sexta-feira, 20 de junho de 2025

Letras empilhadas, ano após ano, em Junho, 20, (re)colhidas em 2025

 `* Victor Nogueira

20 de junho de 2012 
Conteúdo partilhado com: Público
Público
CANTIGA DE AMIGO COITA DE AMOR
Que novas, Senhor, de nós me dais
Que tão apartado e desencontrado
de mim andais?
Ah! Em vós está meu pensar
Ay e hu é?
Quando descoloridos ao madrugar
meus lábios por vós chamam
meu amigo, meu amor!
Ay e hu é?
Onde morais, Senhor, e
que é de vosso nome?
Ay e hu é?
Moro onde me leva o vento, nas asas de uma cegonha.
Quem tal viu, Senhor, o vento numa cegonha?
E o vosso nome, quem o sabe, meu Senhor de mim?
É sem nome meu nome, inté que o achareis por fim!
Ay e hu é?
Que novas me dais, Senhor,
Que tão velho é nosso pen (s) ar?
Que novas me dais, Senhora?
Que novas Senhor?
QUE NOVAS?
QUE NOVAS?
Que novas?
Que novas?
Ay ual, flor de verde piño
_______________________
Ay e hu é? - ai, onde está?
Ay, ual - ai, valei-me
coita - mortificação, pena, mágoa
1986.05.12
Setúbal
~~~~~~~~~~~
Clara Roque Esteves
Gostei! Eu ando mais numa de ESCÁRNIO E MAL-DIZER. Faço de um SIADAP ao Governo. Já pensaste quanto lhes dás ou não tens pachorra?
13 a
Victor Barroso Nogueira
Clara. Já estou livre de SIADAPs. Mas não de cortes na "milionária" aposentadoria. Se não fôssemos nós e outros milhões de bem-aventurados, andariam Berardos, Belmiros, Soares, Américos, banqueiros e seus companheiros (m/f) debaixo das pontes e na sopa dos pobres. A nós, a bem-aventuraça e o paraíso na outra vida, para eles o fogo do inferno. Mas ... espera, o João Paulo II disse que isso do inferno e das chamas e do caldeirão e das picadas dos diabretes era balela. Meu Deus, como irão agora estancar as revoltas dos insubmissos? Ah! com reality shows, futebol, e são Ronaldo e procissões a Fátima. Bjos meus, Clara Roque Esteves :-)*
13 a

20 de Junho de 2012

Yolanda Botelho adicionou uma foto nova

Victor Barroso Nogueira

Um campo de flores,como se jarro fosse, o cálice, a ampulheta que mede o tempo ... quente ou frio, Yolanda Botelho :-)*

13 a

20 de junho de 2012  · 

Foto Victor Nogueira - Alentejo, depois do incêndio

~~~~~~~~~

    Ana Maria Eyng

Muito triste

13 a

Jose Manuel Faleiro Faleiro

Esperemos que este ano seija muito melhor.

13 a

Carlos Rodrigues

Não é para gostar, é para lamentar e chama-se incúria ou pior, mas agora não me lembro de nenhum palavrão suficientemente forte para traduzir o nojo por quem o provoca ou permite impunemente.

13 a

Margarida Piloto Garcia

Eu diria que fotografaste com beleza esta grande tristeza.

13 a

Teresa De Sampaio Lança

é sempre uma dor imensa.

13 a

Alice Coelho

ver a destruição da natureza, é sempre uma dor de alma!!!

13 a

Belaminda Silva

A natureza é bela demais para ser destruída, pena que nem todas as pessoas pensem assim.

13 a

Isabel Maria

eu revolto-me quando vejo estas imagens porque muitas das vezes existem interesses que ninguém quer investigar e é isso que me doí...

13 a

Maria Jorgete Teixeira

Depois do incêndio as árvores resistem, em pé, numa imagem de dignidade e beleza, tão bem captadas pela mestria do fotógrafo!

13 a           

20 de junho de 2012  · 

Hoje está cá o Francisco, meu neto, que é a cara chapada da avó Celeste bem como são também as da mãe, a Susana, ou dos tios Rui Pedro e Jorge Miguel. Pelo que estamos ali na sala, para vosso descanso e do inFaceLock 🙂

20 de junho de 2013  · 

dos jornais

* Greve dos professores: Passos admite alterar lei para permitir serviços mínimos.

* Deputados do PSD querem saber quanto custam os sindicatos de professores 

* Ministério deu orientações às escolas para que a falta a uma reunião seja contabilizada como falta de um dia. Fenprof diz que medida é ilegal.

* Jardim propõe proibir greves na saúde, justiça, forças armadas e transportes

~~~~~~~~~~

   José Eliseu Pinto

O fascismo é uma minhoca
que se infiltra na maçã
Ou vem com botas cardadas
Ou com pezinhos de lã

             

20 de junho de 2014  ·   · 

foto victor nogueira - paço da quinta real de caxias (sec XVIII e XIX)

Quinta de veraneio, possuia um enorme jardim, de estilo francês,  que o ligava ao convento da cartuxa, parcialmente recuperado- No seu jardim, conhecido por "Jardim do Paço Real", podem ser admiradas as estátuas em terracota da autoria de Machado de Castro, a "Cascata Real" e o "Lago das Ninfas". Muitas das estátuas encontram-se em restauro.

20 de junho de 2015  · 

foto susana silva - maria emília (1920-2013) num dos almoço dos antigos  alunos e professores da escola industrial de luanda - era para a  minha mãe uma festa e uma alegria sentir as manifestações de carinho dos antigos alunos. Mas para ir pela 1ª vez ao almoço foi necessário uma grande argumentação minha, pois dizia que - tantas décadas decorridas -  já ninguém se lembraria dela. Foi umas vezes comigo, outros com a neta susana. Mas a partir de certa altura, um ou dois anos antes de falecer, desistiu de ir, apesar da milnha argumentação: encerrou-se em casa, embrenhada nas suas leituras -  devorava os livros da minha biblioteca - nas suas "arrumações", nas suas escritas,  sentada ali no seu cantinho na cozinha, vendo o "céu" nas sua diversidade , para lá da varanda, com o voo das gaivotas e dos pombos e o desenho das núvens na sua muilticoloração.

