quinta-feira, 30 de julho de 2009

Retrato da jovem madeirense

* Victor Nogueira
.
.

.

.

Alva

impulsiva

de cabelo negro e farto

de nariz arrebitado

....boca lisa

….queixo recortado

….........maneirinha

Eis a Fátima miudinha

...........bonitinha

Num mar de estrelas

….......a voz cristalina

….......o olhar brilhante

…........aberto ou em surdina

….......o (so)riso cativante

Transparente cintilante

….......ternurinha saborosa

….......um pé de dança aqui

….......envolvente e carinhosa

….......uma cantiguinha ali

Mulher sedutora

de fábulas narradora!

.

.

.

Setúbal - 1989.Fevereiro.22

Victor Nogueira

.

domingo, 26 de julho de 2009

Diferenças e semelhanças entre o vinho e o leite !

Alguém escreve ...

.

...A tentar perceber...qual a diferença...entre o Vinho e o Leite...

.

* Victor Nogueira diz:

.

O leite é branco, o vinho não. O vinho em excesso intoxica, o leite desintoxica. O vinho é de origem vegetal, o leite é de origem animal e mamífera. O leite é bom alimento para as crianças, o vinho atrofia-lhes a inteligência. Semelhanças: ambos são prensados para serem «engolidos». Uma criança e um bêbedo assemelham-se porque andam de quatro patas ou de rojo e balbuciam coisas ininteligíveis. Ah! podem ou não diferir na embalagem.

.

Eu prefiro a embalagem natural do leite de origem humana mas prefiro bebê-lo num copo e de origem animal «irracional»! O leite, se for em pó, pode levar água, o vinho fica aguado! Uma criança não conduz o automóvel, um bêbedo está convencido que passa a piloto de fórmula 1. Por criança entenda-se «bébé» o que é um diminutivo de ... bêbedo!

.

Chega? :-)

.

.

sábado, 25 de julho de 2009

Em Évora no Verão e a Reforma Agrária

* Victor Nogueira
.
.

Querida Mãe

.

Então, como vão essa saúde e disposição? Cá por Évora um calor infernal e falta de água: na maioria do tempo os canos deitam apenas ar. Enfim, vai ser um lindo verão. Também esta casa [Rua de Sepa Pinto, junto à Praça do Giraldo] é muito quente á tarde, contrariamente á outra [Quinta de Santa Caratina, fora das muralhas]. A tartaruga, como vai? Um aluno da Celeste, por sinal chamado Victor, deu lhe bichos da seda. Aquilo são piores que marabuntas ou piranhas: passam o tempo a devorar folhas de amoreira. Estão ali numa tampa duma caixa de sapatos.

.

O meu curso já foi considerado habilitação para o ensino técnico (7º grupo e ciências sociais). Nada sei sobre o estágio (abertura).

.

A Celeste lá vai andando, bem como o mini, que deve nascer lá com a força do calor. O rádio transmite canções sobre o campo, a música "revolucionária" que o tempo permite. "Ceifa, ceifeira, ceifa, enche o celeiro da cooperativa". A reforma agrária vai andando. Há problemas por causa da vigilância das searas, receando se que os agrários e seus lacaios lhes lancem fogo. Isto para além de problemas que surgem devido á falta de silos para armazenagem dos cereais, de máquinas para a ceifa (pelo que o trabalho terá que ser feito á mão) e de crédito para os trabalhos do próximo ano. Enfim, é preciso coragem e determinação.

.

Tinha aí umas fotografias antigas para enviar mas não sei onde a Celeste as arrumou, pelo que não posso mandá las ainda desta vez.

.

E o tio Zé como vai? Já mais animado? Diz á Teresa e á Isabel que as fotografias só devem estar reveladas lá para o fim desta semana.

.

Um abraço amigo do VM

.

Évora, 1 Junho 76

.

PS. Uma vez que venhas a Évora e se tiveres possibilidade poderias emprestar nos uma das ventoinhas. OK?

.

.


sexta-feira, 24 de julho de 2009

Um dia a dia no antigamente, em Évora

Queridos pais

.

