piloto Garcia deixo-te não brecht mas um poeta menor

Sorriste e

na tua voz

os pássaros vieram de longe

pensando que era madrugada!

Setúbzl 1992.03.10

Esta pode ter muitas leituras. Uma delas poderia ser um pouco ao estilo da sofia

Esta é a madrugada que eu esperava

O dia inicial inteiro e limpo

Onde emergimos da noite e do silêncio

E livres habitamos a substância do tempo

11 a

Margarida Piloto Garcia

E ficou tudo mais bonito 🙂

Obrigada meu amigo ❤

11 a

Victor Barroso Nogueira

ahhhhhhhhhhhhhhhhh Carlos Rodrigues Fui ler o que recomendaste.

Eh! pá, o conceito de esquerda de que falas varia com o tempo. Essa, de que fala o Saramago, nunca foi esquerda, mas apenas um bando de farsantes e farsolas peritos em artimanhas. Nem traidores são, apenas aldrabões, "parvenus" deslumbrados pelas migalhas LOL

E eu bem sei que é difícil ser-se revolucionário numa organização em que alguns poucos ou muitos interiorizaram os esquemas de pensamento e de actuação da burguesia que deveriam combater e pararam na co-gestão capitalista nos sindicatos e nas autarquias. C'est la via. Mas ... a luta continua LOL

Eh pá. qd tiveres insónias podes reler isto 🙂

https://www.facebook.com/notes/victor-nogueira/qual-%C3%A9-a-seguran%C3%A7a-do-patronato-e-qual-%C3%A9-a-tua-seguran%C3%A7a-/10151088663754436

11 a

Bruno Gomes da COsta

Bom já se compra e vende CO2...

11 a

Carlos Rodrigues

Não vou ler numa noite de insónia, mas reli e recordo " as litanias utópicas irrealizáveis ", deu-me vontade de rir, afinal a Esquerda é toda constituída, no ver da direita, por poetas, talvez por aí nos consigamos unir e traçar um perímetro militar que nos livre de avestruzes...utilizando as armas do inimigo contra ele próprio. O que achas ? Houve uma altura em que...até parecia possível, acreditemos que ainda é.

11 a

Graça Maria Teixeira Pinto

Victor, vê lá se lhes dás ideias...🙁

11 a

Maria Lisete Almeida

Grata pela identificação! Abraço.

11 a

Susana Valente

Aposta invisibilidade nisso. Sou sediciosa nessa causa!

11 a

Victor Barroso Nogueira

Não entendo o comentário, Susana Valente 🙂

11 a

Susana Valente

pois 🙂

11 a

Victor Barroso Nogueira

devo estar em dia de incompreensão, menina Susana Valente LOL M'ispilica ?

11 a

Arnaldo Da Silva Ribeiro

Gostei sobretudo da seguinte passagem: e, já agora, privatize-se também a puta que os pariu a todos.

11 a

Maria Rosa Cardoso

Não é bem assim pois que embora muito encostadinha ao osso lá está a pele!!!!

10 a

Milu Vizinho

Camarada Victor...Grata pela partilha (Y)

10 a                          

Sem comentários:

Enviar um comentário

Águas passadas não movem moinhos? Bem ... enquanto passaram podem ou não tê-los movido e assim ajudado ou não a produzir a farinha para o pão que alimenta o corpo sem o qual o espírito não existe. (Victor Nogueira)