~~~~~~~~~~

  Coimbra Cortez

Saudades da dona emilia. Grande senhora, Que Deus te protege sempre onde estiveres.

10 a

Tereza Fardilha

Lembro-me muito bem dela!

10 a

Maria José Fonseca

Victor, como me lembro bem da tua mãe! A minha mãe e a tua eram, além de colegas na Industrial, amigas... Emocionei-me ao ver esta fotografia. Um beijinho.

10 a

Teresa Mercês de Mello

Gostei muito de ver! Bjs

10 a

Teresa Ferreira Bendit

Foi nossa Professora de Química Maria Gonzaga Fernandes

7 a

Carlos Borges Pereira

Foi minha professora.

7 a              

20 de junho de 2015  · 

SOLIDÁRIOS COM A GRÉCIA, mas ... CONTINUANDO A "BOTAR" MAIS DO MESMO, NO HARA-KIRI DO PS(d)CDS e seus manageiros de turno,, bóyas de salvação do Kapital ? (VN)

cartoon Carlos Laranjeira in http://carloslaranjeiracartoon.blogspot.pt/.../ultimo...


20 de junho de 2017  · 

"Os olhos também comem", dizem e ... nem sempre "as aparências iludem". Tem piada o desenho de embalagens,rótulos ou recipientes que despertam a atenção ou o desejo. de comprar, provar ou coleccionar. Como este, duma marca "branca" de batatas fritas comercializadas pela rede Continente / Modelo / Nosso Super (hiper / super / mni mercados). Normalmente as marcas brancas eram de pior qualidade gustativa e as respectivas embalagens pouco atractivas. Mas já nem sempre é assim. embora muitas vezes, sejam ou não de marca, tenham um desenho "retro", sobretudo em produtos alimentares, como se adquirindo-as voltássemos ao tempo mítico, mitificado, dos "nossos" avós. Como se o tradicional é que fosse bom, de qualidade e confecção caseiras e não como hoje em dia produtos fabricados em cadeia de montagem cujo produto final sabe sempre ao mesmo,  até que nos fartemos dele..

EM TEMPO - Estas são saborosas, embora carregadas de sal, não muito, para puxar pelas cervejolas ou água engarrafada ... para ser sempre a aviar e consumir. Mesmo que  à custa da nossa saúde e consumições daí decorrentes.


~~~~~~~~~~

 José Manuel Candeias
Não sou apreciador. Nem do rótulo... Hoje estou assim...

8 a    
Maria João De Sousa
... venenos, excessos e apetites à parte, este rótulo tem a sua piada, Victor Barroso Nogueira... abraço!
8 a
Manuela Vieira da Silva
As empresas puxam pela imaginação, contratam publicitários para que os produtos tenham mais vendas. Não importa o quê, nem como. Abraço, Victor. Bom dia!
8 a
Maria Lisete Almeida
Anúncio giro!
8 a
Maria Lisete Almeida
Raramente consumo porque tenho maus fígados e depois fico muito mal ...
8 a
Maria Rodrigues
Obrigado Victor pela partilha, um bom anúncio, é muito raro comer, pois faz mal ao colesterol. Um bom dia, beijinhos da sempre muito amiga, ❤ ❤ ❤
8 a         




20 de junho de 2018  · 

foto victor nogueira - A praia fluvial da Saúde, no estuário do Rio Sado - Paulatinamente a gestão municipal da CDU tem restabelecido a ligação da cidade ao rio, para usufruto das populações. A outrora conhecida Praia da Saúde havia sido ocupada por estaleiros navais e unidades fabris de conserva de peixe, situação agravada pela poluição do rio devido às fábricas existentes para montante. Resolvido o problema da poluição e desmantelados os estaleiros navais, recuperada a praia e construído um "passeio público", resta resolver o problema dos edifícios das antigas unidades fabris, muitos deles degradados ou em ruínas, apesar dos murais e grafitos que cobrem as paredes, alguns deles de grande qualidade.


20 de junho de 2020  · 

Este verão viajaremos juntos?

E Viva a Vida, com Vida, Humor, Amor, Amizade, Alegria e Fantasia, sem esquecer alguns trocos para os gastos!



20 de junho de 2022  · 

Foto Victor Nogueira - Alcácer do Sal - passadiço na vala de irrigação dos arrozais 

Quase paralela ao Rio Sado, na margem direita, corria uma vala de irrigação, ao longo da qual um trilho permitia o acesso automóvel desde a Estalagem da Barrosinha até ao Monte da Arouca (Unidade Colectiva de Produção Soldado Luís), intransitável no Inverno. Ao longo do seu percurso a vala tinha alguns passadiços, como o da foto; este seria nas cercanias da referida Estalagem.

Quando o trilho estava intransitável o acesso ao monte fazia-se noutro local, a caminho de Montemor-o-Novo, através duma intrincada rede de trilhos rodoviários, acessíveis apenas a tractores agrícolas, a jipes ou ao Renault 4L.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Águas passadas não movem moinhos? Bem ... enquanto passaram podem ou não tê-los movido e assim ajudado ou não a produzir a farinha para o pão que alimenta o corpo sem o qual o espírito não existe. (Victor Nogueira)