Mais um domingo se passou. O tempo está muito instável: ora chove, ora faz sol, ora calor, ora frio. Agora está frio e o aquecedor ainda não conseguiu aquecer o salão. Gozamos os últimos dias nesta casa, pois no fim do mês mudamos para outra, perto da Praça do Giraldo. É uma casa velha mas que foi arranjada. Tem quatro assoalhadas (a mais pequena é do tamanho da maior desta onde estamos), cozinha, casa de banho, dois terraços. As assoalhadas não são todas ao mesmo nível, pelo que há escadinhas dumas para outras. A renda são 4 000 $ 00 mensais. É puxada, mas é melhor isso que estar aqui neste desterro nas condições de convivência que vocês sabem. Nada impede de entretanto irmos procurando outra casa mais em conta.

.

Á tarde estive a pintar a cama de ferro e o lavatório com uma mistura de água, cal de pedreiro e soda cáustica, para retirar a tinta de modo a ser pintada de novo. Aquilo até fumegava e tenho a mão direita ardendo um pouco.

.

O jardim (?!) está se transformando num matagal e numa estrumeira. Tirei as plantas que coloquei em vasos e latas. O cão vai se entretendo a destruir o resto. Mas é interessante o desabrochar e o florescer dos arbustos e árvores plantados no inverno, que pareciam completamente ressequidos! ...

.

As acácias ainda estão na jarra mas já pedram o viço e o esplendor. Na nova casa não há quintal. É um 2º andar, mas como disse tem dois terraços, um ao pé da cozinha e outro por cima, no último piso. Vou fazer uns jardins suspensos, com vasos. Ah!Ah!Ah!

.

O pai da Celeste já regressou a Santo Amador. Dizem lhe que ele não tem nada de preocupante.

.

Breve mandarei as fotografias e os negativos.

.

Um abraço amigo e saudades do VM

.

Ora vivam, como vai essa vida?

A nossa decorre normalmente, uns pontapés de vez em quando, seguidos de um beijinho. O "Vitinho" [afinal naseu uma «Vitinha», a Susana] está a crescer de dia para dia. Teremos de fazer uma compras que são indispensáveis para a casa nova: o esquentador, o aspirador, etc.


Por hoje é tudo.

.

Um abraço amigo para os três da C.

.

Saudades á sra. D.Alice

.

Évora, 1976.06.14

.

.

segunda-feira, 20 de julho de 2009

Um homem na Lua e não só

Terça-feira, 14 de Agosto de 2007

Um homem na Lua


* Victor Nogueira
.
Ontem um bêbado abordou me quando via os livros na montra da Livraria dos Salesianos [Évora]. Queria saber qual era a melhor história que ali estava. Ou a maior ? A de todo o mundo! De todos os tempos. Que todos aqueles livros eram mentiras. Para as pessoas comprarem pensando serem verdades. Era a máquina! Se eu acreditava que o homem tinha ido à Lua, se eu vira com os meus olhos. Que os jornais e os livros só diziam mentiras. Que nenhum homem pudera ter ido à Lua porque ele não vira. E que eu tinha sido enganado pelos jornais. Era mentira, talvez tivessem ido, mas tinham morrido todos. Que isso dos submarinos andarem debaixo de água era diferente: era a Terra. Quanto pagaria eu para ele me contar uma história daquelas, vinda do fundo do coração? ( E vai daí, faz um gesto como que proveniente das profundezas do mesmo mas, ou pela bebedeira, ou lá porque fosse, o gesto iniciou-se baixo demais e não pude deixar de comentar com a minha habitual ironia: "O seu coração está baixo demais!". ) Quis saber o que eu fazia - se era escritor e já escrevera o meu livro - e não acreditava que eu vivesse do ar e do vento. Enfim, que se tivesse 25 anos como eu estava mas é em Lisboa, que isso sim! E lá se ia agitando desequilibradamente o velho (de 57 anos), num asilo, convidando-me (ou convidando-se) para um copo ali na taberna, beata ao canto da boca com um grande morrão e deitando perdigotos como nuvem rota em dia de inverno. Mas nem queiram saber a insistência com que ele duvidava da ida dos homens à Lua. (MCG - 1972.10.23)
.
.
continua AQUI
.
.

domingo, 19 de julho de 2009

Album de Recortes (1)

Victor diz:

18/Jul 12:41

O tópico foi alterado para Continua o céu azul, luminoso e brilhante e o tempo mais fresco. Vou lendo sobre a 2ª Guerra Mundial. Para 3ª nem deve haver tempo para exalar o último suspiro !


