13 de Agosto de 2013 às 0:31
Bem sei que no fundo, no fundo, não foram bons sentimentos e de justiça os que levaram o Norte industrializado a exigir a abolição da escravatura nos estados do sul das grandes plantações. Para os seus operários os patrões do Norte não eram mais justos que os esclavagistas em relação aos seus trabalhadores. As cenas de "A Cabana do Pai Tomás", de Harriet Beecher Stowe, não eram mais lancinantes que "A Situação da Classe Trabalhadora na Inglaterra", de Engels. Apesar do 1º ser um romance e o 2º um estudo científico.
Independentemente da realidade nem sempre se compadecer ou ter em conta os designios das boas intenções, fica sempre o espírito dos homens (e das mulheres) bons/boas. E Abraam Lincoln, exemplo de self made man, é para mim um dos senão o maior Presidente dos EUA. Que hoje nunca conseguiria ter sido eleito. Ao contrário do que sucedeu com F. D. Roosevelt, R. Kennedy ou Obama, que de self made man nada tinham. Bem pelo contrário..
O Discurso de Gettysburg foi proferido pelo presidente dos Estados Unidos, Abraham Lincoln, no Cemitério Nacional de Gettysburg, em 19 de Novembro de 1863, quatro meses depois da vitória na batalha de Gettysburg, decisiva para o resultado da Guerra de Secessão ou Guerra Civil Americana
.
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
* Abraham Lincoln
Discurso de Gettysburg
.
Há 87 anos, os nossos pais deram origem neste continente a uma nova Nação, concebida na Liberdade e consagrada ao princípio de que todos os homens nascem iguais.
.
Encontramo-nos actualmente empenhados numa grande guerra civil, pondo à prova se essa Nação, ou qualquer outra Nação assim concebida e consagrada, poderá perdurar. Eis-nos num grande campo de batalha dessa guerra. Eis-nos reunidos para dedicar uma parte desse campo ao derradeiro repouso daqueles que, aqui, deram a sua vida para que essa Nação possa sobreviver. É perfeitamente conveniente e justo que o façamos.
.
Mas, numa visão mais ampla, não podemos dedicar, não podemos consagrar, não podemos santificar este local. Os valentes homens, vivos e mortos, que aqui combateram já o consagraram, muito além do que nós jamais poderíamos acrescentar ou diminuir com os nossos fracos poderes.
.
O mundo muito pouco atentará, e muito pouco recordará o que aqui dissermos, mas não poderá jamais esquecer o que eles aqui fizeram.
.
Cumpre-nos, antes, a nós os vivos, dedicarmo-nos hoje à obra inacabada até este ponto tão insignemente adiantada pelos que aqui combateram. Antes, cumpre-nos a nós os presentes, dedicarmo-nos à importante tarefa que temos pela frente – que estes mortos veneráveis nos inspirem maior devoção à causa pela qual deram a última medida transbordante de devoção – que todos nós aqui presentes solenemente admitamos que esses homens não morreram em vão, que esta Nação com a graça de Deus venha gerar uma nova Liberdade, e que o governo do povo, pelo povo e para o povo jamais desaparecerá da face da terra.
.ABRAHAM LINCOLN
19 de Novembro de 1863
Cemitério Militar de Gettysburg
Pensilvânia, Estados Unidos da América
http://www.arqnet.pt/portal/discursos/novembro01.html
Sem comentários:
Enviar um comentário
Águas passadas não movem moinhos? Bem ... enquanto passaram podem ou não tê-los movido e assim ajudado ou não a produzir a farinha para o pão que alimenta o corpo sem o qual o espírito não existe. (Victor Nogueira)