domingo, 23 de novembro de 2025

Economia doméstica (22) - - Caldeirada e massada de lulas e marisco

 


Como cozinhar  massada de lulas, camarão, ameijoas, berbigão   e mexilhão?  de lulas e mexilhão são dois pratos distintos que partilham ingredientes base, mas diferem no método de confeção e na apresentação. A massada é um prato de massa em molho, enquanto a caldeirada é um guisado em camadas que tipicamente inclui batatas. 

Como cozinhar Massada de Lulas e Mexilhão

A massada é um prato de massa de tacho único, onde a massa absorve o sabor do molho de tomate e marisco.

Ingredientes principais:

  • Lulas limpas e cortadas em argolas
  • Miolo de mexilhão (opcionalmente cozido previamente)
  • Massa curta (ex: cotovelinhos, macarrão riscado)
  • Tomate, cebola, alho, azeite, vinho branco
  • Temperos: sal, pimenta, polpa de tomate, louro, salsa ou hortelã 

Passos de preparação:

  1. Refogue a cebola e o alho picados em azeite num tacho. Adicione uma folha de louro.
  2. Adicione as lulas e deixe-as cozinhar por alguns minutos. Junte o tomate em cubos, a polpa de tomate e o vinho branco.
  3. Cozinhe o molho em lume médio até que as lulas comecem a amaciar e o molho apure. Pode adicionar um pouco de caldo de marisco, se desejar.
  4. Junte a massa e a água ou caldo necessários para a sua cozedura. Cozinhe de acordo com as instruções da embalagem, mexendo ocasionalmente.
  5. Adicione os mexilhões (se já estiverem cozidos, junte apenas no final para aquecer) e tempere com sal e pimenta a gosto.
  6. Finalize com salsa ou hortelã picada fresca. 





Como cozinhar Caldeirada de Lulas e Mexilhão

A caldeirada é um guisado tradicional português, caraterizado por ser cozido em camadas, sem (ou com pouca) adição de água, pois os próprios ingredientes libertam os seus líquidos. 

Ingredientes principais:

  • Lulas limpas e cortadas
  • Mexilhões (com ou sem casca)
  • Batatas cortadas às rodelas
  • Cebola, pimento (vermelho e verde), tomate maduro, alho, azeite
  • Temperos: sal, pimenta, colorau (pimentão doce), louro, vinho branco, salsa 

Passos de preparação:

  1. Prepare a base: Num tacho largo, crie camadas alternadas de cebola em rodelas, pimentos em tiras, tomate em rodelas e alho picado.
  2. Adicione os mariscos e batatas: Coloque uma camada de lulas e, de seguida, uma camada de batatas cortadas.
  3. Tempere e regue: Tempere cada camada com sal, pimenta, colorau e louro. Regue generosamente com azeite e um pouco de vinho branco.
  4. Repita as camadas com os restantes ingredientes, terminando com uma camada de vegetais ou marisco no topo.
  5. Cozinhe lentamente: Tape o tacho e leve a lume brando por cerca de 30 a 40 minutos. Não é necessário mexer; os ingredientes cozinham a vapor nos seus próprios sucos. Para garantir um cozimento uniforme, pode abanar o tacho ocasionalmente.
  6. Adicione os mexilhões: Junte os mexilhões nos últimos 10-15 minutos de cozedura, para que abram e cozinhem no vapor do guisado.
  7. Finalize com salsa picada e sirva, tradicionalmente, com pão saloio torrado para molhar no molho. Pode encontrar receitas detalhadas, por exemplo, no site do Pingo Doce ou da Pescanova


Caldeirada de Lulas e Marisco 

A caldeirada é um guisado rico, com camadas de legumes e peixe/marisco, cozidos lentamente numa panela larga ou cataplana. 

Ingredientes Principais

  • Os mesmos mariscos e lulas da massada
  • Batatas, cebolas, tomates e pimentos (cortados em rodelas ou cubos, para dispor em camadas)
  • Azeite, alho e louro
  • Vinho branco e/ou um pouco de água saborizada (com cascas de camarão, por exemplo)
  • Coentros e, opcionalmente, azeite de dendê ou leite de coco para um toque diferente 

Instruções Passo a Passo

  1. Prepare a base: Num tacho largo ou cataplana, deite um fio generoso de azeite. Disponha camadas de cebola, batata, pimentos e tomate.
  2. Adicione os ingredientes: Intercale camadas dos legumes com as lulas e os mariscos mais "duros" (lulas, berbigão, ameijoas, mexilhões). Tempere cada camada com sal, alho picado e, se quiser, uma folha de louro.
  3. Líquido e cozedura inicial: Regue com vinho branco e/ou água até cobrir grande parte dos ingredientes. Tape bem a panela e deixe cozinhar em lume brando por cerca de 15-20 minutos, ou até as batatas estarem quase cozidas.
  4. Adicione o camarão e finalize: Junte o camarão cru por cima das camadas e cozinhe por mais 5 a 10 minutos, garantindo que o camarão fica cozido e os bivalves abrem.
  5. Ajustes e serviço: Verifique o tempero, adicione coentros picados e um fio de azeite final. A caldeirada deve ter bastante molho. Sirva quente, tradicionalmente acompanhada com pão torrado para molhar no caldo delicioso. 

Para uma demonstração da preparação de uma caldeirada, incluindo a adição de diferentes ingredientes:


VER

 Economia doméstica (21) - Cozlinhar marisco

Economia doméstica (19) - Mariscos (propriedades nutritivas e culinária)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Águas passadas não movem moinhos? Bem ... enquanto passaram podem ou não tê-los movido e assim ajudado ou não a produzir a farinha para o pão que alimenta o corpo sem o qual o espírito não existe. (Victor Nogueira)