Victor diz:

17/Jul 6:05

O tópico foi alterado para No céu o debrum laranja vai aumentando até surgir o disco vermelho do sol nascente enquanto na terra ainda está aceso o luzeiro dos candeeiros




Victor diz:

16/Jul 14:04

O tópico foi alterado para N. Sra das Dores comigo continua Mas ...está um dia soalheiro, de céu azul e brilhante. Só faltam anjos, querubins e harpas «edenísticas» :-)




Victor diz:

16/Jul 13:45

O tópico foi alterado para Está um dia soalheiro, de céu azul e brilhante. Só faltam anjos, querubins e harpas «edenísticas» :-)


Victor diz:

15/Jul 18:17

O tópico foi alterado para Agudas e cortantes dores post operatórias e o calor tropical fazem um cocktail explosivo de impaciência, mesmo com analgésicos. Mas ... paciência :-)


Victor diz:

16/Jul 13:42

Está um dia soalheiro, de céu azul e brilhante. Só faltam anjos, querubins e harpas «edenísticas» :-)


Victor diz:

13/Jul 10:08

O tópico foi alterado para Também vendo filmes, vendo de ver e não de «vender». Está um dia de sol :-)


Victor diz:

11/Jul 22:55

O tópico foi alterado para Vogando entre a net, a leitura e a cama, com tédio enquanto não puder voltar a conduzir e carregar pesos, É a vida :-)


Victor diz:

11/Jul 22:46

Porque em se mudando a vida, se mudam os gestos dela ( Camões)

Todo o Mundo é composto de fazenda e mudança (VN)

Para quem interessar, isto vai andando e recuperando. Dores, descanso e tédio por não poder ainda conduzir ou carregar pesos. Entretanto vogo entre a net, a leitura e a cama. É a vida :-)


Victor diz:

11/Jul 11:42

O tópico foi alterado para Esperando, que remédio :-)


Victor diz:

9/Jul 12:34

O tópico foi alterado para Depois de «Yaka» e «Predadores», acabei de ler «O Planalto e a Estepe», todos de Pepetela


Victor diz:

8/Jul 18:45

O tópico foi alterado para De volta, já operado, mas com dores. Esperando, ainda :-)


1-20 de 138

Victor diz:

8/Jul 18:35

O tópico foi alterado para De volta, já operado, mas com dores. Esperando, ainda :-)


Victor diz:

5/Jul 13:06

O tópico foi alterado para Esperando, ainda !




Victor diz:

5/Jul 6:31

Porque em se mudando a vida, se mudam os gestos dela (Camões)

Todo o Mundo é composto de fazenda e mudança (VN)


Victor diz:

4/Jul 17:08

O tópico foi alterado para Esperando ,...


Victor diz:

3/Jul 23:00

O tópico foi alterado para Mas que calor tropical. Safa :-(


Victor diz:

1/Jul 22:00

O tópico foi alterado para Afinal hoje abriu uma mini-feira do livro em Setúbal. Mais um carregozito de livros para ler :-)


Victor diz:

30/Jun 0:17

O tópico foi alterado para Não podendo ir a Lisboa ao Mercado da Ribeira, fiquei-me pelos livros e pela conversa tertúlica na Livraria Culsete, do Medeiros, onde comprei mais uma fornada de «books»


Victor diz:

29/Jun 11:17

O tópico foi alterado para Lendo semanalmente uma série sobre a II Guerra e tb de Pepetela O Planalto e a Estepe, para além de manter os blogs e o hi5, entre muito mais que dia a dia faço :-)


Victor diz:

28/Jun 19:28

O tópico foi alterado para Que é o hi5? Uma comunidade? De quê? Que sou para quem me vê? Que é para mim quem eu «leio». O Nada será a resposta?


Victor diz:

27/Jun 19:58

O tópico foi alterado para Escrevendo e lendo pois este é um país pequenino, de gente pequenina !


Victor diz:

25/Jun 19:48

O tópico foi alterado para Sem computador há uma semana, com mais tempo para ler e passear.


