O Arco da Praça de Espanha - Duas opiniões
Este arco andou muito em bolandas na sua já longa vida. Imaginado por Manuel da Maia numa celebração do Aqueduto, era um dos mais majestosos da cidade, assim como o das Amoreiras. Esse ainda sobrevive no seu local original. Este desgraçado não
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Assim vejamos: mentes iluminados resolvem demoli-lo em 1938. Fica assim orfâ a rua e o actual Parlamento menos nobre. E a marca nas paredes, ragadas que foram.
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Os restos , pobres pedras, são despejados para o Convento das Francesinhas e depois para a Ajuda. Até 1988. O presidente Abecasis resolveu recolher as peças do puzzle e mandar colocá-las na Praça de Espanha. Mas resta um gigantesco enigma.
Como se reconstrói? Alguns dizem que faltavam pedras, outros os planos originais. O certo é que durante quase dez anos o panorama do Arco foi quase igual ao desta foto.
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Desde 1998, contempla indiferente o trânsito e a feieza da Praça de Espanha. É um monumento a qualquer coisa. Há quem diga que ele faz barulhos estranhos à noite, refila que se farta. Eu acho-o só encolhido e entediado. Deve estar a suspirar para que o mudem outra vez de sítio. Afinal um arco mimoso daqueles, não se fez para aquele perfeito desastre urbano que é a Praça de Espanha.
Todos os dias o olho e sinto pena, sem saber explicá-la muito bem. As pedras também sofrem.
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Intervenções na Cidade – Praça de Espanha
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* Ivo Poças Martins
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A proposta (resumo):
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(...) A praça de Espanha, embora situada no interior da cidade, tem um significado de lugar de transição. Funciona como um grande vazio urbano: um espaço arborizado contornado e cruzado por vias de grande fluxo. No seu centro, um arco triunfal, reaproveitado de outro local de Lisboa, marca timidamente que este espaço é também uma porta. O Arco triunfal, para além de lembrar algum esquecido feito histórico, celebra a ausência de muros: o seu derrube ou simplesmente o facto de não serem precisos. A liberdade de movimentos aumenta à medida que se expandem e diluem os limites da cidade. O espaço público representa uma conquista colectiva e a porta giratória monumental (à escala do espaço que serve) no lugar do antigo arco, relança o debate sobre a necessidade de conquistar este lugar de transição. A rotunda e a via rápida deixariam de existir como resposta imediata no desenho da cidade.
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Fica no entanto a memória do ritual antigo: o monumento, que se quer estático, induz o movimento de rotação dos carros. Os painéis de vidro e alumínio misturam as imagens que enquadram à transparência com as que reflectem. O museu, a embaixada, o teatro, a mesquita, o mercado e as casas ganham aqui um novo espaço de interacção à medida que o jardim isolado que escondia um monumento antigo vai sendo redescoberto. A praça recupera o seu significado de fórum servindo de suporte às actividades que a limitam.
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O que disse o júri:
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Excepcionalmente admitiu-se uma proposta de carácter “escultórico”: uma “porta giratória” sobredimensionada, para a Praça de Espanha, no lugar da Porta existente que se propõe deste modo devolver ao seu local de origem (São Bento). A Praça de Espanha pouco tem de praça, com esta proposta afirma-se o seu carácter de passagem rápida e motorizada, e chama-se atenção para o actual desenvolvimento das cidades inerente a uma ausência de “portas” ou limites. Bem argumentada, esta escultura é também uma metáfora que actualiza o sentido de Porta Romana numa Europa sem fronteiras.
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Contributo para uma reflexão:
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A intervenção de Ivo Poças Martins constitui-se como provocação urbana; uma grande peça escultórica – a “porta giratória” – serve de metáfora para um espaço de transição que, desse modo, se vê abandonado de um uso real. Um vazio preenchido de movimento, uma não-praça oculta pelo ritmo da vida quotidiana.
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Olá
ResponderEliminarRealmente este Arco não fica nada bem onde está colocado. Parece um monte de Pedras que não se podem mexer e ir embora como que seja um gigante na terra dos liliputianos...
Beijos estrelados
de
Belisa