domingo, 24 de fevereiro de 2008

Deambulando por Caxias

.* Victor Nogueira
.
Caxias
.
Fomos ontem tratar da mudança do meu tio [José Barroso] para outro lar, ali no caminho para o Alto do Lagoal, numa vivenda a meia encosta, escondida no arvoredo. Ao chegar lá por um caminho estreito e vicinal. ao sentir aquela quietude, aquele silêncio onde não chegava o bulício das pessoas e da cidade dos homens, uma enorme serenidade tomou posse de mim. Deliciei me com a bela vista para o estuário do Tejo e para a Margem Sul, naquela tarde soalheira com o rio azul refulgindo por entre as clareiras do arvoredo. Os ricos donos da vivenda deixaram na e ela é agora uma casa de "repouso" para pessoas idosas e doentes, muitas das quais já não estão em condições de apreciar aquela beleza e quietude, nem o frondoso jardim, agora descuidado, com as piscinas vazias e o campo de ténis abandonado! (MMA - 1986.08.31)

.

Não reconheço em Caxias um núcleo original, que seria talvez junto à estação ferroviária, onde existem algumas casas corridas, e outras, maiores, com jardins em redor. Outro núcleo, mais recente, talvez dos anos 50, situa-se junto ao largo onde está uma gasolineira, a farmácia, o mercado, a mercearia, o talho, a tabacaria, uma loja de pronto a vestir, uma oficina de automóveis e alguns cafés e restaurantes. Um terceiro núcleo congrega a estação dos correios, café, cabeleireira, boutique, consultório dentário e sapateiro. O pequeno edifício do centro comercial junto à estação ferroviária está abandonado, encerrados o restaurante, o café e o clube de vídeo. Hoje Caxias é uma terra de muitas vivendas de traça mais recente, pela encosta acima, com jardins arborizados, atravessada por uma ribeira emparedada, mal-cheirosa, vinda de Laveiras.

.

Célebre pelo Forte de Caxias, prisão política no tempo do fascismo e nos tempos subsequentes ao 25 de Abril, nela está também o Hospital Prisional. Para além disso alguns edifícios de quintas, o convento da Cartuxa e Quinta Real de Caxias, recentemente aberta ao público. Nesta destacam-se o jardim geométrico e uma cascata sumptuosa, com estátuas carcomidas pelo tempo. A quinta era lugar de recreio da família real, ao fim do dia, quando veraneava em Queluz. As casas não são sumptuosas e uma delas tem uma varanda com painel de azulejos. Até há pouco estes edifícios albergaram o Instituto de Estudos Psicotécnicos do Exército. O convento da Cartuxa tem defronte da entrada principal, junto à ribeira de Barcarena, um pequeno jardim com oliveiras aparentemente centenárias, num largo com casas com telhado de duas águas, estilo chalet.

.

A vila é atravessada por uma ribeira mal cheirosa, denominada de Caxias ou de Barcarena. Por todo o lado moinhos americanos, reminiscência da agricultura que outrora se praticaria na região. Como atrás se disse, a povoação também é conhecida pelo Forte de Caxias, prisão política no tempo do fascismo, mal se avistando da estrada. Hoje toda aquela zona está em obras, uma confusão de pó, arame farpado, edifícios em construção, guaritas e sentinelas. (Notas de Viagem, 1997)

.

1 comentário:

Águas passadas não movem moinhos? Bem ... enquanto passaram podem ou não tê-los movido e assim ajudado ou não a produzir a farinha para o pão que alimenta o corpo sem o qual o espírito não existe. (Victor Nogueira)