Victor diz:

15/Jun 13:38

O tópico foi alterado para Nos intervalos, lendo Yaka, de Pepetela e tb História da Arte em Portugal.


Victor diz:

11/Jun 13:25

O tópico foi alterado para Pim Pam Pum Cada bola mata um/a.p'rá galinha p'ró piru ... Quem ficou e sabe ler ?





Victor diz:

9/Jun 20:55

O tópico foi alterado para Convite: Passem por osabordolhar.blogspot.com e deixem marca da v/visita, se quiserem








Victor diz:

7/Jun 23:33

O tópico foi alterado para 'Alea jacta est' (Os dados estão lançados) - Júlio César (?)


Victor diz:

5/Jun 23:55

O tópico foi alterado para Pode-se enganar todas as pessoas por algum tempo e algumas pessoas durante todo o tempo. Mas não se pode enganar todo o mundo por todo o tempo. (Lincoln)


Victor diz:

4/Jun 18:38

O tópico foi alterado para Calado frente ao monitor


Victor diz:

3/Jun 22:20

O tópico foi alterado para Depois da consulta de neurocirurgia, esperando a marcação dum novo exame. Enfim ... Destroem o SNS e eu que não voto no Centrão tenho de aguentar o «boto» da maioria no baile (co)mandado !


Victor diz:

1/Jun 13:27

O tópico foi alterado para O retrato fiel do que sou deixou-o escrito Gramsci: "Pessimista pela razão, optimista pela vontade.". Está tudo dito. (Saramago)


Victor diz:

29/Mai 15:11

O tópico foi alterado para Palavras! Palavras ! Palavras ! Quase tudo só palavras ? (VN)


Victor diz:

26/Mai 12:03

O tópico foi alterado para A felicidade tem o travo amargo de tudo o que é finito (Victor Nogueira)


Victor diz:

23/Mai 17:18

O tópico foi alterado para Sou aquilo que faço e não apenas aquilo que digo (Victor Nogueira)


Victor diz:

26/Mai 12:02

A felicidade tem o travo amargo de tudo aquilo que é finito (Victor Nogueira)


Victor diz:

23/Mai 17:17

O tópico foi alterado para Sou aquilo que faço e não apenas aquilo que digo (Victor Nogueira)


Victor diz:

22/Mai 7:26

O tópico foi alterado para “Porque, mudando-se a vida, Se mudam os gestos dela” (Camões - Sobre os rios que vão)


Victor diz:

20/Mai 0:03

O tópico foi alterado para -Não há poder maior no mundo que o do tempo: tudo sujeita, tudo muda, tudo acaba (Pe.A.Vieira)


Victor diz:

19/Mai 11:49

O tópico foi alterado para Ausente e distante


Victor diz:

18/Mai 23:26

O tópico foi alterado para Escrevendo para o nada. É a vida !


Victor diz:

19/Mai 8:15

Para Aida, a teenager
Pois! Desde há um mês que estou «passado» à espera duma consulta de neurocirurgia, por ter lesionado uma vértebra e perdido parte da funcionalidade da mão direita. A «manuscrever» é com letra de menino da 1ª classe :-)
Bjo



41-61 de 138





Victor diz:

18/Mai 23:26

O tópico foi alterado para Escrevendo para o nada. É a vida!





Victor diz:

18/Mai 2:13

O tópico foi alterado para As pessoas desaparecem e nem um adeus. TS TS


Victor diz:

17/Mai 7:30

O tópico foi alterado para O meu neto Francisco comemora hoje o seu 1º «mensário»


Victor diz:

16/Mai 21:44

O tópico foi alterado para E eu tão só, tão só ..., Onde e qd «houvi» isto?


Victor diz:

16/Mai 15:55

O tópico foi alterado para E eu tão só, tão só ..., Onde e qd houvi isto?


Victor diz:

13/Mai 22:07

O tópico foi alterado para O silêncio tem a dimensão do universo (VN)




Victor diz:

11/Mai 21:45

O tópico foi alterado para Cada um de nós é só ele próprio e o resto é ruído ou azáfama para esconder a solitude. Quem aceita o desafio e como? Ou virão o silêncio e o desviar do olhar?







Victor diz:

9/Mai 17:21

O tópico foi alterado para Ouvem o silêncio ? Escutem bem pois está muito ruídoso !


Victor diz:

9/Mai 1:25

O tópico foi alterado para Ouvem o silêncio ? Escutem bem pois está ...


Victor diz:

7/Mai 2:54

O tópico foi alterado para Optimista q.b. e aguardando a consulta de neuro-cirurgia :-)


Victor diz:

3/Mai 23:09

O tópico foi alterado para Ocupando o tempo , saudando aqui quem me lê e quem me escreve


Victor diz:

30/Abr 17:27

O tópico foi alterado para Voltaram o Sol, o céu azul e as núvens brancas :-)



61-81 de 138


O tópico foi alterado para Depois dum agradável dia Primaveril, lindo e cálido, hoie o tempo está frio,

cinzento, húmido e ameaçando chuva! S. Pedro não atina com as chaves do tempo certo :-(


Victor diz:

29/Abr 10:03












Victor diz:

29/Abr 10:15

Agora «viajo» pelos sítios arqueológicos da Hebreia e arredores, até Maszda, o último reduto dos zelotas contra o domínio do Império Romano. Ao fim de 2 anos de cerco, para não serem aprisionados e escravizados, ter-se-iam suicidado colectivamente no cimo da montanha quase inacessível, onde Herodes construíra o seu luxuoso palácio fortificado como último refúgio.


Victor diz:

29/Abr 0:14

O tópico foi alterado para Escrevendo por ali e por aqui :-) Já agora podem visitar os meus blogs - estão no Perfil


Victor diz:

29/Abr 0:08

O tópico foi alterado para Escrevendo por ali e por aqui :-)


Victor diz:

27/Abr 23:42

O tópico foi alterado para Neste jogo de palavras / e de gestos comedidos / Aqui


Victor diz:

27/Abr 14:20

O tópico foi alterado para Cozinhando e pondo a escrita em dia :-) O Francisco comemora hoje 2 «semanários» e 1 dia




Victor diz:

27/Abr 14:18

O tópico foi alterado para Cozinhando e pondo a escrita em dia :-)


Victor diz:

25/Abr 14:08

O tópico foi alterado para Sorriste e / na tua voz / os pássaros vieram de longe / VN


Victor diz:

24/Abr 22:03

O tópico foi alterado para Passando o tempo e lendo noticias on line ou em papel de jornal até resolver «viajar» até Vale de Lençóis :-)


Victor diz:

24/Abr 22:01

O tópico foi alterado para Passando o tempo e lendo noticias on line ou em papel de jornal


Victor diz:

22/Abr 16:16

O tópico foi alterado para O dia continua luminoso, com céu azul. Hoje "deambulo" por Angkor, (Camboja), pelos vestígios da civilização khmer


Victor diz:

21/Abr 13:16

O tópico foi alterado para O dia continua luminoso, mas com Sol de inverno: frio e algo ventoso. Leio sobre o forte sismo de 1531, em Portugal


Victor diz:

19/Abr 23:31

O tópico foi alterado para Vi o Francisco, mui pequeno e dorminhoco. O dia esteve luminoso, mas com Sol de inverno: frio e algo ventoso


Victor diz:

19/Abr 0:46

O tópico foi alterado para Mais logo será o 2º «diário» do Francisco. Sim, que só a partir de 17 de Abril de 2010 poderá começar a comemorar aniversários :-)


Victor diz:

18/Abr 23:48

O tópico foi alterado para Escrevendo contente pk vou melhorando devagarinho e pk nasceu o meu 1º neto, Francisco :-) Agora vou tratar do almoço.




81-101 de 138

Victor diz:

17/Abr 12:57

O tópico foi alterado para Escrevendo pk vou melhorando devagarinho e pk nasceu o meu 1º neto, Francisco :-)


Victor diz:

16/Abr 1:23

O tópico foi alterado para Mais optimista e continuando a ler Os Mistérios da Arqueologia (Público). Após a Ilha de Páscoa, agora «estou» em Ur (Mesopotâmia)


Victor diz:

14/Abr 16:16

O tópico foi alterado para Retomando lentamente a operacionalidade da mão direita e aprendendo a utilizar a esquerda supletivamente :-)


Victor diz:

13/Abr 0:56

O tópico foi alterado para Por aqui o tempo melhorou: céu azul, límpido e com flocos de nuvens. Vamos ver o que se seguirá :-)


Victor diz:

11/Abr 21:10

O tópico foi alterado para Por aqui está uma nortada gélida, invernal, provocando arrepios de frio e bater de dentes ! Brrr!!!


Victor diz:

11/Abr 20:55

O tópico foi alterado para Um pé aqui, outro ali, sem ser o Colosso de Rodes :-)


Victor diz:

7/Abr 0:22

O tópico foi alterado para Semi-ausente :-)


Victor diz:

29/Mar 6:16

O tópico foi alterado para E se eu não quiser dizer. considerando a minha estreita margem de fictícia Liberdade!? Até lá, sejam felizes! VM


Victor diz:

27/Mar 13:14

O tópico foi alterado para Que fazer? Ou ... a .não fazer ! Já repararam na profundidade duma tão simples questão?! Um mundo poderá dela brotar :-)


Victor diz:

25/Mar 0:15

O tópico foi alterado para Que fazer?


Victor diz:

20/Mar 9:49

O tópico foi alterado para Amanhã é o primeiro dia do resto da minha vida! Será pena ou não que cada vez haja menos primeiros dias à minha frente?



101-120 de 138




Victor diz:

19/Mar 21:53

O tópico foi alterado para Amanhã é o primeiro dia do resto da minha vida! Será pena ou não que cada vez haja menos primeiros dias à minha frente?













Victor diz:

19/Mar 10:50

O tópico foi alterado para Hoje é Dia do Pai e os meus filhos convidaram-me e à avó para darmos um passeio logo à tarde J .O dia está límpido e luminoso, como ontem, quase estival






19/Mar 20:55



Victor diz:

19/Mar 9:38

O tópico foi alterado para Hoje é Dia do Pai e os meus filhos convidaram-me e à avó para darmos um passeio logo à tarde J


Victor diz:

19/Mar 1:53

O tópico foi alterado para A preparar-me para mergulhar em Vale de Lençóis :-)


Victor diz:

18/Mar 20:26

O tópico foi alterado para A descansar das compras e a preparar o Jantar


Victor diz:

18/Mar 12:12

O tópico foi alterado para A pensar no que vou fazer neste dia de céu azul e luminoso :-)





Victor diz:

18/Mar 12:11

O tópico foi alterado para A pensar no que vou fazer :-)


Victor diz:

4/Mar 14:40

O tópico foi alterado para Seja bem vindo quem por bem vier :-)


Victor diz:

1/Mar 1:10

O tópico foi alterado para Seja bem vindo quem por bem vier :-)


Victor diz:

19/Mar/2008 16:34

O tópico foi alterado para Carpem Diem - Atrás do tempo Tempo vem ?





.
.
Da Carta
1. Se as cartas não fossem cartas, muitas vezes escreveria a V.M. como desejo, mas porque o são o não ouso fazer, pois as não leva o vento, como palavras e plumas, antes se guardam tão bem, que a todo o tempo se pode pedir razão de como se escreveram e porque as escreveram (…) (Garcia de Resende a D. Francisco de Castelo Branco, 20.11.1535)
.
2. (…) Antigamente as pessoas escreviam muito e as cartas eram meio de transmitir notícias e muitas delas, com maior ou menor valor literário, tornaram-se testemunho dos factos, acontecimentos, ideias e sentimentos. Mas hoje, hoje as pessoas telefonam ou encontram-se, devido à facilidade e rapidez dos transportes e das comunicações, e o tempo é pouco, paradoxalmente, devido à sobrecarga do que se gasta em transportes, sentado frente à TV ou em tarefas domésticas. O mesmo sucede com o convívio e a conversação: por vários motivos os cafés e as tertúlias desaparecem, só se conhece o vizinho da frente ou do lado, quando se conhece, e as pessoas metem-se na sua concha, casulo, carapaça ou buraco. Muita gente junta, ao alcance da mão ou da voz, não significa que estejamos mais acompanhados e humanizados. (…) (Victor Nogueira à «Maria do Mar», 18.08.1993)
.
.